Balanço do ano de 2016 no futsal

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesVou aproveitar para fazer já um balanço de um ano rico em eventos importantes como foi 2016 no futsal, em eventos não só de seleções como também de clubes.

Logo no início de Fevereiro tivemos o Campeonato Europeu de nações, que coroou a Espanha como grande dominadora da competição, ao lograr alcançar a sua sétima conquista em dez participações. Para o nosso lado, não se pode considerar uma prestação positiva, pois fomos eliminados nos quartos-de-final, quando em sorte nos calhou a futura campeã. Aqui, foi decisiva a derrota contra a Sérvia na fase de grupos, que atirou a nossa equipa para a vice-liderança do grupo A, em rota de colisão com o vencedor do grupo B, que foi naturalmente a equipa de nuestros hermanos.

Pouco tempo passado, foi hora de voltar a terras sérvias, desta feita para jogar o play-off de acesso ao Campeonato do Mundo, onde Portugal foi mais feliz, ganhando em Belgrado por 1-2. Igual resultado foi conseguido em Odivelas, e isso significou o acesso imediato da equipa das quinas à Colômbia, onde se disputou o Mundial durante o mês de Setembro. Na América do Sul a prestação lusitana foi muito mais brilhante, ao conseguir o quarto lugar, tendo como único ponto negativo a incapacidade portuguesa de conseguir chegar à medalha de bronze, ao perder em grandes penalidades com o Irão.

Contudo, essa não foi a única derrota de Portugal. Nas meias-finais, perdemos com a futura vencedora do Mundial, a Argentina (5-2), num jogo onde a diferença no marcador não espelhou a variância de qualidade entre ambas as equipas. A grande diferença residiu na eficácia da formação celeste e na brilhante exibição do guardião argentino, Nicolás Sarmiento, que evitou alguns golos certos dos nossos jogadores.

O único ponto negativo da participação na Colômbia, a derrota contra o Irão Fonte: Fifa
O único ponto negativo da participação na Colômbia: a derrota contra o Irão
Fonte: Fifa

Em termos de competições de clubes, foi um ano normal, com a participação do SL Benfica na edição 15/16 da UEFA Futsal Cup. Foi uma prestação mediana da equipa lisboeta, que foi eliminada nas meias-finais pelo futuro campeão europeu, o Ugra-Yugorzk, nos penáltis. Ainda foi possível resgatar a medalha, ao derrotar o Pescara nos terceiro e quarto lugares na marcação de grandes penalidades.

Como neste ano tivemos como campeão nacional o Sporting CP, fomos representados pela equipa leonina, que já está confirmada na final-four da competição mais importante a nível de clubes, faltando agora ver o que conseguem os leões fazer no Cazaquistão.

Foi, portanto, um ano razoável para os nossos representantes, em que o grande destaque pela negativa foi o Europeu. Pela positiva foi claramente o Mundial 2016 na Colômbia.

Foto de Capa: Fifa

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Filho de Thiago Silva convocado para a seleção de Sub-15 de Inglaterra

Iago Silva, de 14 anos e filho do internacional brasileiro Thiago Silva, foi convocado pela primeira vez para a seleção sub‑15 da Inglaterra, depois de se destacar nas camadas jovens do Chelsea.

Flamengo sonha com Darwin Núñez e avalia avançado da Premier League como alternativa

O elevado salário do avançado uruguaio afasta o interesse imediato do clube brasileiro, que mantém o internacional brasileiro no radar de Filipe Luís.

Pai de Rafael Leão lança música dedicada a Cristiano Ronaldo

No dia em que Cristiano Ronaldo celebra 41 anos, Frank Leão, nome artístico de António Leão e pai de Rafael Leão, lança uma música em sua homenagem.

Nuno Santos deixa mensagem após o regresso aos relvados pelo Sporting: «Muito feliz por voltar a fazer o que mais amo»

Nuno Santos deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado do Sporting voltou aos relvados no encontro da Taça de Portugal, frente ao AVS SAD.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.