Primeira Liga: 20.ª jornada: domingo, 1 de fevereiro, 18h00.
A ANTEVISÃO: DEPOIS DO SONHO EUROPEU EM BILBAU, SPORTING APONTA AGORA MIRA AO CAMPEONATO
Após a vitória épica protagonizada em solo espanhol, onde o Sporting carimbou um passaporte para os oitavos de final da Liga dos Campeões, os leões encontram-se agora focados para mais um embate da Liga Portuguesa, competição que se coloca como o objetivo principal da temporada verde e branca.
Em Alvalade, a turma de Rui Borges soma um registo praticamente imaculado: são sete vitórias em nove duelos disputados dentro de portas para a competição. Com o fator casa associado, a onda de motivação que se sente no Sporting é inevitável, pelo que pode ser um dos trunfos dos leões para alcançar mais um triunfo, em vésperas de Clássico frente ao FC Porto.
Do outro lado surge um Nacional, que embora discreto, tem cumprido. São 20 pontos somados em 19 embates e chegam a Alvalade após uma goleada aplicada ao Rio Ave, por 4-0. Com Tiago Margarido no leme, o sentimento que se vive nos insulares é de permanecer no trilho dos resultados positivos para garantir a manutenção na Liga Portuguesa.
Perante uma moldura humana de leões, com uma partida de futebol numa tarde de domingo, avizinha-se um jogo positivo, parte a parte. Com perspetivas diferentes, os leões vão tentar alcançar mais um triunfo no campeonato, mas o Nacional não promete facilitar a tarefa.
10 DADOS RÁPIDOS
- Sporting e Nacional já mediram forças por 53 ocasiões, com o histórico a ser favorável aos leões (35 triunfos e 14 empates).
- O último embate entre as duas turmas aconteceu em agosto de 2025, com os verdes e brancos a triunfarem por 4-1.
- O Nacional não ganha em Alvalade há praticamente 21 anos.
- Pedro Gonçalves foi o último futebolista do Sporting a abanar as redes dos insulares.
- O Sporting chega a este embate após um triunfo por 3-2 aplicado ao Atlético de Bilbao.
- Já o Nacional foi protagonista de uma goleada ao Rio Ave num duelo relativo à 19.ª jornada da Liga.
- Leões procuram a terceira vitória consecutiva na Liga.
- Nacional tem 10 golos marcados em embates disputados fora de casa.
- Em Alvalade, o Sporting já marcou por 30 vezes em jogos da Liga.
- O árbitro da partida será Ricardo Baixinho (AF Lisboa).
JOGADORES A TER EM CONTA


Luis Suárez – O colombiano tem vivido o seu melhor momento em Alvalade e encontra-se agora focado em ser crucial para a conquista de mais três pontos dos leões. O camisola 97, com 17 golos na Liga, ainda não ‘molhou o bico’ frente ao Nacional e aponta agora a mais um feito vestido de verde e branco.


Jesús Ramírez – A cumprir a sua primeira temporada pelo Nacional, o ponta-de-lança venezuelano tem estado em grande plano no setor ofensivo dos madeirenses. Com cinco golos nos últimos cinco jogos dos insulares, o futebolista pode ser um dos trunfos de Tiago Margarido para fazer frente aos leões.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Luis Suárez.
Treinador: Rui Borges
«Nacional? É uma boa equipa, muito forte, principalmente no contra-ataque, ataque rápido e transições. O Veron acrescentou ainda mais qualidade ao plantel. É uma equipa que, fora, perdeu sempre pela margem mínima. Bateu-se muito bem com o FC Porto, venceu o Sporting de Braga. Vamos encontrar uma equipa supercompetitiva, forte em duelos».
CD Nacional: Kaique, Alan Nuñez, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Joel Silva, Igor Liziero, Gabriel Veron, Jesús Ramírez e Paulinho Bóia.
Treinador: Tiago Margarido
«Temos as nossas valias e vamos tentar explorar os pontos menos bons do Sporting e temos crença de que podemos tirar pontos em Alvalade».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-0 CD Nacional

