Formados vs. Formandos

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Todos sabem como nós, sportinguistas, nos orgulhamos da nossa formação. Todos sabem também que a maioria dos adeptos e sócios está satisfeita com o trabalho efectuado pelo actual treinador. Mas serão estas duas ideias coincidentes?

Na primeira vez em que ouvi dizer que Jorge Jesus seria hipótese para treinar o Sporting, a ideia que me veio à cabeça foi a de que não era treinador que apostasse em jogadores da academia, ou pelo menos em jogadores formados pelo clube que treina. Talvez fosse uma ideia criada pela propaganda do seu antigo clube.

Após um ano a vê-lo a treinar o Sporting, fui-me apercebendo de que estava enganado, e de que afinal JJ até lançava jovens de Alcochete na equipa principal, desde que eles mostrassem qualidade, atitude e vontade. Fiquei mais descansado ao ver Tobias Figueiredo, Gelson Martins, Matheus Pereira e Rúben Semedo a entrarem na equipa de uma forma regular.

No entanto, uma ideia que sempre defendi, e após vários anos sem ganhar títulos de campeão nacional, foi a de que não se criam equipas campeãs unicamente com “miúdos” da academia, e que teria sempre de existir uma base de jogadores mais “experientes” para integrar de uma forma mais consistente as novas pérolas.

Devo dizer também que não considero que todos os jogadores formados na nossa academia devam ser considerados forçosamente “grandes talentos” ou “pérolas” só porque foram formados na academia de Alcochete. Não considero, por exemplo, que Matheus Pereira, que tem muito talento, tenha já a intensidade necessária para entrar no actual modelo do Sporting. Não considero que Carlos Mané tenha, ainda, as características ideais para entrar numa equipa que tem forçosamente de jogar em posse, uma vez que se trata de um jogador rápido, sempre em progressão em direcção à baliza. Poderia ser um extremo puro que ganhasse a linha e cruzasse, mas para isso teria ainda de melhorar o cruzamento. Veremos como voltará da Alemanha. Deixo estes dois exemplos para explicar que há jogadores que terão de melhorar para poder ambicionar entrar nesta equipa do Sporting.

Passar aos jovens a ideia de que só precisam de ter uma boa formação na Academia Sporting para conseguirem entrar directamente na equipa principal pode ser um problema, porque é uma ideia perigosa. Teremos jogadores envaidecidos, acomodados, que não se esforçarão por melhorar, e que se acharão estrelas quando ainda só conseguiram uns títulos em escalões de formação.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Belenenses marca no primeiro e no último minuto e empata contra o Vitória SC B na Liga 3

O Belenenses conseguiu resgatar um ponto na visita a Guimarães. Empate entre o clube do Restelo e o Vitória SC B.

Marítimo goleia Vizela e consolida liderança e Sporting B continua bom momento com vitória contra o Portimonense: eis os resultados da manhã de Segunda...

Três jogos na Segunda Liga a envolver alguns dos primeiros classificados. Destaque principal às vitórias do Marítimo e do Sporting B.

Alerta central: CD Nacional só tem 2 defesas centrais disponíveis para defrontar o FC Porto

O centro da defesa é a zona que mais preocupação gera no CD Nacional. Madeirenses só têm dois centrais de raiz para o jogo contra o FC Porto.

Vítor Pereira regressa à Premier League e é o novo treinador do Nottingham Forest

Vítor Pereira é o novo treinador do Nottingham Forest. Português é o quarto treinador da época no clube da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

CD Nacional tem 7 baixas para o jogo contra o FC Porto e está sem 2 habituais titulares

Tiago Margarido tem ajustes a fazer na equipa do CD Nacional que vai a jogo contra o FC Porto. Sete baixas no plantel madeirense.

Sotiris Sylaidopoulos fala sobre futuro no Rio Ave: «Não é uma questão para mim»

Sotiris Sylaidopoulos falou sobre o seu futuro no comando técnico do Rio Ave e os desafios que a equipa de Vila do Conde enfrenta na Primeira Liga.

Óscar Cardozo homenageado no Trabzonspor: «Às vezes digo à minha mulher: “Não sei porque é que gostam tanto de mim”»

Óscar Cardozo foi homenageado pelo Trabzonspor. Avançado regressou à Turquia, onde jogou por duas épocas depois de deixar o Benfica.