“É o Fejsa!”, pois claro…

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Estávamos no início da época 2013/2014. O Benfica, ainda à procura da melhor forma para enquadrar num contexto colectivo tanto talento individual, jogava com o Paços de Ferreira. Rúben Amorim saía por lesão e, juntamente com outros adeptos do Benfica, a apreensão surgiu. As imagens mostraram um jogador a receber indicações de Jesus. No mundo intempestivo das tertúlias de café futebolísticas, um adepto questionou de pronto: “Quem é este?” Sentia-se que boa parte da nação benfiquista, ainda a recapitular tanta entrada, questionava-se sobre o mesmo. Mas, eis que no meio daqueles adeptos, alguém respondeu de uma forma assertiva: “É o Fejsa!” Hoje, todos os adeptos conhecem-no – apesar da confusão com a pronúncia do nome – e, diga-se, têm razões para tal.

Ljubomir Fejsa. Quando chegou, o pedigree futebolístico era desconhecido pelo grande público, mas os números faziam adivinhar consistência e regularidade. Duas vezes tri-campeão, em dois clubes diferentes. A Sérvia até pode ser um país da segunda divisão europeia, mas no futebol as coincidências não existem. A competência é rara e, sabia-se, o Benfica estava a contratar um garante de qualidade.

Duas épocas se passaram e, entretanto, Fejsa já tinha mais dois títulos. Assumindo uma postura discreta, mas quase sempre assertiva, Fejsa esteve durante muito tempo lesionado e nunca conseguiu dar o seu contributo à equipa de uma forma continuada.

Fejsa tem sido um dos mais preponderantes jogadores esta temporada; Fonte: SL Benfica
Fejsa tem sido um dos mais preponderantes jogadores esta temporada;
Fonte: SL Benfica

Rui Vitória, na sua época de estreia, pensou em apostar na dupla Samaris-Fejsa. Os problemas físicos impediram novamente o sérvio de aparecer no onze. Em Dezembro, o aparecimento de Renato Sanches e Pizzi transforma a equipa, mas o aparecimento continuado de Fejsa no onze ajudou a que a equipa ganhasse consistência colectiva. A presença de Fejsa, particularmente, ajudou a que Renato Sanches pudesse libertar-se e transformar o futebol ofensivo benfiquista. Um jogador “defensivo” que ajudou a equipa. Não parece, mas é lógico.

Esta temporada Fejsa elevou o nível. A importância e cada vez maior. Fejsa transformou-se num construtor inteligente, e, acima de tudo, solidificou-se a sua vertente de destruidor de jogo (adversário). Sem abusar do jogo faltoso. Hoje, o sérvio conquista o terceiro anel a cada jogo. Já não há quem pergunte: “Quem é este?” Todos já sabem a resposta.

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting define posição prioritária a reforçar com 2 saídas em perspetiva

O Sporting quer reforçar o plantel com novo lateral esquerdo. Caso Maxi Araújo deixe mesmo os leões, contratação é obrigatório.

Mercado sueco à espreita: Promessa da equipa B do Sporting pode estar de saída de Alvalade

O jovem extremo Mauro Couto está a despertar um forte interesse do Malmo da Suécia. Com o contrato a terminar em 2027, o Sporting admite negociar o jogador por valores entre 1 e 2 milhões de euros.

Imprensa italiana assinala conquista do FC Porto: «A vingança de Farioli»

O FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 31.ª vez na história. Imprensa italiana destacou a conquista dos dragões.

Benfica ou Sporting: o que muda o empate das águias na luta pelo 2º lugar e acesso à Champions League

O Benfica continua na pole position para chegar ao segundo lugar da Primeira Liga. Sporting aguarda por mais um tropeço encarnado.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi foi expulso pela 1ª vez com vermelho direto na Primeira Liga: eis as outras expulsões do central por FC Porto e Benfica

Nicolás Otamendi viu o primeiro vermelho direto da carreira na Primeira Liga. Situação inédita aconteceu no Famalicão x Benfica.

FC Porto campeão nacional: eis o registo na Primeira Liga até ao momento

O FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 31.ª vez na história. Fica com o registo dos dragões na Primeira Liga até ao momento.

Milhões da Arábia Saudita chamam por Luis Suárez e transferência depende de 2 ex-Benfica

Luis Suárez é alvo do Al Hilal para o ataque. Simone Inzaghi quer contar com o avançado do Sporting no plantel da próxima época.