Ou vai, ou racha | Juventus x Benfica

- Advertisement -

Champions League, 7.ª jornada. Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, 20h00.

A ANTEVISÃO:  SÓ A VITÓRIA INTERESSA AO BENFICA PARA CONTINUAR A SONHAR COM O PLAY-OFF

O triunfo frente ao Rio Ave, para o campeonato, pôs o Benfica a respirar melhor depois de uma semana negra onde foi eliminado da Taça da Liga e da Taça de Portugal. Hoje os encarnados regressam a outra competição, a Liga dos Campeões, e é com esse balão de oxigénio ganho em Vila do Conde que vão entrar no Allianz Stadium para defrontar a Juventus. Será uma partida de tudo ou nada nas aspirações do Benfica para continuar na prova milionária. Só a vitória interessa, e tudo o que seja diferente disso é hipotecar praticamente a continuidade na competição. José Mourinho regressa a um país onde coleccionou memórias inesquecíveis. Venceu tudo o que havia para ganhar com o Inter de Milão entre 2008 e 2010. E mais recentemente, levou a Roma à conquista da Liga Conferência.

Conhecido por ser pragmático e resultadista, o treinador encarnado vai encarar este desafio com muitas cautelas e poucas loucuras, apesar do Benfica necessitar dos três pontos como pão para a boca. Não é de espantar que os minutos iniciais sejam de domínio italiano. Cabe ao conjunto lisboeta perceber como o adversário irá encarar este encontro, e como pode aproveitar para ter êxito na baliza contrária. José Mourinho deverá fazer algumas alterações no onze em relação ao que alinhou em Vila do Conde para o campeonato. Enzo Barrenechea regressa à titularidade no meio-campo, e Georgiy Sudakov passará novamente para o lado esquerdo do ataque em detrimento de Andreas Schjelderup. A grande novidade na convocatória é a chamada de Bruma, que já recuperou da grave lesão que sofreu. E numa altura em que o Benfica está com escassez de extremos, esta é sem dúvida uma excelente notícia para o técnico natural de Setúbal.

A Juventus está mais à vontade na tabela em relação ao Benfica, mas também não está à vontadinha. A vecchia signora ocupa o 17.º lugar com nove pontos, em zona de play-off, mas caso seja hoje derrotada será apanhada pelos encarnados na classificação. Ou seja, a presença do conjunto italiano na próxima fase da Champions também ainda não é um dado adquirido. Luciano Spalletti sabe disso e vai encarar esta partida da mesma forma que o Benfica vai encarar, com uma verdadeira final. A Juventus é uma equipa com individualidades acima da média, com destaque para Weston Mckennie, Kenan Yildiz e Jonathan David. O técnico italiano tem praticamente a sua equipa na máxima força, e só não pode contar com os lesionados Dusan Vlahovic e Daniele Rugani. O extremo português Francisco Conceição irá começar no banco de suplentes.

Os duelos entre Benfica e Juventus são já um clássico do futebol europeu. Será a décima vez que se vão encontrar, sendo que a primeira foi no longínquo ano de 1968. O Benfica apenas por uma vez perdeu com a formação bianconeri, em 1993, e isso pode ser um bom sinal para mais logo. Espera-se um grande jogo, intenso e com duas equipas em busca de um triunfo que será mais que isso. As águias estão na 28.ª posição com seis pontos e a dois dos lugares que dão acesso ao play-off, e tudo farão para lá chegar. O árbitro da partida será o neerlandês Serdar Gozubuyuk.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Benfica e Juventus já se defrontaram nove vezes nas competições da UEFA. Sete vitórias para os encarnados, um empate e apenas um triunfo para os italianos.

2. Nesses nove jogos, as águias marcaram 15 golos e a formação bianconeri nove.

3. Benfica e Juventus voltam a encontrar-se na fase de liga da Champions, depois da vitória encarnada por 0-2 na época passada.

4. O único triunfo da vecchia signora frente ao Benfica foi em 1993, quando venceu por 3-0 em jogo a contar para a Taça UEFA.

5. José Torres foi o primeiro jogador do Benfica a marcar à Juventus, na primeira mão das meias finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, da época 1967/68.

6. O conjunto orientado por Luciano Spalletti ocupa atualmente a quinta posição da Série A.

7. O Benfica conta com uma média de 1,71 golos marcados por jogo até ao momento em todas as competições.

8. As águias venceram pela última vez a Taça dos Campeões Europeus no ano de 1962.

9. Já a formação transalpina conquistou pela última vez a principal competição da UEFA, e já como Liga dos Campeões, em 1996. O antigo médio português Paulo Sousa fazia parte dessa equipa.

10. Benfica e Juventus são os dois clubes com mais títulos de campeão dos respetivos países.

JOGADORES A TER EM CONTA

Kenan Yildiz (Juventus) – É uma das grandes esperanças do futebol turco, embora tenha nascido na Alemanha, e uma peça imprescindível na equipa da Juventus. O extremo esquerdo de 20 anos, que fez grande parte da sua formação no Bayern de Munique, é um jogador com uma capacidade técnica acima da média e portador de um forte remate de meia distância. Se estiver nos seus melhores dias, irá ser uma verdadeira dor de cabeça para a defesa encarnada. Joga pelo lado esquerdo do ataque, mas costuma também aparecer em zonas mais centrais do terreno. Esta época já leva oito golos marcados e sete assistências.

Gianluca Prestianni Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Gianluca Prestianni (Benfica) – O extremo direito argentino de 19 anos está a começar, finalmente, a ganhar o seu espaço no onze encarnado. Prestianni tem mais jogos agora, quando ainda estamos a meio da temporada, do que em toda a época passada. Pode ser uma peça importante no encontro de hoje, pela sua velocidade e irreverência típica de um jogador com a sua idade. E quando o palco se chama Liga dos Campeões, a moral dos jogadores eleva-se ainda mais. Tem dois golos marcados e uma assistência até ao momento.

XI´s PROVÁVEIS

Juventus: Di Gregorio; Kalulu, Bremer, Lloyd Kelly e Cambiaso; Locatelli, Thuram e Fabio Miretti; Weston Mckennie, Yildiz e Jonathan David

Treinador: Luciano Spalletti

«Quando jogas contra um clube como o Benfica, não enfrentas somente um clube, mas um pedaço de história de futebol. Uma entidade. As equipas têm essa característica de ter um ritmo muito alto. Temos todas as possibilidades para controlar as dificuldades amanhã e espero que os jogadores estejam prontos para se exprimir ao mais alto nível».

Benfica: Trubin; Dedic, Tomás Araújo, Otamendi e Dahl; Barrenechea, Aursnes e Leandro Barreiro; Sudakov, Prestianni e Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«Este jogo é uma final como todas. Olhando para a classificação e para os pontos que são necessários para a qualificação, obviamente necessitamos de pontos, não sei quantos serão. Só no fim do segundo jogo podemos saber. Isso também nos liberta de alguma pressão. Se o empate fosse suficiente, poderia servir de amarras do ponto de vista psicológico. Não as temos. Vamos jogar o jogo para ganhar. Sabemos contra quem jogamos e aonde jogamos. Vamos jogar para tentar ganhar. No final logo se vê o que nos faltará para podermos ter a oportunidade de nos qualificarmos no último jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Juventus 1-1 Benfica

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Porro não esquece a tragédia: «É um momento difícil»

Pedro Porro foi eleito o homem do jogo do encontro entre o Tottenham e o Borussia Dortmund, válido pela sétima jornada da Champions League.

Onde se joga o Juventus x Benfica para a Champions League? 3 tópicos rápidos sobre o Allianz Stadium

O Juventus x Benfica joga-se esta quarta-feira no Allianz Stadium. Fica a saber mais sobre o estádio dos bianconeri.

O que aconteceu na última visita do Benfica à casa da Juventus na Champions League?

O Benfica ganhou por 2-0 na última visita à casa da Juventus. Equipas reencontram-se esta quarta-feira na Champions League.

Rafa Silva já está em Lisboa (mas houve pequena alteração na viagem) para assinar pelo Benfica

Rafa Silva já se encontra em Lisboa. O internacional português deve assinar com o Benfica nas próximas horas.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho com uma boa notícia no Benfica

José Mourinho está muito perto de receber de volta Dodi Lukebakio. O internacional belga passou os últimos meses lesionado.

Benfica leva hat-trick contra a Juventus: eis o histórico de confrontos em jogos oficiais

O Benfica enfrenta esta quarta-feira a Juventus na Champions League. Fica com o histórico de confrontos em jogos oficiais.

Estoril Praia fecha a porta a saída de um dos seus jogadores mais importantes

Yanis Begraoui não deve deixar o Estoril Praia no presente mercado de transferências. O avançado conta com interessados.