Rui Borges lança próximo jogo do Sporting: «O Moreirense é especial. Volto a uma casa que me ajudou e a que serei grato toda a minha vida»

- Advertisement -

Rui Borges fez a antevisão do Moreirense x Sporting. Leões rumam ao Norte para a 23.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges realizou a antevisão do encontro da 23.ª jornada entre o Moreirense e o Sporting. Leões procuram a segunda vitória consecutiva nesta edição da Primeira Liga.

«O Moreirense é especial, volto a uma casa que me ajudou e a que serei grato toda a minha vida. É sempre especial voltar a Moreira de Cónegos. É um clube organizado, que tem vindo a crescer na Primeira Liga, e uma equipa bastante competitiva e coesa, que perde pouca bola. Em sua casa é sempre perigoso, dificulta os jogos às equipas grandes. O Vasco [Botelho da Costa] tem feito um bom trabalho e tem um trajeto particular. É um campo particularmente difícil para o Sporting e eu conheço-o. Faremos tudo para ganhar perante uma boa equipa».

«Zeno Debast e Ioannidis? Não vou aprofundar. O Zeno está numa reabilitação própria para se sentir a 100% depois da lesão. Mais uma ou duas semanas, não pelo certo, penso que estará perto. O doutor não me disse. O Fotis é igual. Poderá estar na convocatória para amanhã. É possível que aconteça, ao contrário do Zeno».

«Declarações de Frederico Varandas? O presidente falou e está tudo dito».

«Não tem que ver com pragmatismo. Esta segunda volta vai ser mais difícil. Queremos fazer melhor que a primeira, que não chegou para o primeiro lugar. Será uma segunda volta difícil, as equipas precisam de pontos. Aqui ou ali os jogos podem perder qualidade e vem acima o individual e o pragmatismo. Na mensagem do treinador não há pragmatismo, queremos manter a qualidade de jogo e a nossa ideia. O jogador vai sentir a necessidade e o querer de ganhar e isso não foge da cabeça do atleta. A exigência provoca uma necessidade maior do atleta em querer ganhar, mais do que a qualidade de jogo. Há 41 jogos que marcamos no campeonato. Independentemente de ser no início ou no fim, conta a ambição e qualidade da equipa. Estamos muito tempo na frente».

«Atenção mediática no Benfica? A parte externa varia a atenção. Hoje é com o Benfica, amanhã com o Sporting e depois com o FC Porto. Não pode nem vai mexer com o desfecho do campeonato. Como treinador não mexe, acredito que aos jogadores também não. Aqui ou ali pode servir como motivação, mas mais do que isso não mexe em nada. Feliz por ter uma semana mais normal. A passagem direta aos oitavos tirou-nos dois jogos para descansar a malta. Ia ser um desgaste absurdo e ajudou a reabastecer a energia e parte física».

«Correr atrás do primeiro lugar dá pressão extra? A pressão faz parte do dia-a-dia do Sporting, de qualquer atleta de alta competição e de qualquer equipa. A malta estava habituada que estivéssemos a ganhar 2-0 aos 15 minuto e ganhar 4-0 no fim. Os jogos não são todos assim. No último jogo marcámos nos últimos minutos, mas foi o jogo com mais cantos da Liga. O adversário defendeu bem e os jogos vão ser mais difíceis. Quando perdemos qualidade temos de ir mais à parte competitiva. Satisfaz-me é ganhar e se ganhar 1-0 até ao fim aos 90 minutos não me chateio. Podem continuar a perguntar-me, mas é sinal que estamos sempre em cima».

«Moreirense olhos nos olhos ou mais atrás? Será um jogo diferente de Alvalade. Sei o que é o Moreira em casa. Não são só eles que perdem tempo, vêm quase sempre tentar enervar um pouco o Sporting. Faz parte e temos de saber lidar com isso e não entrar em stress. Esse jogo foi um dos melhores jogos do Sporting, penso que o com xG mais elevado. Grande jogo da nossa parte. Sei da dificuldade em jogar em Moreira de Cónegos, da dificuldade em ganhar fora de portas lá. Vamos ter um jogo difícil, temos de ser bastante competitivos. Vão tentar ser mais pressionantes e dividir o jogo. Fizeram isso em casa com equipas grandes».

«Quebra de jogadores importantes do Sporting? Momentos e timings. O Pote vem de lesão, mas no último jogo tornou-se o jogador com mais remates, o Trincão é quem mais assiste. O Morita tem 85% de acerto nos passes, o Morten é natural que não esteja no melhor, será dos jogadores com mais minutos. É natural que vá ter ali um momento de queda. Estamos sempre à espera que resolvam e vão continuar a resolver, se não forem eles será o coletivo».

«Visado pelo FC Porto pelo tablet? Nasci nos anos 80 e não eram anos de tablet e telemóveis. Cresci na rua a jogar à bola e com a minha mãe a chamar-me para comer a sopa às 21h30. Nasci com valores que me foram dados e bem dados, com humildade e sem as novas tecnologias. Educaram-me muito bem, adolescência feliz e com valores bem dados. Concordo com o FC Porto. Nas imagens de tablets e televisões está à frente de todos os outros».

«Regresso de Luis Suárez? Pode marcar antes dos 90 ou aos 90 [risos]. É um jogador importante na época do Sporting e o nosso melhor marcador. Dá golos, competitividade, agressividade e passa uma energia muito própria para lá da qualidade individual. É um avançado muito bom. Pode haver uma ou outra mudança no ataque, mas não será por aí que mudará a ideia do Sporting».

«Ponto mais forte do adversário? O bloco e coletivo deles. Muito forte em organização defensiva, já é muito forte há uns anos. Chegou juventude esta época. Na ideia de jogo e identidade, já vem há uns anos. Coletivo forte e organizado. Em casa, é uma equipa que procura o seu jogo e gosta de jogar. É uma das equipas que menos bola perde em posse. Temos de contrariar o forte coletivo. Dentro dele tem individual a resolver jogos. O Alanzinho é um miúdo muito acima da média e para mais. Tem uma defesa rápida e muito competitiva com o Maracás, o Gilberto e o Domingos».

«João Simões? Tem que ver com a tomada de decisão no sentimento do melhor momento dos médios. O Morita, o Dani e o Simões estão a crescer, o Gio [Kochorashvilli] fora. Têm qualidades muito próprias e o Simões dá muita coisa. Tomaremos sempre a melhor opção consoante o momento de forma».

«Luís Guilherme à direita? Foi bater no que tinha falado quando contratámos. Dá solução à direita, esquerda e dentro. Qualidade enorme, vai ter bom futuro. Treina bem e tem muita qualidade e vai-se adaptar à exigência do futebol português. Ganhará a parte competitiva que o vai tornar num jogador muito bom no futuro. Tem qualidade técnica e entendimento do jogo muito bons. É muito focado e terá futuro promissor».

O Moreirense x Sporting joga-se este domingo, dia 21 de fevereiro, a partir das 18h. O jogo tem transmissão televisiva em canal aberto.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Deixou o Sporting e foi apresentado esta sexta-feira na Bélgica

Chris Grombahi foi confirmado esta sexta-feira como o mais recente reforço do Club Brugge, sendo emprestado pelo Sporting.

Pep Guardiola e o alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid: «Paguem mais aos professores. É assim que se resolve»

Pep Guardiola, técnico do Manchester City, tomou uma posição em relação ao alegado caso de racismo ocorrido no Benfica x Real Madrid.

Luis Enrique reage ao alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid

Luis Enrique, treinador do PSG, foi o mais recente nome a reagir ao alegado caso de racismo ocorrido no Benfica x Real Madrid.

Benfica x Real Madrid: Vinícius Júnior desapontado com José Mourinho

Vinícius Júnior mostrou-se desapontado com as palavras de José Mourinho, depois do encontro entre o Benfica e o Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Direção do Manchester United arrependida de ter contratado Ruben Amorim

A direção do Manchester United está arrependida de ter contratado Ruben Amorim para o posto de treinador, em novembro de 2024.

Neymar Júnior abre a porta ao final da carreira: «Pode ser que em dezembro…»

Neymar Júnior assumiu que se pode retirar no final de 2026, altura em que o seu contrato com o Santos finaliza.

Rui Borges elogia jogador do Sporting: «Tem uma qualidade enorme e vai ter bom futuro»

Rui Borges fez a antevisão do Moreirense x Sporting. Leões rumam ao Norte para a 23.ª jornada da Primeira Liga.