Muralha chinesa ou esburacada?

Sebástian Coates. Rúben Semedo. Paulo Oliveira. Douglas. Quatro defesas centrais que Jorge Jesus tem à sua disposição para colocar na zona mais recuada do terreno. No entanto, é difícil perceber qual a dupla que serve melhor as opções do treinador neste defeso. Apesar de ter melhorado com as suas escolhas (Jesus chegou a testar pelo menos dez duplas de centrais na época passada), continuam a deixar algumas dúvidas na cabeça tanto do treinador como dos adeptos.

Pessoalmente, sempre me agradou ver Paulo Oliveira na defesa. Para além da sua envergadura (1,87m), o jogador sempre deu bastante segurança tanto a Rui Patrício como aos seus companheiros do meio-campo, como demonstrou recentemente no jogo frente ao Famalicão. No entanto, face à época estrondosa que fez no ano passado, não merecia ter tão poucas oportunidades nesta temporada. Principalmente porque Ruben Semedo ainda é bastante jovem e tem cometido alguns erros, apesar do seu potencial. Douglas, que jogou com Paulo Oliveira na Taça de Portugal, não mostrou capacidades suficientes para merecer um lugar sem discussão na equipa inicial do Sporting. Parece-me mais ser uma opção caso algo de errado se passe com um dos outros três jogadores.

Paulo Oliveira demonstrou sempre qualidade quando chamado a jogo Fonte: Sporting CP
Paulo Oliveira demonstrou sempre qualidade quando chamado a jogo
Fonte: Sporting CP

Em relação à dupla Coates e Semedo, uma coisa é inegável: eles, de facto, combinam, muito bem na defesa sportinguista. A experiência do uruguaio coaduna-se perfeitamente com a vertente mais arrojada do sub-21 português. No entanto, creio que esta vontade de arriscar de Ruben Semedo lhe traz alguns problemas, principalmente em jogos de vertente internacional. Geralmente, é nos jogos da Liga dos Campeões que o jovem português acaba por quebrar mais, cometendo erros que Coates nem sempre é capaz de colmatar.

Apesar de concordar que Ruben Semedo necessita de experiência, creio que dar oportunidade a Paulo Oliveira seria também bastante oportuno. Nunca se sabe (e espero que isto não aconteça) se os jogadores estarão sempre bem fisicamente para encarar os jogos e necessitamos de um jogador de qualidade e com ritmo de jogo para colmatar a falta de um dos dois. Trocaria Semedo por Oliveira apenas porque acredito que este é melhor na antecipação de jogadas e comete menos erros sob pressão, coisas que o jovem luso-caboverdiano ainda não domina na perfeição.

Assim, a dupla ideal seria mesmo Coates e Paulo Oliveira como base e Ruben Semedo a entrar em alguns jogos para ganhar consistência e potenciar o seu trabalho, aprendendo que não tem espaço para erros. A defesa leonina acabava por também ficar mais segura, sendo que o antigo central do Vitória de Guimarães tem a confiança dos restantes colegas.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o ranking da UEFA após o empate do Braga e derrota do Santa Clara nas provas europeias

Já é conhecido o ranking da UEFA após os jogos europeus desta semana. Portugal está no sétimo lugar com 1300 pontos nesta temporada.

Cristiano Ronaldo junta-se à pré-época do Al Nassr no dia do aniversário de Jorge Jesus

Cristiano Ronaldo já está integrado nos treinos do Al Nassr. O avançado português juntou-se à comitiva do clube saudita no dia de anos de Jorge Jesus.

FC Aratat de Manuel Tulipa empata a zero frente ao Universitatea Cluj na Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

O FC Ararat de Manuel Tulipa empatou a zero frente ao Universitatea Cluj, na primeira-mão da segunda pré-eliminatória da Conference League.

Famalicão perto de contratar avançado suíço do Basileia

O Famalicão está em vias de garantir a contratação de Roméo Beney. O avançado suíço de 20 anos pertence aos quadros do Basileia.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos lamenta desaire do Santa Clara com o Varazdin: «Soco no estômago, mas a eliminatória está em aberto»

Vasco Matos lamentou a derrota do Santa Clara frente ao Varazdin na Conference League. O técnico português garantiu que a equipa dos Açores ainda pode seguir em frente.

Arábia Saudita confirma mudanças no futebol nacional

O governo da Arábia Saudita anunciou que três emblemas passaram para mãos de privados, podendo realizar ainda mais investimentos.

Viktor Gyokeres apresenta-se em Londres esta sexta-feira

Viktor Gyokeres vai apresentar-se em Londres durante esta sexta-feira, de maneira a realizar os exames médicos.