Desejos para o novo ano

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

À entrada para o novo ano, no Reino do Dragão vive-se em paz e sossego. Depois de um 2016 atribulado e para esquecer no que ao futebol diz respeito, um mês de Dezembro 100% vitorioso trouxe aos portistas, nesta quadra natalícia, uma confiança renovada e boas sensações sobre aquilo que pode ser o futuro da equipa profissional de futebol. No entanto, convém não esquecer que a margem de erro é nula e que, como tal, há que reunir esforços para que 2017 seja um ano de conquistas.

Imune aos críticos (grupo no qual me incluo) Nuno Espírito Santo tem vindo a trabalhar a equipa do FC Porto no sentido de a tornar mais forte, competitiva e acima de tudo unida. Goste-se ou não do estilo, o que é certo é que o técnico portista consegui passar no intervalo da chuva e reunir hoje um maior consenso nas bancadas do Dragão. E isto, diga Nuno o que disser, tem a ver com a melhoria do jogo da equipa e com o abandono (até ver) de alguns princípios de jogo utilizados como base na fase mais embrionária da temporada. O vício no jogo direto deixou de o ser e a posse, circulação e pressão alta passaram a ser palavra de ordem. Que seja para manter e melhorar.

Muitos se esquecem mas por esta altura do ano passado o FC Porto liderava a Liga NOS com 1 ponto de vantagem sobre o Sporting e 5 sobre o Benfica. Ora, volvido um ano, são 4 os pontos de distância para o SL Benfica. Embora seja uma desvantagem perfeitamente recuperável, é imperativo que esse fosso não se alargue porque como se tem visto no último ano e meio, os comandados de Rui Vitória, jogando bem ou mal, com ou sem ajuda de decisões de arbitragem, perdem muito poucos pontos. É preciso consistência para que, quando o Benfica falhar (e vai acontecer) o FC Porto esteja pronto para aproveitar eventuais deslizes. Assim, peço o 1.º desejo para 2017: Que em Maio, a Nação Portista se junte na Avenida dos Aliados e em muitos outros polos de festa espalhados pelo mundo, a festejar o 28º título de campeão nacional.

Na Liga dos Campeões, após uma fase de grupos, na minha opinião, bastante abaixo daquilo que seria exigido, o objetivo principal acabou por ser alcançado e o FC Porto seguiu para os Oitavos-de-final da competição. Segue-se a “Vecchia Signora”. Juventus de seu nome, esta equipa italiana é ou tornou-se sob o leme de Maximiliano Alegri a 4ª maior potência do futebol mundial a nível de clubes apenas atrás de Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique. É apenas uma opinião pessoal mas o incontestável pentacampeão italiano é, e ninguém o pode negar, de facto, uma das mais poderosas equipas ainda em prova e tem um plantel recheado de talento.

É preciso trabalhar muito para atingir os objetivos Fonte: FC Porto
É preciso trabalhar muito para atingir os objetivos
Fonte: FC Porto

Ao FC Porto apenas se exige mais vontade de vencer, mais crer, mais ambição, mais determinação e mais união. Se for capaz de suplantar o seu adversário em todos estes aspetos, então poderá sonhar com uma eventual passagem aos Quartos-de-final. Ficamos então com o 2.º desejo: Que o FC Porto mostre ao país, à Europa e ao Mundo a sua força e que ultrapasse este gigante italiano.

Resta, das competições nas quais o Porto ainda se encontra inserido, a Taça da Liga. É sabido que não é a competição preferida dos portistas e que ano após ano os responsáveis azuis e brancos desvalorizam a importância da mesma. Não é o abandono da Taça de Portugal que irá elevar por aí além o peso desta competição na presente época desportiva mas como grande clube que é cabe ao FC Porto lutar até à última gota de suor pela vitória nesta prova que este ano contará com uma Final Four no Algarve. 3.º desejo: Conquista da 1ª Taça da Liga da história do clube.

Ainda no que respeita ao futebol e ao desporto deixar votos de rápida recuperação aos jogadores lesionados, que de uma maneira geral, se dê mais atenção ao que se passa dentro das quatro linhas e menos ao que se passa fora, que o fair-play esteja sempre presente e, voltando a puxar a brasa à minha sardinha, que o FC Porto conquiste todos os títulos nas modalidades extra futebol em que está inserido e que o possível sucesso esta época lhe permita estar presente e vencer a Supertaça Cândido de Oliveira no próximo mês de agosto.

Por fim, e como o futebol é apenas a coisa mais importante das coisas menos importantes da vida, desejo um ano cheio de felicidade para todos os nossos leitores.

Foto de capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas soma nova vitória para a Taça da Turquia

O Besiktas recebeu e venceu o Keciorengucu por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Taça da Turquia.

Benfica: Já é conhecida a lesão de Richard Ríos

O Benfica anunciou durante esta quinta-feira que Richard Ríos sofreu uma luxação anterior traumática do ombro direito

Benfica confirma que João Veloso foi operado

O Benfica informou através de uma nota que João Veloso foi alvo de uma cirurgia durante a última quarta-feira.

Ainda te lembras de Luciano Vietto? Pode juntar-se a Enzo Pérez em novo desafio

Luciano Vietto prepara-se para um novo desafio na sua carreira, já que se encontra livre no mercado desde o final de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting fecha contratação: «É uma questão de tempo»

Souleymane Faye está muito perto de ser reforço do Sporting. O extremo chega em definitivo proveniente do Granada.

FC Porto prepara-se para apresentar queixa contra jogador do Benfica

O FC Porto prepara-se para avançar com uma queixa ao Conselhode Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Gonçalo Oliveira.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa continua em grande na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli recebeu e venceu o Ajman por três bolas a uma, em jogo da 10.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.