Os 5 maiores destaques da CAN 2025

- Advertisement -

A CAN 2025 já terminou, mas ninguém vai esquecer o que se passou nos relvados de Marrocos. Foi um mês de emoções fortes, onde o Senegal mostrou a sua força e sagrou-se bicampeão africano. Houve grandes golos, polémicas e um final dramático.

Para resumir este torneio incrível, escolhemos os cinco jogadores que mais brilharam na CAN em 2025 e que foram decisivos para as suas seleções.

1.

Sadio Mané Senegal Jogadores
Fonte: AFCON

Sadio Mané (Senegal) – O avançado não lidera apenas pelo que joga, mas pelo que representa. O capitão senegalês foi o coração da equipa campeã. Embora os seus números (dois golos e três assistências) possam parecer ‘modestos’ para o seu padrão, a sua influência foi total. Foi eleito o melhor jogador do torneio, mas o seu momento mais brilhante talvez nem tenha sido com a bola nos pés. Na final caótica, quando a equipa ameaçou abandonar o campo em protesto, foi a sua serenidade que evitou o desastre e trouxe o Senegal de volta para ganhar o jogo. Marcou o golo decisivo nas meias-finais contra o Egipto e provou, mais uma vez, que é o jogador mais decisivo do continente quando a pressão aperta.

2.

Brahim Díaz (Marrocos) – A história de Brahim Díaz nesta CAN é digna de um filme. Venceu a bota de ouro como melhor marcador, apontando golos em cinco jogos consecutivos e carregando o país anfitrião às costas com classe e técnica refinada. A sua parceria com Achraf Hakimi na direita foi o pesadelo das defesas adversárias. No entanto, o futebol é cruel. O seu desempenho ficá para sempre manchado pela decisão de tentar um ‘panenka’ no penálti que poderia ter dado o título a Marrocos. Foi o melhor jogador do torneio até àquele segundo fatal. Sai como um vilão para muitos, mas o que jogou antes desse momento foi puro perfume.

3.

Pape Gueye (Senegal) –  Numa equipa de estrelas, coube a Pape Gueye escrever a página mais dourada. O médio foi o motor incansável do Senegal, mas guardou o melhor para o fim. O seu golo na final, uma corrida destemida coroada com um remate ao ângulo, é a imagem do título. Já tinha brilhado com uns dois golos frente ao Sudão, provando ser uma ameaça constante a chegar à área. Pape Gueye não só trabalhou para a equipa, como decidiu o destino da taça, cimentando o seu lugar na história do futebol senegalês.

4.

Ademola Lookman, internacional pela Nigéria, frente a Ricardo Esgaio num jogo entre a Atalanta e Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Ademola Lookman (Nigéria) – Se a Nigéria praticou o melhor futebol do torneio, muito se deve a este homem. Ademola Lookman foi uma máquina ofensiva, terminando como o jogador com mais participações em golos em toda a competição (sete no total, entre golos e assistências). Atuou como um verdadeiro ‘número 10’, criando mais oportunidades de golo do que qualquer outro jogador em prova. Foi o cérebro da sua seleção e, apesar da quebra física na fase final, a sua produtividade justifica plenamente o estatuto de um dos melhores da competição.

5.

Alan Varela FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Noussair Mazraoui (Marrocos) – Pode ter perdido a final, mas Noussair Mazraoui sai do torneio com a cabeça bem levantada e como um dos melhores defesas. O lateral foi incansável no corredor esquerdo, funcionando como um autêntico pistão que apoiou o ataque e fechou a porta na defesa ao longo das quatro semanas. A sua exibição nas meias-finais contra a Nigéria foi, talvez, a melhor performance individual de um defesa em toda a prova, onde venceu 11 dos 14 duelos disputados e somou seis cortes decisivos durante os 120 minutos. Foi fundamental em ambas as áreas, provando ser um dos jogadores mais completos do continente.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: Barcelona avança para contratação de jogador do terceiro escalão

O Barcelona está muito interessado na contratação de Izan González, médio que pertence aos quadros do Europa, emblema da Primera RFEF.

Eis os contornos do regresso de Rafa Silva ao Benfica

Rafa Silva está muito perto de ser reforço do Benfica. O internacional português abandona assim o Besiktas a título definitivo.

Pedro Porro não esquece a tragédia: «É um momento difícil»

Pedro Porro foi eleito o homem do jogo do encontro entre o Tottenham e o Borussia Dortmund, válido pela sétima jornada da Champions League.

Onde se joga o Juventus x Benfica para a Champions League? 3 tópicos rápidos sobre o Allianz Stadium

O Juventus x Benfica joga-se esta quarta-feira no Allianz Stadium. Fica a saber mais sobre o estádio dos bianconeri.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva já está em Lisboa (mas houve pequena alteração na viagem) para assinar pelo Benfica

Rafa Silva já se encontra em Lisboa. O internacional português deve assinar com o Benfica nas próximas horas.

Quais são os jogadores mais valiosos do Benfica e os mais valiosos da Juventus?

O Benfica enfrenta esta quarta-feira a Juventus na Champions League. Fica a saber quem são os jogadores mais valiosos das duas equipas.

José Mourinho com uma boa notícia no Benfica

José Mourinho está muito perto de receber de volta Dodi Lukebakio. O internacional belga passou os últimos meses lesionado.