O Passado Também Chuta: A aranha negra, Lev Yashin

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Era enorme e vestia de preto. Passou à História do futebol sem se despentear. Era a colocação e a inovação. As bolas não lhe fugiam das mãos. Lançava automaticamente a sua equipa lançando a bola com uma só mão. A área era sua; jogar com o pé, também. Tiveram de passar muitos anos até que os guarda-redes começassem a jogar adiantados; a tocar a bola com o pé além das esperadas e habituais mãos. Mas, tal como o Costa Pereira, era um desportista integral. Não só foi exímio nos campos de futebol; o Hóquei sobre gelo foi o seu primeiro desporto. Hoje, vivemos tempos nos quais só consideramos grandes os goleadores. Os restantes parece que não existem quando chega a hora dos reconhecimentos oficiais. No entanto, este homem da velha União Soviética que cresceu durante a época do conhecido Zé dos Bigodes ou José Estaline – ditador de triste memória – irrompeu na época dos Alfredo di Estéfano, Kopa, Luís Suares, Eusébio, Garrincha, Didi, Rivera e tantos outros como um jogador ímpar e todos souberam reconhecer a sua singularidade e a sua genialidade. Ganhou – até hoje o único guarda-redes que o conseguiu – a Bola de Ouro.

Yashin e Eusébio
Dois génios e dois amigos
Fonte: gloriososlb.tumblr.com

A vida fechada da velha União Soviética não permitiu que Europa e o Mundo se deleitassem em muitas ocasiões com o homem que vestia de preto, com a Aranha Negra. No entanto, a aparição das competições continentais a nível de seleções na década dos 1960 permitiu que este gigante se apoderasse da admiração de todos. Ganhou com a sua seleção o primeiro Campeonato Europeu e chegou à final do Campeonato que ganhou a Espanha de Luís Suares. Marcelino, avançado-centro galego que jogava no Saragoça, desempatou o jogo com um famoso golo marcado com a nuca. Jogou uma eternidade. Ultrapassou os 40 anos e no jogo da sua despedida o estádio fez-se pequeno para acolher tanta multidão.

Disputou quatro mundiais e num deles – o Campeonato de Inglaterra – disputou terceiro e quarto lugar com Portugal. Eusébio ganhou-lhe a final da consolação. Como é natural, na velha União Soviética ganhou tudo. Finalizou o espantoso número de cento e cinquenta penaltis. Manteve a sua baliza a zero em mais de duzentos e cinquentas jogos. Deixou registos que paralisam o estômago. O seu clube, Dínamo de Moscovo, não resistiu ao seu adeus. Passou de ser a equipa que ganhava tudo a ser a equipa que via ganhar. Lev Yashin era professor de educação física; portanto, tinha conhecimentos no campo do cuidado físico e pelos anos que durou é evidente que os tinha – mas se dizemos que o Aranha Negra, antes de cada jogo, fumava um cigarro para relaxar e bebia uma vodka para tonificar os músculos, a nossa “sabedoria” atual entra em estado de choque.

Lev Yashin
O voo da Aranha
Fonte: aldeiaolmpica.blogspot.com

Infelizmente, a vida, muitas vezes, veste-se da cabra. Este guarda-redes que ultrapassou limites e que foi reconhecido mundialmente viu como um problema de circulação provocou a amputação de uma perna. Anos mais tarde, outros problemas se somaram e acabou por falecer, perto do ano em que o mundo soviético se derrubou, sendo ainda bastante novo para desaparecer do mundo dos vivos. Foi um génio a defender e em como deve jogar um guarda-redes. Tal como ninguém discutia ou discute a genialidade do Garrincha, ninguém discutia ou discute a imensidão deste gigante que vestia de preto.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto assina acordo com a Câmara Municipal para uso de espaço na Escola Ramalho Ortigão

O FC Porto e a Câmara Municipal do Porto anunciaram a assinatura de um acordo relativo à cedência de um terreno na Escola Ramalho Ortigão.

Zlatan Ibrahimovic rendido a internacional português: «É um dos melhores jogadores do mundo e ganhou um campeonato sozinho»

Zlatan Ibrahimovic deixou vários elogios a Rafael Leão e admitiu que o avançado português foi a principal figura na conquista do título da Serie A pelo AC Milan, em 2021/22.

Más notícias para o Benfica: Georgiy Sudakov substituído do jogo da Ucrânia devido a lesão

Georgiy Sudakov saiu lesionado do jogo da Ucrânia sexta-feita. O médio do Benfica saiu com queixas no ombro esquerdo.

Foram entregues 7 listas eleitorais para a presidência do Benfica e aguardam verificação da Mesa da Assembleia Geral

A Mesa da Assembleia Geral do Benfica anunciou que sete listas eleitorais foram entregues e que brevemente darão início à campanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC responde a André Villas-Boas: «Dispensamos intromissões exteriores, sobretudo com falta de conhecimento»

O Vitória SC divulgou um comunicado a responder a André Villas-Boas acerca da centralização dos direitos televisivos.

Chelsea é o mais recente tubarão europeu interessado em jovem mexicano

O Chelsea está de olho em Gilberto Mora, do Club Tijuana, que tem atraído interesse de alguns dos maiores clubes do mundo.

AS Mónaco oficializa despedimento de Adi Hutter

Adi Hutter já não é treinador do AS Mónaco. O técnico austríaco foi despedido na sequência dos recentes maus resultados da equipa.