O que se segue para Portugal? – O meio campo

A Cidade do Futebol tem, por esta altura, uma aura especial. Lá, reúnem-se para treinar alguns dos heróis responsáveis por um dos maiores feitos de uma nação, que vão trocando muito mais que palavras, passes e gargalhadas. Trocam também olhares de cumplicidade gloriosa. Passou mais de um mês, e agora sim, já se acredita naquilo que aconteceu – eles são campeões europeus.

Mas a vida a Selecção Nacional Portuguesa não acabou no Europeu de 2016. Aponta-se à Taça das Confederações do próximo ano e ao Mundial da Rússia, em 2018. Com Fernando Santos ao leme.

Depois de analisada e especulada a defesa

do futuro português, importa, agora que os heróis se voltam a encontrar, olhar para aquilo que poderá ser o miolo luso nas próximas competições de selecções, seja ele composto por 3 ou 4 médios. Com um pivô defensivo e dois médios interiores de transição, ou com o mesmo pivô defensivo, dois médios interiores/mais abertos, mas com propensão a explorar o jogo interior/ e um mais criativo/de construção, ou uma simbiose perfeita desses três médios menos recuados, em constante movimento.

O futebol evolui e dizer que uma equipa “Joga” num determinando esquema táctico é manifestamente redutor. Já chegou, há algum tempo até, a altura em que uma equipa de futebol é muito mais que um 4x3x3 ou um 4x4x2. Essas são sequências de números cada vez mais simbólicos que indicam a forma como uma equipa se organiza na hora do pontapé de saída.

Posto isto, será sempre especulativo falar do futuro do meio-campo de uma equipa até… o ver (desconhecidas as dinâmicas que o treinador lhe quer atribuir). Não sendo isso possível, assumimos os papéis que poderão (ou não) ser interpretados por cada elemento do meio-campo nacional e projectamos os seus “actores”:

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.