O Estrela da Amadora admite «estranheza» por não ter sido informado de detalhes da transferência de André Luiz para o Olympiacos.
O Estrela da Amadora emitiu um comunicado oficial relativamente à transferência de André Luiz – do Rio Ave para o Olympiacos, sendo que o emblema tricolor detém 10% dos diretos económicos numa venda. Em nota oficial, o Estrela Amadora manifestaram «estranheza» por não terem sido informados de detalhes do negócio.
«O Estrela da Amadora foi informado por escrito de que a referida operação se concretizou por um determinado montante, o qual, por razões de confidencialidade contratual, não nos foi autorizado divulgar. Contudo, nessa mesma comunicação não nos foi indicada a percentagem dos direitos económicos do atleta que foi efetivamente transacionada, nem os termos concretos da operação, designadamente os objetivos, cláusulas ou mecanismos que permitiriam alcançar os valores dependentes de objetivos que o Rio Ave FC estima poderem ascender aos 9 milhões de euros, conforme tem sido noticiado pela comunicação social, valor esse que, a confirmar-se, poderá representar a maior operação de sempre do referido clube», lê-se no comunicado oficial.
«Tal omissão causa natural estranheza, tanto mais que o Estrela da Amadora é parte direta e interessada no resultado final da operação, sendo-lhe reconhecido um direito económico claro e contratualmente definido numa futura alienação do atleta. Acresce que é do conhecimento público que, em momento anterior, existiram propostas nacionais de valor global significativamente superior àquele que nos foi comunicado no âmbito da presente transação, o que reforça a necessidade de total clareza e transparência quanto à estrutura, pressupostos e eventuais variáveis do negócio realizado», prosseguem, sendo que André Luiz esteve também muito associado ao Benfica.
Eis o comunicado oficial na íntegra do Estrela da Amadora:
«Na defesa dos superiores interesses do CF Estrela da Amadora e dos seus associados, vem o Conselho de Administração esclarecer a polémica recentemente suscitada em torno da venda do atleta André Luiz, relativamente à qual o Estrela da Amadora detém 10% numa futura transferência», pode ler-se de início.
«O Estrela da Amadora foi informado por escrito de que a referida operação se concretizou por um determinado montante, o qual, por razões de confidencialidade contratual, não nos foi autorizado divulgar. Contudo, nessa mesma comunicação não nos foi indicada a percentagem dos direitos económicos do atleta que foi efetivamente transacionada, nem os termos concretos da operação, designadamente os objetivos, cláusulas ou mecanismos que permitiriam alcançar os valores dependentes de objetivos que o Rio Ave FC estima poderem ascender aos 9 milhões de euros, conforme tem sido noticiado pela comunicação social, valor esse que, a confirmar-se, poderá representar a maior operação de sempre do referido clube».
«Tal omissão causa natural estranheza, tanto mais que o Estrela da Amadora é parte direta e interessada no resultado final da operação, sendo-lhe reconhecido um direito económico claro e contratualmente definido numa futura alienação do atleta. Acresce que é do conhecimento público que, em momento anterior, existiram propostas nacionais de valor global significativamente superior àquele que nos foi comunicado no âmbito da presente transação, o que reforça a necessidade de total clareza e transparência quanto à estrutura, pressupostos e eventuais variáveis do negócio realizado».
«O Estrela da Amadora reafirma que continuará a atuar com responsabilidade, rigor e sentido institucional, reservando-se o direito de desenvolver todas as diligências que considere necessárias para salvaguardar os seus legítimos interesses patrimoniais e os dos seus associados».

