A importância da bola parada no Arsenal

- Advertisement -

O Arsenal evolui a cada temporada sob o comando de Mikel Arteta, mas o fantasma de uma seca de títulos na Premier League, que dura há mais de duas décadas, continua a assombrar o norte de Londres. Depois de frustrações recentes perante a hegemonia do Manchester City, Mikel Arteta percebeu que, no patamar de exigência máxima do futebol inglês, jogar bem não chega. É nos detalhes que se ganham campeonatos e foi precisamente com essa mentalidade que os londrinos transformaram a bola parada num método quase infalível e numa das armas mais letais de toda a Europa.

Esta revolução tem uma assinatura de Nicolás Jover. O especialista em bolas paradas, que Mikel Arteta foi resgatar em 2021 depois de já terem trabalhado juntos no Manchester City, mudou por completo a cultura do clube nesta vertente do jogo.

Mikel Arteta Arsenal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Com a chegada de Nicolás Jover ao Arsenal de Arteta, os cantos e os livres laterais deixaram de ser momentos de aleatoriedade, onde os jogadores cruzam a bola e esperam que aconteça alguma coisa, para passarem a ser jogadas cuidadosamente ensaiadas. A equipa atingiu um nível de letalidade absurdo, fazendo com que cada bola na área adversária soe a um autêntico alarme de pânico. Tudo começa no momento de cobrar o canto, onde o Arsenal opta invariavelmente por executantes de pé trocado, como Declan Rice na esquerda ou Bukayo Saka e Noni Madueke na direita, garantindo que a bola faz uma trajetória curva em direção à baliza. A partir do momento em que o cobrador levanta o braço, a equipa move-se e há duas peças fundamentais que explicam o sucesso prático deste sistema.

Primeiro, William Saliba assume um papel muitas vezes invisível, mas crucial. O defesa central raramente é o alvo do cruzamento, a sua missão é fazer o trabalho sujo. Posicionado na pequena área, atua como um poste de basquetebol, bloqueando fisicamente o guarda-redes adversário e impedindo a sua saída da baliza, uma tática que roça os limites das regras, mas que tem sido brutalmente eficaz.

Depois, entra em cena Gabriel Magalhães. O defesa central brasileiro, imponente com o seu 1,90m e exímio finalizador de cabeça, nunca está estático à espera da bola. O plano coloca-o quase sempre na zona da marca de penálti para atacar o espaço com embalo, sabendo que um jogador que entra de rompante tem sempre vantagem física e de impulsão sobre um defesa que o tenta marcar de forma parada.

A imprevisibilidade de toda esta dinâmica nasce de padrões táticos que desmontam qualquer marcação. Por vezes, o Arsenal opta pela sobrecarga, deixando o primeiro poste vazio para atrair as marcações e, subitamente, lançar quatro ou cinco jogadores para esse mesmo espaço. Outras vezes usam o engano, simulando essa corrida para o primeiro poste para arrastar a defesa, mas batendo a bola para o segundo poste que ficou completamente deserto. Têm ainda a capacidade de explorar a surpresa, com jogadores a saírem das costas da defesa para atacar a zona central sem serem percebidos, ou aplicam um bloqueio máximo, formando autênticas barreiras humanas no meio da área que impedem os defesas de chegar à zona onde a bola vai cair.

O futebol moderno exige soluções criativas e a bola parada tornou-se numa forma perfeita de desbloquear jogos para os londrinos. Com registos impressionantes, como a marca de 21 golos de bola parada alcançada na época passada, esta estratégia deixou de ser apenas um plano de recurso. É, hoje, o grande trunfo de Mikel Arteta para desatar nós em jogos fechados.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica fecha a contratação de internacional português

Gonçalo Meireles deve ser confirmado em breve como reforço do Benfica em andebol a partir da próxima temporada.

Bournemouth confirma a saída de Andoni Iraola e já existem 3 nomes a serem apontados

O Bournemouth confirmou durante esta terça-feira que Andoni Iraola vai deixar o clube no final da presente temporada.

Mercado: Chelsea aponta a jogador do FC Porto e transferência pode chegar aos 64 milhões de euros

William Gomes está a ser apontado ao Chelsea. O jogador é um dos craques do FC Porto e também foi associado ao Newcastle United.

Roger Schmidt rendido a João Neves: «Não importa a posição onde ele estava a jogar, deixava sempre marca. É autêntico»

Roger Schmidt foi o responsável pela afirmação de João Neves no Benfica e deixou elogios ao internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Zeno Debast viaja para Londres com o Sporting, Iván Fresneda fica em Lisboa

Zeno Debast faz parte do elenco que o Sporting vai levar para Londres. Já Iván Fresneda ficará em Lisboa, estando fora dos convocados.

FC Porto: Francesco Farioli com 4 baixas e 3 novidades no treino desta terça-feira

O FC Porto já treinou durante esta terça-feira, tendo em vista o encontro frente ao Nottingham Forest, jogo da Europa League.

Mikel Arteta antevê Arsenal x Sporting: «Estamos a tentar fazer algo nesta competição que nunca foi feito na história do clube»

Mikel Arteta realizou esta terça-feira a antevisão ao encontro entre o Arsenal e o Sporting, para a Champions League.