- Advertisement -

fc porto cabeçalhoEis que, ao completar os primeiros novos jogos desta nova época, os Dragões apresentam um saldo de cinco vitórias, três empates e uma derrota. No momento da partida para Inglaterra, com o intuito de alcançar um resultado positivo no reduto do campeão inglês, é certo que o FC Porto de Nuno Espírito Santo necessita de trabalhar. E muito!

As debilidades azuis e brancas foram mais nítidas no jogo em Alvalade. Arbitragens à parte, a verdade é que o Sporting CP destruiu a equipa da Invicta na segunda parte. Se compararmos a qualidade de jogo apresentado pelos rivais lisboetas, a equipa azul e branca ainda está três passos atrás de ambos. Desde o clássico, os resultados negativos contra o Copenhagen e em Tondela fizeram soar os alarmes no Dragão. É crucial que o ex-guarda redes e agora líder desta equipa consiga manter-se perto da liderança enquanto trabalha as novas dinâmicas que implantou num sistema de jogo pobre, herdado de Julen Lopetegui.

fc-porto
É no Olival que Nuno Espírito Santo tem de trabalhar muito nas novas ideias
Fonte: FC Porto

Ao contrário das últimas duas épocas, o eixo central da defesa tem mostrado menos debilidades defensivas. Talvez seja fruto da liderança de Felipe ou da maturidade de Marcano mas a verdade é que os erros defensivos já não são tantos e a equipa sente mais segurança e confiança nos seus centrais. O próprio central espanhol é um dos jogadores que mais vezes envergaram a braçadeira de capitão nestes primeiros jogos, o que prova já uma certa maturidade e confiança no jogador. Apesar desta melhoria significativa, é visível que Felipe ainda tem de se adaptar ao futebol europeu e não “entrar a matar” em cada lance. Poderá colocar a equipa em inferioridade numérica num momento importante caso não seja treinado para se conter.

O meio-campo é a zona do terreno onde há mais qualidade. Infelizmente também é o miolo que precisa de mais trabalho. Nuno Espírito Santo está a tentar jogar com mais jogadores na frente mas a realidade é que os Dragões encontram muitas dificuldades em ligar os jogadores do meio-campo ao ataque. Herrera, André André ou Oliver assumem-se como os portadores da bola nessa transição, mas é natural este sentimento de apreensão, uma vez que ainda não há muitas rotinas imprimidas nessas transições.

Já na frente de ataque, o FC Porto é muito dependente do rendimento de Otávio e de André Silva. Quando estes dois jogadores estão num nível mais abaixo do que o normal, a equipa ressente-se e encontra muitas dificuldades em encontrar o caminho para o golo. Uma equipa que quer ser campeã não pode depender exclusivamente da veia goleadora de André Silva e da criatividade de Otávio. Sobretudo quando pode contar com Brahimi, Diogo Jota, Corona e o renascido Adrián para desequilibrar.

Leicester é o próximo adversário a ser superado e uma derrota em terras de sua majestade pode complicar as contas azuis e brancas nesta fase de grupos da liga milionária. Até lá são mais alguns dias de trabalho para “olear” melhor a máquina e a expectativa é sempre a melhor.

 

Foto de Capa: FC Porto

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

‘Invasão’ no Dragão: vários clubes tiraram notas no FC Porto x Benfica

O encontro entre o FC Porto e o Benfica, relativo à Primeira Liga, foi acompanhado no Estádio do Dragão por vários olheiros.

Sporting: médio tem 3 semanas para recuperar estatuto nas ideias de Rui Borges

João Simões não foi convocado para nenhuma seleção jovem e estará assim às ordens de Rui Borges nas próximas semanas.

Manchester United já estuda o mercado e tem alvo para a posição de ponta de lança

O Manchester United não começou da melhor maneira a temporada e deve reforçar o seu plantel. Serhou Guirassy é alvo dos ingleses.

Iván Fresneda convocado à Seleção A de Espanha: «Um sonho realizado»

Iván Fresneda mostra-se feliz pela convocatória à Seleção A de Espanha e deseja as melhoras ao compatriota Pedro Porro.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora comenta publicação de Samu Aghehowa: «Mereces irmão»

Rodrigo Mora comentou a publicação de Samu Aghehowa. Avançado espanhol do FC Porto regresso aos relvados no Clássico.

Diego Simeone enaltece Barcelona: «Parece que está a praticar um desporto diferente daquele que nós praticamos»

Diego Simeone, treinador do Atlético Madrid, deixou elogios ao início de temporada do Barcelona. Clube catalão já marcou 31 golos na La Liga.

Itália anuncia alteração na convocatória: eis quem sai e quem entra

Sai Federico Dimarco, entra Matteo Ruggeri. Esta é a alteração da convocatória de Itália para os próximos jogos da Liga das Nações.