Publicidade

Eis os 5 destaques do empate entre FC Porto e Famalicão para a Primeira Liga

Rodrigo Lima · 2 min

Jogadores FC Porto
Foto: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O FC Porto empatou com o Famalicão (2-2) na 28.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro.

Alberto Costa: Perante uma primeira parte complicada para o FC Porto no que toca à criação de perigo e à chegada ao último terço, o lateral português assumiu-se como uma peça importante para desequilibrar pelos corredores laterais. A equipa de Francesco Farioli revelou dificuldades em explorar zonas interiores, e Alberto Costa foi movimentando-se de fora para dentro, permitindo que Pepê recebesse bola na largura, surgindo também em várias ocasiões na profundidade. O defesa português inaugurou o marcador ao minuto 35′, após aproveitar uma bola perdida na área do Famalicão.

Gustavo Sá: O médio português teve um papel relevante tanto na organização defensiva como ofensiva da equipa de Hugo Oliveira. Com bola, posicionou-se muitas vezes descaído para a direita, onde combinou com os colegas e procurou variar o centro de jogo para o corredor contrário, permitindo a Sorriso mais espaço para definir e encarar o adversário direto. Na fase de construção, baixou várias vezes no terreno para oferecer mais uma linha de passe perante um FC Porto cauteloso e pouco pressionante (em bloco médio). Sem bola, juntou-se, como habitual, a Elisor na primeira linha de pressão, dificultando a progressão do FC Porto pelo corredor central.

Ibrahima Ba: O defesa-central senegalês mostrou-se muito seguro num contexto exigente no Estádio do Dragão. Apesar de ter pela frente Terem Moffi, conseguiu controlar bem o avançado, que sentiu dificuldades para receber e enquadrar-se com a baliza ou com os médios interiores. Com o FC Porto a pressionar em bloco médio, Justin De Haas e, sobretudo, Ibrahima Ba tiveram espaço para sair a jogar, seja em construção curta ou através do passe longo.

Sorriso: Grande parte das dinâmicas ofensivas do Famalicão passam por Sorriso, e o encontro no Estádio do Dragão não foi exceção. Com a equipa de Hugo Oliveira a demonstrar qualidade na saída de bola, sobretudo pelo lado direito, o objetivo passava muitas vezes por variar o flanco e explorar o lado oposto, onde surgia o extremo brasileiro com espaço para o 1×1 frente a Alberto Costa. Na segunda parte, ao minuto 54′, Sorriso restabeleceu a igualdade, aproveitando a recarga a um remate de Elisor.

Diogo Costa: O internacional português voltou a exibir-se em grande nível e travou praticamente tudo o que conseguiu frente ao Famalicão. No lance do golo da equipa famalicense, protagonizou uma excelente intervenção ao cabeceamento de Elisor, mas não conseguiu evitar a recarga vitoriosa de Sorriso. Ainda assim, o guardião português foi anulando várias investidas do Famalicão, tanto na primeira como na segunda parte.

Rodrigo Lima

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Numa terra em que Paulo Fonseca tenta ser rei, há príncipes cada vez mais aclamados | Sporting 1-0 Moreirense

Alvalade assistiu na última noite de sábado à estreia de Paulo Fonseca como técnico do Sporting, a nova cara do projeto verde e branco, vestindo-se a rigor. Um treinador com tarimba, oriundo das Big 5, com duas missões a curto prazo: colocar os leões e a ganhar e a praticar um futebol distinto ao de Rui Borges. Frente ao Moreirense, Paulo Fonseca colocou praticamente as mesmas peças no papel lançadas pelo anterior treinador contra o Casa Pia, saiu apenas Pedro Lima para dar entrada a Issa Doumbia. Apesar da estrutura (palavra que Paulo Fonseca gosta) ser a mesma, baseada num 4x3x3, os jogadores possuem missões ligeiramente diferentes. Antes de mais, há que referenciar que os atletas contaram com pouco tempo de trabalho com o seu novo técnico, não permitindo uma revolução total, algo sem sentido, uma vez que este plantel está talhado para jogar de uma ou de outra forma, não tem profundidade (principalmente nos perfis dos médios) para grandes variações, algo a ter em conta para janeiro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.