13 Anos do imperial Estádio da Luz

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

Foi a 25 de outubro de 2003 que se ergueu e inaugurou esta bela, monumental e magnífica estrutura de betão e metal. Em São Domingos de Benfica, o novo Estádio do Sport Lisboa e Benfica (nome oficial) ocupou o lugar do seu antecessor com a mesma denominação. Esta mítica obra de arquitetura faz este mês 13 anos de vida e vamos reviver os momentos com o popularmente chamado de Estádio da Luz.

Foi em 2002 que se iniciou a demolição do antigo estádio. Apesar de já não poder contar com algumas bancadas e de ter visto a sua capacidade diminuir dos 120.000 para os 50.000 o Benfica jogou em casa até à 26ª jornada do campeonato nacional de 2002/03. O último jogo frente ao Santa Clara dos Açores deu a vitória para os encarnados com golo de Simão Sabrosa, tendo assim uma honrada despedida. O estádio encheu pela última vez antes de dar lugar ao seu descendente.

Mas eis que surge a “Nova Catedral”. Um estádio mais moderno, mais pequeno, com melhores condições, mas sem nunca perder a identidade. As camadas de betão vistas por fora do estádio ganham ainda mais beleza quando se sabe o seu propósito: a lembrança do antigo palco do Benfica. O clube da Luz nunca quis perder as recordações do primeiro grande estádio da equipa e eternizou-as no novo.

A imperialidade do Estádio da Luz em pleno fim de tarde Fonte: SL Benfica
A imperialidade do Estádio da Luz em pleno fim de tarde
Fonte: SL Benfica 

À sua volta foi construída a Megastore do Clube e o museu Cosme Damião. Além disso, conta ainda com pavilhões para as modalidades e ainda um sintético para os escalões mais baixos do clube. Considerado um dos mais belos estádios de futebol do mundo, o Estádio da Luz tem grande renome pela Europa. O Estádio do Sport Lisboa e Benfica entrou logo na história europeia quando, antes de fazer um ano de existência, foi um dos palcos do campeonato europeu de futebol em 2004. Recebeu 3 jogos da fase de grupos, um dos quartos de final e ainda a trágica final que os gregos levaram a melhor contra o anfitrião Portugal.

Em 2007, a cerimónia das “Novas Sete Maravilhas do Mundo” deu-se no Estádio da Luz. Em 2010, viu e festejou quatro golos portugueses contra zero dos campeões do mundo (Espanha) num jogo amigável a celebrar a candidatura ibérica para o mundial de 2018-2022. A abertura do torneio iria ser feita nesse preciso estádio. Contudo, a candidatura não venceu. Dez anos após a final do Euro 2004, o Estádio da Luz volta a ser palco de uma final europeia. Desta feita, recebeu a primeira final da Liga dos Campeões em Portugal. Duas equipas espanholas, vindas da capital Madrid, disputaram o auge das equipas da Europa. No fim, história foi feita no estádio do Benfica. Um jogo até ao último dos 90 minutos. Já na compensação foi feito o empate que levou o jogo para prolongamento. Após 120 minutos o Real Madrid levantou o troféu pela décima vez.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Flamengo apresenta proposta ao Gil Vicente por Andrew Ventura: eis os detalhes

O Flamengo apresentou uma proposta de 1,5 milhões de euros ao Gil Vicente pela contratação de Andrew Ventura.

Flamengo finaliza a contratação de Vitão a troco de 10 milhões de euros

Esta sexta-feira, o Flamengo anunciou a contratação do defesa-central Vitão por 10 milhões de euros, proveniente do Internacional.

Taça da Liga no estrangeiro?

A ideia de jogar a Taça da Liga no estrangeiro parece surgir dum fundo de luxúria, procurando beber também da torneira árabe como outros fazem

Benfica muito próximo de fechar contratação de jogador do Rio Ave

O Benfica está muito perto de fechar a contratação de Rubén Góis. O pivô do Rio Ave tinha também uma proposta do Palma.

PUB

Mais Artigos Populares

5 jogadores que podem decidir a final da Taça da Liga

Numa edição inédita do derby minhoto na discussão de um título doméstico, Vitória SC e Braga defrontam-se na final da Taça da Liga

Tottenham avalia futuro de João Palhinha no clube e adia decisão

O Tottenham vai ter de decidir sobre a contratação de João Palhinha em definitivo. Médio nos spurs por empréstimo do Bayern Munique.

Leiria com final à moda do Minho | Vitória SC x SC Braga

Poucos apostariam, no início da final four da Taça da Liga, que Vitória SC e Braga fossem protagonistas de um autêntico vira minhoto.