Olheiro BnR – Pedro Marques

sporting cp cabeçalho 2

Desde a sua abertura, a Academia de Alcochete tem visto inúmeros talentos a crescerem nos seus relvados, muitos dos quais devido ao excelente trabalho de prospeção que os profissionais do departamento de scouting têm realizado. A Academia ganhou um selo de qualidade inegável ao longo dos anos, um património que deve ser preservado, algo que de resto está a acontecer e que, certamente, é um objetivo de todos nós enquanto sportinguistas. As futuras prospeções com o objetivo de caçar os mais jovens talentos espalhados por esses relvados fora estão em boas mãos, pelo menos enquanto Aurélio Pereira estiver no comando das operações. Foi ele quem disse recentemente que podemos esperar futuras gerações carregadas de qualidade, algo de que não tenho dúvidas.

O mais recente exemplo disso dá pelo nome de Pedro David Rosendo Marques e transferiu-se no verão passado para o Sporting, vindo de outro clube da capital, o Belenenses. Com apenas 18 anos, Pedro Marques é ponta de lança, mas a sua história dentro dos relvados começou numa outra posição. O jovem iniciou a sua formação como defesa central mas foi subindo no terreno – passou por todas as posições do meio-campo – e encontrou o seu habitat natural na posição mais avançada. Foi na fase final de juvenis da época 2014/15 que Pedro Marques teve que improvisar lá na frente e foi também a partir daí que passou a ser aposta regular como avançado.

Na presente época, Pedro Marques tem-se desdobrado entre a equipa de juniores e a equipa B do Sporting Clube de Portugal. Com características únicas, tem na combatividade que coloca em campo a sua maior arma para ganhar a bola aos adversários logo na primeira linha de pressão. A juntar a isso, a sua capacidade física aliada ao aspeto mental que lhe permite estar sempre um passo à frente nas jogadas, dá-lhe a vantagem de ganhar espaço aos adversários com regularidade, e tornar-se uma dor de cabeça constante para eles. Sempre com os olhos postos na baliza contrária, a sua capacidade de receção da bola é muito acima da média e, normalmente, o seu pé direito é a sua arma letal, tanto ao primeiro como ao segundo toque. Apesar de marcar menos golos de cabeça, isso não é sinónimo de menor qualidade, pelo contrário. Quando tem de a usar para chegar a bolas colocadas pelo ar, não tem problema nenhum em ir “lá acima” cabecear e é habitual fazê-lo com elevada precisão.

Bruno de Carvalho e Pedro Marques no dia da renovação de contrato.  Fonte: Sporting CP
Bruno de Carvalho e Pedro Marques no dia da renovação de contrato.
Fonte: Sporting CP

A um avançado também se exige que se saiba desmarcar. Por isso mesmo, Pedro Marques tanto consegue levar consigo os defesas contrários para abrir espaços para os colegas, como também é rápido o suficiente para procurar a bola no espaço com o objetivo de fuzilar a baliza adversária.

Esta época, os seus números são incríveis, tal como aliás já era habitual no clube de Belém. Na Youth League, Pedro Marques já fez balançar as redes de Borussia Dormund, Real Madrid e Legia Varsóvia. Assim, o jovem marcou a todos os adversários do grupo, totalizando três golos. No campeonato de Juniores A conta com seis golos e, por fim, na subida à equipa B, contabiliza também três golos. No total, conta com doze golos marcados em quinze jogos, uma média extremamente interessante e respeitável.

É certo que os ingredientes estão todos reunidos para que o jovem jogador possa vir a ser um dos avançados portugueses mais promissores da nova geração de talentos. O primeiro passo será a subida à equipa A do Sporting e a médio prazo é possível que a seleção nacional tenha em Pedro Marques o substituto de André Silva. Bruno de Carvalho já precaveu o futuro e, por isso mesmo, renovou-lhe o contrato até 2023 e blindou-o com uma cláusula de rescisão milionária no valor de sessenta milhões de euros. Para já, Pedro Marques é uma promessa, mas só o futuro dirá se passará a certeza.

Foto de Capa: Forum SCP

 

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.