Intensa disputa pela Libertadores

Cabeçalho Liga Brasileira

No Brasileirão 2016 existe uma novidade:  não serão apenas os quatro primeiros classificados a ter a oportunidade de jogar a Copa dos Libertadores da América – o torneio internacional mais importante a nível do subcontinente sul-americano. As vagas estenderam-se, igualmente, ao quinto e sexto.

Houve quem não concordasse com isto. Como já escrevi, muita gente acha que é uma banalização da competição, tornando mais fácil o acesso e, ao mesmo tempo, havendo equipas que a partir de agora joguem apenas para se classificar para esta competição, esquecendo a proeza de ganhar o título brasileiro.

Na minha opinião, isso até pode ser verdade. Mas temos que concordar que o Brasil já merecia mais vagas. Sem esquecer que o vencedor da Copa do Brasil (equivalente à nossa Taça de Portugal) também se apura diretamente para a Libertadores. Então, são sete vagas, embora apenas quatro diretas: vencedor da Copa do Brasil, e três primeiros classificados.

Botafogo com boas prespectivas de qualificação para a Libertadores Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo
Botafogo com boas perspectivas de qualificação para a Libertadores
Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo

Quanto ao vencedor da Copa do Brasil, ele será ou Grémio ou Atlético Mineiro. Se for o segundo, abre uma vaga na classificação do Brasileirão, visto o Galo estar na zona que dá acesso á Libertadores (quarto lugar). Se for o tricolor do Rio Grande do Sul, aplica-se a norma que já explicámos. Em relação à tabela do Brasileirão, pelo menos nos lugares cimeiros, ainda que com mexidas, ela não oferece grandes dúvidas: O Palmeiras, o Santos e o Flamengo, tal como o Galo, apurar-se-ão. Resta saber em que lugar. O Botafogo também está em posição muito favorável, isoladíssimo no quinto lugar, com mais quatro pontos que o Atlético Paranaense, que é sexto. Porém, nesta última posição que garante uma passagem à Libertadores da América há muita competitividade. O Corinthians, o próprio Grêmio e o Fluminense, espreitam um lugar, visto que ainda faltam quatro jogos, e estão todos bem próximos.

Seja como for, estas quatro jornadas finais do Brasileirão prometem alterações. Tanto ao nível da colocação de cada clube na tabela, bem como a própria questão do título de campeão. Está tudo em aberto.

 

Foto de Capa: Goal.com

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nacional da Madeira cancela venda de 60% da SAD ao grupo ACAFP

O presidente do Nacional da Madeira confirmou o cancelamento da venda de 60% da SAD ao grupo asiático ACAFP.

Carlos Vicens chama mais 2 jovens ao treino do Braga

Carlos Vicens orientou este sábado mais um treino de pré-temporada do Braga e chamou alguns jovens à equipa principal.

Sporting e FC Porto disputam contratação de internacional português

O Sporting e o FC Porto estão interessados em garantir a contratação de Travante Williams, jogador do Oradea.

Avançado espanhol perto de trocar Atlético Madrid por Real Betis

O avançado Rodrigo Riquelme vai deixar o Atlético Madrid e assinar um contrato de cinco anos com o Real Betis.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gonçalves: «Com o Rúben Amorim tínhamos umas brincadeiras, somos parecidos»

Pedro Gonçalves é um dos atuais craques do Sporting. O internacional português passou a maioria da temporada lesionado.

SAD do Penafiel vai ser comprada por espanhol por 12 milhões de euros

O Penafiel prepara-se para ter um novo dono. Juan Carlos Escotet vai assumir a liderança do emblema da Segunda Liga.

Paulo Lopes comenta temporada do Benfica: «Não foi uma época excelente, mas foi uma boa época porque tiveram nas decisões todas»

O antigo guarda-redes Paulo Lopes analisou o plantel do Benfica e fez um balanço da temporada dos encarnados.