Antes da consoada, uma missão complicada | Vitória SC x Sporting CP

- Advertisement -

Liga Portuguesa, 15.ª jornada: terça-feira, 23 de dezembro de 2025, 20h45.

A ANTEVISÃO: VIMARANENSES E LEÕES PREPARAM CARDÁPIO NATALÍCIO COM EMBATE QUE PROMETE SER QUENTINHO

354 dias após um dos jogos mais emotivos da Liga Portuguesa de 2024/25, que terminou empatado a quatro bolas, o Sporting está de volta ao reduto do Vitória SC, um terreno que tem sido um dos calcanhares de Aquiles dos verdes e brancos nas últimas épocas desportivas.

O Sporting, sob o leme de Rui Borges, um velho amigo da turma minhota, coloca todas as fichas nesta partida que será de elevada exigência para os leões, uma vez que estes estão obrigados a vencer para não deixarem o FC Porto fugir e lançar-se na liderança isolada da competição.  Os verdes e brancos, recorde-se, chegam a este embate depois de se terem qualificado para os quartos-de-final da Taça de Portugal, frente ao Santa Clara.

Do outro lado da barricada surge um Vitória SC inconsistente. A turma de Guimarães foi protagonista de ter eliminado o líder isolado FC Porto da Taça da Liga, mas pouco tempo depois acabou eliminada pelo AFS, atual lanterna vermelha da Liga, na Taça de Portugal. Colocam-se no oitavo posto, com 21 pontos somados em 14 duelos, mas a história tem nos contado que no Estádio Afonso Henriques, o Vitória tem sido um dos pesadelos dos leões e as fichas estão apontadas à tentativa de causar nova surpresa.

Assim, vai ser decidida na antevéspera de Natal, que sabor esta festividade terá para ambos os plantéis, mas uma coisa é certa: em Guimarães, o cardápio vai contar com emoções, golo e qualidade de jogo para os dois emblemas que serão protagonistas deste embate.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Vitória SC e Sporting já mediram forças por 174 ocasiões, com o histórico a sorrir aos verdes e brancos: 111 triunfos e 37 empates.
  2. Na última visita ao Estádio Afonso Henriques, os dois emblemas foram protagonistas de um empate a quatro bolas.
  3. O Sporting não vence em Guimarães desde abril de 2023, aquando da 29.ª jornada da Liga Portuguesa de 2022/23.
  4. Dieu Michel foi o último atleta com as cores dos vimaranenses a faturar diante do Sporting.
  5. Já Viktor Gyokeres marcou no derradeiro duelo frente ao Vitória SC, no Estádio José Alvalade, onde os leões sagraram-se bicampeões nacionais.
  6. Vitória SC não vence o Sporting em casa desde novembro de 2023.
  7. Na atual edição da Liga, o Sporting encontra-se no segundo posto e os minhotos no oitavo.
  8. Os vitorianos chegam a este duelo depois de terem sido eliminados pelo AFS, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.
  9. Já os leões apresentam-se numa série de duas vitórias consecutivas (AFS e Santa Clara).
  10. O árbitro da partida será Miguel Nogueira (AF Lisboa).

JOGADORES A TER EM CONTA

Nélson Oliveira Vitória SC
Fonte: João Freitas/Bola na Rede

Nélson Oliveira – O experiente ponta-de-lança português tem sido um dos destaques da atual temporada do Vitória SC. Com cinco golos apontados em 18 embates, o camisola 7 já mostrou que sabe marcar em jogos grandes (foi autor de um tento certeiro na eliminação do FC Porto no Estádio do Dragão) e promete repetir a façanha frente aos leões mantendo-se uma referência ofensiva dos conquistadores.

Francisco Trincão Sporting
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Francisco Trincão – O também internacional português coloca-se como um dos ‘Ás’ de trunfo de Rui Borges e uma das caras da faceta leonina da presente temporada. Tanto a marcar como a assistir, o camisola 17 dos leões faz mira a ser um dos elementos importantes para este embate, repetindo o golo apontado na época transata, no empate a quatro bolas.

XI´s PROVÁVEIS

Vitória SC: Juan Castillo, Miguel Maga, Rodrigo Abascal, Thiago Balieiro, João Mendes, Mukendi, Gonçalo Nogueira, Camara, Samu Silva, Noah Saviolo e Nélson Oliveira.

Treinador: Luís Pinto

«É um adversário que nos pode criar desafios. Acredito que vamos estar capazes. A nossa concentração tem de estar no auge. Se conseguirmos isso, a equipa pode dar respostas positivas».

Sporting CP: Rui Silva, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Inácio, Matheus Reis, Hjulmand, Morita, Francisco Trincão, João Simões, Maxi Araújo e Luis Suárez.

Treinador: Rui Borges

«É uma dificuldade grande. É uma equipa que, em casa, só perdeu com o Benfica, tirando o jogo de agora, com o AVS. É a única equipa que ganhou ao FC Porto internamente, dita bem o que é o Vitória».

PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória 1-2 Sporting

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid quer mais um defesa esquerdo e vai oferecer 45 milhões de euros por jogador espanhol

O Atlético Madrid deseja reforçar o lado esquerdo da defesa. Carlos Romero, lateral do Espanyol, é alvo dos colchoneros.

Palmeiras permite saída de jogador após o Mundial 2026: brasileiros querem 40 milhões de euros

O Palmeiras não descarta uma saída de Flaco López no mercado de verão, mas quer receber 40 milhões de euros pelo avançado.

Real Madrid prepara-se para exercer cláusulas de recompra: 3 jogadores devem regressar por apenas 27 milhões de euros

O Real Madrid quer contar com três jogadores no seu plantel da próxima temporada: Jacobo Ramón, Chema Andrés e Nico Paz.

José Neto depois da estreia a titular pelo Benfica: «Acho que entrei confiante»

José Neto foi titular no Benfica x AVS SAD na estreia no onze inicial encarnado. Defesa destacou trabalho de formação e confiança depositada por José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona investe 300 mil euros em jogadora e bate recorde

O Barcelona deve confirmar em breve a contratação de Julia Torres. A defesa é considerada uma grande promessa no futebol espanhol.

Palmeiras pode encher os seus cofres: jogador apontado à Europa por 60 milhões de euros

Vitor Roque pode regressar ao futebol europeu num dos próximos mercados. O jogador representa o Palmeiras de Abel Ferreira.

Sheffield Wednesday vê confirmada a descida de divisão em fevereiro e bate todos os recordes em Inglaterra

O Sheffield Wednesday já desceu de divisão apenas em fevereiro. Nunca um clube tinha sido despromovido tão cedo nas divisões profissionais inglesas.