Palmeiras: A Ene(id)a do título

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

O Palmeiras sagrou-se eneacampeão (nove títulos) brasileiro. O nome tem paralelismo com a grande obra do famosíssimo autor romano, Virgílio. A Eneida narra a fantástica aventura de Eneias e dos seus companheiros, num sentido profético de missão civilizadora do Estado Romano.

Este título do Palmeiras também teve algo de profético. É certo que o campeonato ainda não acabou, mas é o segundo melhor ataque (só atrás do Atlético Mineiro) e a melhor defesa. Defesa, essa, que foi a arma de conquista de um título que escapava desde 1994. Cuca, que tinha sido campeão da Taça dos Libertadores da América pelo Galo Mineiro – mas que nunca tinha ganho um Brasileiro – foi o timoneiro desta proeza.

A Sociedade Esportiva Palmeiras teve apenas seis derrotas: muito pouco para o Brasileirão. Mais vitórias em casa e mais vitórias fora do que qualquer outra equipa. Este título é inteiramente merecido para o Porco – a mascote do Verdão. Um clube que conheceu as profundezas do inferno ao cair para a segunda divisão há alguns anos atrás e que se vê agora reerguido com um novo e bonito estádio e coroado com o título mais importante do Brasil; tornando-se, assim, o maior campeão brasileiro. Aquele que mais títulos nacionais conquistou até hoje.

Futebol de ataque, personalidade e união foram imagens de marca deste Plameiras 2016 Fonte: ESPN
Futebol de ataque, personalidade e união foram imagens de marca deste Plameiras 2016
Fonte: ESPN

Os jogadores foram muito competentes e os palmeirenses podem estar felizes, pois a equipe mostrou maturidade e não cedeu à pressão dos adversários, ficando na liderança desde muito cedo e nunca mais largando o primeiro lugar.

Falta uma jornada para terminar o Brasileirão 2016. Já há campeão. O Palmeiras. Verde é a cor da esperança. Para os palmeirenses e para Eneias. Ambos tiveram uma missão. E ambos concluíram-na com sucesso. Os milhões de corações alviverdes já podem bater mais forte. E que comece o foguetório: não só em São Paulo, mas por todo o Brasil!

 

Imagem de capa: SE Palmeiras

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid cai em casa contra o Real Betis na La Liga

O Atlético Madrid perdeu em casa contra o Real Betis por 1-0 na jornada 23 da La Liga. Antony marcou o único golo do jogo.

Eis os onzes oficiais do Benfica x Alverca da Primeira Liga

O Benfica recebe o Alverca na 21.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Benfica goleia Vitória SC na Primeira Liga Feminina

O Benfica goleou em casa o Vitória SC por 5-1 na jornada 11 da Primeira Liga Feminina. Diana Gomes bisou na partida.

Inter Milão goleia em jogo que teve 3 assistências de Dimarco e expulsão de Matic: eis os resultados do dia da Serie A

O Inter Milão goleou fora de casa o Sassuolo por 5-0 na jornada 24 da Serie A. Federico Dimarco fez três assistências na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Final de loucos: Manchester City vence Liverpool com Bernardo Silva a iniciar reviravolta

O Manchester City venceu o Liverpool por 2-1 na jornada 25 da Premier League. Bernardo Silva marcou o primeiro golo dos citizens.

Baixa de última hora na equipa do Benfica: Há jogador doente

Daniel Banjaqui está com gripe e ficará de fora do Benfica x Alverca. Jogo é relativo à jornada 21 da Primeira Liga.

Torreense vence União de Leiria no único jogo do dia da Segunda Liga

O Torreense recebeu e venceu o União de Leiria por 3-1 na jornada 21 da Segunda Liga. É o único jogo do dia na respetiva liga.