Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

- Advertisement -

Primeira Liga, 21.ª jornada: segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026, 20h45.

A ANTEVISÃO: CLÁSSICO ENTRE FC PORTO E SPORTING PROMETE AQUECER (AINDA MAIS) A LUTA PELO TÍTULO

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão, depois de, finalmente, estar tomada a decisão dos eleitores portugueses para o próximo Presidente da República. Ora, este FC Porto x Sporting será um jogo que, à imagem da primeira volta, poderá muito bem ser decidido a partir do banco, pelo que Francesco Farioli e Rui Borges têm aqui uma boa oportunidade de mostrarem o que valem.

Isto porque é um jogo para se assumirem e não para se esconderem. Na primeira volta, em Alvalade, onde os dragões saíram vitoriosos por 1-2, ambos jogaram para ganhar e tal refletiu-se no bom jogo de futebol a que assistimos. Mas, por exemplo, no empate a zero com o Benfica, Farioli assumiu uma atitude demasiado passiva, ancorada, na altura, nos quatro pontos de avanço, diante de uma equipa numa fase intermitente, que jogou para empatar e lá acabou por consegui-lo. E no Benfica x Sporting (1-1), Rui Borges também não foi suficientemente “corajoso” para, depois de sofrer o empate, ir para cima do Benfica e tentar ganhar, numa altura em que tinha três pontos de atraso para o FC Porto e, com esse tal empate, viu essa diferença subir para cinco.

A verdade é que o Sporting chega numa fase psicológica mais forte, por conta da redução da diferença de sete para quatro pontos, mas com quatro dos últimos cinco últimos jogos a serem ganhos praticamente no último minuto, sendo que, na maioria deles, a equipa leonina esteve longe de convencer. Além disso, ao contrário do seu adversário, realizou um jogo a meio da semana, onde, ainda por cima, foi “obrigado” a ir a prolongamento para eliminar o AVS SAD e avançar para as meias-finais da Taça de Portugal. Rui Borges não poderá, ainda, contar com Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis, todos lesionados.

Já o FC Porto, com a derrota diante do Casa Pia, enfrenta algumas dúvidas ao nível do seu rendimento coletivo e precisa, por isso, de dar uma resposta forte. No entanto, eliminando o fator psicológico, o FC Porto tem a vantagem do seu lado. Afinal, quatro pontos são sempre quatro pontos, e se é certo que a turma azul e branca ainda vai perder mais pontos, também ninguém acredita que o Sporting ganhará os jogos todos até ao fim do campeonato. De resto, recordar que Farioli não poderá contar com William Gomes (suspenso) nem com os lesionados Nehuén Pérez e Luuk De Jong.

Posto isto, tudo indica para que um eventual empate seja mais penalizador para o Sporting do que para o FC Porto. Todavia, por um lado, uma vitória do FC Porto, deixará o título bem encaminhado para os dragões. Por outro lado, uma vitória do Sporting, deixará a corrida completamente em aberto, com vantagem anímica claramente do lado leonino. Os dados estão lançados. Que grande espetáculo nos espera!

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto vem de uma derrota, a primeira nesta edição da Primeira Liga.
  2. O FC Porto venceu 11 dos 12 últimos jogos realizados em casa na Liga.
  3. Nesta edição da Liga portuguesa, o FC Porto ainda não perdeu em casa: em nove jogos, soma oito vitórias e um empate, frente ao Benfica.
  4. O Sporting soma seis vitórias consecutivas.
  5. O Sporting marca e sofre golos há cinco jogos seguidos.
  6. O Sporting marcou nos últimos nove jogos realizados frente ao FC Porto.
  7. Rui Borges já defrontou o FC Porto em oito ocasiões, registando uma vitória, dois empates e cinco derrotas.
  8. A última vitória do Sporting em casa do FC Porto foi em 2015/16, por 1-3.
  9. Com 23 golos, Peyroteo é o melhor marcador dos duelos entre FC Porto e Sporting.
  10. FC Porto e Sporting já se defrontaram por 254 vezes, com a equipa portista a apresentar vantagem: 94 vitórias, contra 86 triunfos dos leõese 74 empates pelo meio.

JOGADORES A TER EM CONTA

Victor Froholdt FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Victor Froholdt – O médio internacional dinamarquês parece ter sido um dos grandes beneficiados da “semana limpa” do FC Porto, até porque tinha atravessado um período atípico nos últimos tempos, uma vez que não completou os 90 minutos em três partidas consecutivas, algo inédito desde que se afirmou como peça-chave no meio-campo azul e branco. Sendo um jogador cuja intensidade é decisiva para o rendimento em campo, é necessário que esteja a 100% do ponto de vista físico para conseguir proporcionar o seu melhor dentro das quatro linhas, o que não aconteceu nos últimos encontros, nomeadamente em Rio Maior, onde foi dúvida até à hora do jogo, por ter apresentado um quadro febril nos dias anteriores, tendo acabado por jogar apenas a última meia hora da partida. Posto isto, agora totalmente recuperado e após uma semana completa de treinos, Froholdt parece ter voltado a repor cargas e prepara-se para voltar à melhor versão, num momento em que o FC Porto procura, na sua globalidade, regressar à estabilidade e à frescura numa fase cada vez mais exigente da época.

Geny Catamo Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Geny Catamo – O extremo internacional moçambicano vive a sua melhor fase da temporada, após ter regressado de uma CAN, onde a sua seleção caiu nos oitavos de final, diante da Nigéria. Do ponto de vista individual, já soma seis golos e quatro assistências, em 26 jogos, sendo que os números até podem ser considerados “pequenos” para a grandeza das exibições que tem realizado, designadamente, lá está, desde que chegou da CAN. No entanto, Catamo foi mesmo decisivo no último encontro dos leões, frente ao AVS SAD, para os quartos de final da Taça de Portugal, ao marcar o golo (e que golo!) que deu a passagem dos leões às meias-finais, onde vão defrontar, precisamente, o FC Porto. Deste modo, e jogando pelo corredor direito, onde, muito provavelmente, terá pela frente Jakub Kiwior, o Sporting tentará, certamente, explorar as suas valências, mais concretamente a sua velocidade e virtuosidade, bem como a sua capacidade de drible em espaços curtos, pelo que uma das principais armas da dinâmica ofensiva leonina passará pelos seus pés.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes; Thiago Silva; Jan Bednarek; Jakub Kiwior; Pablo Rosario; Victor Froholdt; Gabri Veiga; Pepê; Borja Sainz; Samu Aghehowa

Treinador: Francesco Farioli

«Esperamos o mesmo de sempre: uma equipa com atitude, grande espírito, desejo de abordar o jogo com o pé direito. Sobre o Dragão cheio, é uma prova do espírito e da vontade dos adeptos em estar connosco para nos dar o impulso certo».

Sporting: Rui Silva; Iván Fresneda; Ousmane Diomande; Gonçalo Inácio; Maxi Araújo; Morten Hjulmand; Hidemasa Morita; Geny Catamo; Francisco Trincão; Pedro Gonçalves; Luis Suárez

Treinador: Rui Borges

«O primeiro jogo foi competitivo, podia dar para qualquer lado, infelizmente deu para o FC Porto. As fases são diferentes, as equipas estão mais identificadas com as ideias do treinador. Será um jogo competitivo, intenso. Que seja um bom jogo, num ambiente fervoroso e que sejamos capazes de fazer um bom jogo, como fizemos na primeira volta».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-2 Sporting

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho fala da arbitragem do Benfica x Alverca: «Neste campeonato, tenho a certeza de que estes penáltis com outra equipa seriam penáltis»

José Mourinho falou na conferência de imprensa, após o encontro entre o Benfica e o Alverca. O técnico deixou reparos para a arbitragem do encontro.

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

PUB

Mais Artigos Populares

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

Anísio Cabral: «É um sentimento inesquecível marcar pelo clube do meu coração»

Anísio Cabral analisou o desfecho do jogo. Benfica venceu o Alverca por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

Figueiredo após Benfica x Alverca: «Sofremos o 2º golo por uma desatenção nossa»

Figueiredo analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.