O que distingue uma boa de uma grande equipa?

fc porto cabeçalho

Durante esta época, o FC Porto tem apresentado grandes exibições (Nacional na Choupana e contra o Benfica no Estádio do Dragão) e outras sofríveis como em Tondela, Brugge, Copenhaga. E esta instabilidade tem sido difícil de contornar, com várias exibições de baixo nível. Infelizmente, mais as exibições sofríveis do que as boas exibições. Porém, o que podemos verificar são os fracos resultados de quando a equipa joga mal, perdendo quase sempre pontos e atrasando-se na corrida pelo campeonato e na passagem na Liga dos Campeões. E essa qualidade exibicional tem de regressar rapidamente se os azuis e brancos pretendem o regresso aos títulos nesta época e virar a página dos três anos de insucesso.

Os jogadores são seres humanos e, devido a esse fator, não conseguem manter o topo de forma e a qualidade exibicional semanalmente e em todas as competições mas, como equipa que luta pelas competições em que entra, tem de tornar as fraquezas forças. Nem sempre é possível jogar bem mas, nesses jogos, é necessário ganhar como nos outros. E é esse o fator que distingue as boas equipas das grandes equipas: a capacidade de vencer mesmo nos jogos que correm menos bem.

Falava esta semana com um amigo e dizia que, a este FC Porto falta a cultura de vitória. Dentro do plantel portista, Casillas foi campeão pelo clube e seleção em diversas ocasiões; Maxi Pereira campeão pelo SL Benfica e fica por aqui a lista de vencedores de campeonatos presentes no plantel dos dragões. E este facto é sintomático da crise que atravessa o FC Porto e, aqui, culpo a estrutura que não soube prevenir esta transição de treinadores e plantéis ao longo das últimas épocas. O plantel 2016/2017 é bom? Sem sombra de dúvida visto que o clube tem jogadores como André Silva, Jota, Corona, Óliver, Danilo, Casillas, Layún, Brahimi (não joga mas isso já escrevi e outros escreveram sobre a má gestão deste ativo). É o melhor plantel do campeonato? Não, não é o melhor, mas há que inverter esta tendência e tornar esta equipa melhor através de melhores jogadores (sim, acho necessário reforçar certas posições) e solidificar uma forma de jogar.

NES tem de meter a equipa a render Fonte: Facebook Oficial de NES
NES tem de meter a equipa a render
Fonte: Facebook Oficial de NES

Porque o que distingue uma boa equipa de uma grande equipa, para além de uma grande equipa conseguir ganhar os jogos em que a qualidade futebolística é fraca, é ter uma ideia de jogo definida desde o início e não a mudar conforme o contexto em que se joga. E refiro este aspeto porque o FC Porto quando joga em casa e fora de portas, apresenta duas formas de jogar diferentes visto que, em casa, quer ter bola e atacar mais, e fora de casa, independentemente do adversário, dá iniciativa de jogo e pratica futebol direto (característica que não acompanha as características dos jogadores) o que resulta em resultados adversos e vemos que o FC Porto perde pontos, e olhemos para o campeonato, em Alvalade, Tondela e Setúbal com exibições muito abaixo da média e sem conseguir derrotar adversários de menor valor no campeonato.

Algo tem de mudar neste panorama, o FC Porto tem de assumir a vitória em todos os jogos e praticar um futebol de ataque, com posse de bola e ataque continuado (60 minutos contra o Benfica foram um resumo disto) e, assim, estará mais próximo de obter o título nacional que lhe escapa há três épocas. É preciso dar a volta e dar a este clube a dinâmica e a cultura de vitória que vem sendo perdida.

 

Texto revisto por: Carlos Valente

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.