O aspeto psicológico na posição de guarda-redes

Cabeçalho modalidadesAlgo que todo o sincero amante de desportos coletivos sabe é que quem leva uma carreira como guarda-redes tem, pelo menos, dois aspetos comuns: a coragem e a loucura… É, também, algo inquestionável para todos os seguidores e praticantes de andebol que a posição de guarda redes tem tido uma importância crescente nos resultados e na qualidade de jogo de qualquer equipa de andebol. Mas será que o treino e a preparação dos guarda-redes têm seguido essa evolução?

O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa Fonte: T-Online
O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa
Fonte: T-Online

Infelizmente, na maioria dos casos, os guarda-redes estão privados das melhores condições para uma preparação especifica e contínua (apesar de, nos últimos anos, ter existido uma grande evolução a este nível). Não me refiro apenas a preparação física e “qualitativa”, refiro-me também a um acompanhamento e preparação psicológica. Para ser guarda-redes, na minha opinião, é necessário ter uma grande preparação psicológica para enfrentar as várias situações desfavoráveis que estes irão ter ao longo da sua carreira, como críticas por erros que não podem ser emendados, momentos decisivos em que é necessário manter a calma, alturas do jogo em que as coisas não estão a correr da melhor maneira e é necessário dar a volta por cima, entre muitas outras situações…

A verdade é que esta é uma posição muito solitária e das que mais críticas recebe quando alguma situação corre menos bem, portanto considero importantíssimo que seja dado um grande apoio psicológico a todos os guarda-redes, desde o inicio da sua carreira. Sendo isto feito, é provável que haja uma melhoria considerável, não só na qualidade, mas também no manter desta qualidade por mais tempo, não ocorrendo tantas oscilações entre bons e maus momentos.

Foto de capa: Montelongo Desportivo

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antevisão GP Hungria: Charles Leclerc apanha bons ventos e surpreende

A melhor qualificação do ano de Fórmula 1 ficou guardada para a última ronda antes da pausa de verão de 2025

Fim da polémica: Alexander Isak vai voltar aos treinos do Newcastle

Alexander Isak vai voltar a treinar juntamente com os seus companheiros de equipa do Newcastle. O avançado sueco esteve a manter a forma em Espanha.

Boas notícias para Ruben Amorim: Newcastle leva nega por proposta milionária por Benjamin Sesko

O RB Leipzig rejeitou uma proposta milionária do Newcastle por Benjamin Sesko. O avançado esloveno está também na mira do Manchester United.

Mudanças à vista no Sporting? Conrad Harder pode rumar à Juventus e leões tentam contratar Jota Silva e Clayton

O Sporting pode fazer mudanças na frente de ataque. Os leões podem transferir Conrad Harder para a Juventus e receber Jota Silva e Clayton Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal rejeitou proposta de clube português por Jakub Kiwior

Jakub Kiwior despertou a cobiça de uma equipa portuguesa. O defesa internacional polaco pertence aos quadros do Arsenal.

Andrea Belotti pode voltar a Portugal e está na mira de Braga e Vitória SC

Andrea Belotti tem vários interessados na Europa. O avançado internacional italiano é cobiçado pelo Braga e pelo Vitória SC.

FC Porto pode emprestar Iván Jaime a clube da Ligue 1

O Brest está muito interessado em contratar Iván Jaime neste mercado de verão. Emblema francês abre contactos por um empréstimo.