O onze do FC Porto

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

No artigo desta semana, e visto que depois de uma tempestade, chegou a bonança ao Reino do Dragão (esperemos que para ficar), decidi fazer uma análise individual ao onze dito base do FC Porto no sentido de desmistificar a ideia de que a equipa do Porto se encontra bastante abaixo dos seus mais diretos concorrentes no que toca à qualidade individual dos seus jogadores. A construção do onze partiu, ou pelo menos assim parece, do princípio básico n.º1 da lei universal do futebol: Uma equipa constrói-se de trás para a frente. Quantas vezes já ouvimos isto? Muitas. Não sei se é verdade mas parece fazer sentido. Essa tal construção começou, então, no escalonamento de uma defesa sólida, competente, experiente e eficaz para que depois se pudessem lançar para o processo ofensivo jovens irreverentes e rápidos (tanto a pensar como e executar). Vamos ao onze propriamente dito.

Na baliza, encontra-se uma lenda do futebol espanhol e mundial, o jogador mais titulado do planeta, o jogador com mais internacionalizações pela seleção espanhola e com mais presenças na maior competição de clubes a nível europeu, a Liga dos Campeões. Falo, obviamente, de Iker Casillas. O espanhol sempre foi exímio entre os postes e inseguro fora deles e, com o avançar da idade, essas dificuldades ao nível dos cruzamentos e das saídas vão-se acentuando e a agilidade que lhe conferia a excelência entre os postes e no um para um também se vai deteriorando. Não é, portanto, o Guarda-Redes que já foi. Está, no entanto, a fazer a melhor época desde que chegou a Portugal (dizem-no os números), sendo que, ainda assim, este facto não pode ser dissociado de um meritório comportamento defensivo de toda a equipa. É, ou tem sido, um “portero” (como dizem os espanhóis) efetivo e, até à data, não se pode assacar-lhe quaisquer responsabilidades nos (poucos) golos sofridos pela equipa. Que assim continues, Iker.

Iker Casillas é um dos líderes do grupo Fonte: FC Porto
Iker Casillas é um dos líderes do grupo
Fonte: FC Porto

Outrora capitão do SL Benfica, Maxi Pereira é hoje dono e senhor da lateral direita do FC Porto e nem a lesão em Roma colocou em risco o seu posto. A opção de Nuno por Maxi em detrimento da melhor capacidade física de Miguel Layun é aceitável à luz da inteligência de jogo do uruguaio. Já não tem, nem de perto nem de longe, a capacidade física necessária para fazer todo o corredor direito e vai expondo a equipa a alguns calafrios devido às suas dificuldades em recuperar posição. No entanto, é o lateral mais inteligente do plantel, que combina bem movimentos exteriores (ir à linha cruzar) com movimentos interiores (entre lateral e central ou até a aparecer em zonas de finalização). A defender tem a vantagem de ser substancialmente melhor que o mexicano Layun no um para um com o extremo contrário.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas soma nova vitória para a Taça da Turquia

O Besiktas recebeu e venceu o Keciorengucu por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Taça da Turquia.

Benfica: Já é conhecida a lesão de Richard Ríos

O Benfica anunciou durante esta quinta-feira que Richard Ríos sofreu uma luxação anterior traumática do ombro direito

Benfica confirma que João Veloso foi operado

O Benfica informou através de uma nota que João Veloso foi alvo de uma cirurgia durante a última quarta-feira.

Ainda te lembras de Luciano Vietto? Pode juntar-se a Enzo Pérez em novo desafio

Luciano Vietto prepara-se para um novo desafio na sua carreira, já que se encontra livre no mercado desde o final de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting fecha contratação: «É uma questão de tempo»

Souleymane Faye está muito perto de ser reforço do Sporting. O extremo chega em definitivo proveniente do Granada.

FC Porto prepara-se para apresentar queixa contra jogador do Benfica

O FC Porto prepara-se para avançar com uma queixa ao Conselhode Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Gonçalo Oliveira.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa continua em grande na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli recebeu e venceu o Ajman por três bolas a uma, em jogo da 10.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.