Dodi Lukebakio prepara-se para sair do Benfica, com a sua passagem na Luz a ser de apenas uma única temporada.
Fim da linha para Dodi Lukebakio no Benfica. O jogador belga tem a sua saída sentenciada no final da temporada, depois do conflito que protagonizou com José Mourinho durante a vitória contra o Moreirense, depois de ter sido substituído no decorrer da segunda parte.
Uma chegada com um objetivo e um alto investimento
Dodi Lukebakio chegou à Luz no dia 1 de setembro de 2025 por 20 milhões de euros, depois de se ter assumido como a grande estrela do Sevilha. Numa fase em que Bruno Lage ainda era o treinador principal, o belga veio para fazer a posição de extremo com capacidade de explosão.
Com a lesão grave de Bruma, o jogador contou com mais espaço para afirmar-se de águia ao peito, com Gianluca Prestianni e Fredrik Aursnes a poderem desempenhar igualmente a função. Foi titular pela primeira vez na sétima jornada, contra o Gil Vicente, mantendo o estatuto até ao dia 9 de novembro.
Perda de espaço e lesão
Dodi Lukebakio lesionou-se em novembro de 2025, sofrendo uma fratura no tornozelo esquerdo ao serviço da seleção da Bélgica. O extremo ficou três meses de fora não voltou a conseguir ganhar o estatuto de titular, passando a ser utilizado como agitador a partir do banco, depois de voltar aos terrenos, a 17 de fevereiro, frente ao Real Madrid.
Desde então e até ao momento, o atleta foi titular em três ocasiões, perdendo a confiança da equipa técnica que tinha numa primeira fase da época. Gianluca Prestianni afirmou-se como titular e deverá manter a posição até ao final da época.
Longo contrato e estatísticas abaixo do esperado
Dodi Lukebakio tem um contrato longo com o Benfica, válido até 2030, com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Os encarnados não fecham a porta inclusivamente a um empréstimo do jogador que já passou pela La Liga e pela Bundesliga, mas que não se conseguiu impor na Primeira Liga.
Até ao momento, leva 21 encontros, com um golo marcado e três assistências. Poderá ser complicado ao Benfica reaver os 20 milhões de euros investidos, já que se trata de um jogador com 28 anos que não apresentou o rendimento esperado. O seu valor de mercado é de 20 milhões de euros, segundo o Transfermarkt.

