Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.
Gerard Martín tem sido uma das figuras do Barcelona na presente temporada. O jogador começou a época a lateral esquerdo, a sua posição natural, mas Hansi Flick decidiu colocá-lo numa nova função, o que pode ter mudado por completo a carreira do jogador espanhol.
O atleta passou a fazer companhia a Pau Cubarsí no centro da defesa e afirmou-se em pleno, dando uma grande ajuda aos catalães, que não podem contar neste momento com Ronald Araújo e Andreas Christensen. Gerard Martín é esquerdino e já tinha mostrado uma boa habilidade na hora de defender.
Com a sua passagem para o centro, Alejandro Balde passou a ter um novo substituto: Jofre Torrents. Com a ida de Gerard Martín para o miolo da defesa, Eric García continuou a ser utilizado no meio campo e não foi necessário colocar Jules Koundé a defesa central.
Gerard Martín tem 23 anos e chegou ao Camp Nou em 2023, depois de se ter destacado ao serviço do Cornellà. Na presente temporada leva 23 encontros, com 1186 minutos de utilização. O seu contrato é válido até 2028. O Barcelona está no mercado em busca de uma oportunidade para reforçar a posição, mas a adaptação do espanhol fez com que a movimentação perdesse urgência.

