Olheiro BnR | Gilberto Mora

- Advertisement -

Rodrigo Mora ficou fora da lista final de Roberto Martinez para o Mundial de 2026. No entanto, o apelido Mora vai (quase garantidamente) marcar presença na competição, graças a outra jovem promessa do futebol mundial, de seu nome Gilberto Mora.

Gilberto Rafael Mora Zambrano nasceu em Tuxtla Gutiérrez, México, a 14 de outubro de 2008, menos de dois meses antes de Cristiano Ronaldo receber a sua primeira bola de ouro. Em 2026, Mora será um dos “diamantes” a pisar os relvados norte-americanos, entrando na competição já como detentor de um recorde sonante: o jogador mais jovem de sempre a conquistar um troféu internacional pelo seu país (Gold Cup 2025).

Formado no Club Tijuana, a quase 4000 km da sua terra natal, Gilberto Mora estreou-se na Liga Mexicana com apenas 15 anos e tornou-se o mais jovem marcador de sempre apenas duas semanas depois da estreia.

Já depois de arrecadar a Gold Cup ao serviço da seleção principal, Gilberto Mora foi uma das principais estrelas do Mundial de sub-20 de 2025, no Chile, onde o México chegou aos quartos de final. O centrocampista do Club Tijuana registou três golos e duas assistências, mas acima de tudo chamou à atenção pelos seus dotes técnicos.

Mora tem apenas 1.68m e aproveita o seu baixo centro de gravidade para trocar as voltas aos defesas adversários. O seu excelente domínio de bola e a capacidade de mudar de direção muito rapidamente permitem-lhe manter a bola na sua posse por mais tempo do que seria razoável para a maioria dos jogadores.

O seu pé preferencial é o direito, mas não se faz rogado se lhe derem oportunidade para rematar com o esquerdo. Esta ameaça impede que os defesas lhe concedam espaço e faz com que defendam com mais proximidade, acabando por dar vantagem a Mora no um para um.

As semelhanças com o seu “primo português” Rodrigo não se esgotam no apelido. Gilberto Mora joga predominantemente descaído para a esquerda, com o seu talento a evidenciar-se quando tem também liberdade para pisar zonas mais interiores do terreno, aproveitando os espaços que vão surgindo.

A sua inteligência posicional e timing de aceleração permitem-lhe criar o “caos controlado” que gera oportunidades nítidas de golo para a sua equipa. Tem tendência para receber a bola e mudar rapidamente de direção, criando assim desequilíbrios na defesa contrária, que podem depois ser aproveitados através de combinações curtas com os seus colegas.

Tendo em conta a sua clara aptidão para a receção orientada, bem como a capacidade de atrair a pressão e soltar no timing certo, Mora faz lembrar um Bernardo Silva dos tempos do AS Mónaco ou, se quisermos ser mais ousados, um Pedri com maior verticalidade.

Há naturalmente aspetos a melhorar por parte do jovem prodígio mexicano. Apesar de já ter uma maturidade considerável para a sua idade, a tomada de decisão pode ainda ser aprimorada. O aspeto físico terá também de ser desenvolvido, de forma a conseguir disputar os duelos de forma mais consistente.

Os próprios responsáveis do Club Tijuana consideram inevitável uma eventual saída de Mora para um clube europeu. O Mundial deste verão poderá ser a “montra final” para o jovem médio, que é uma das principais esperanças dos adeptos mexicanos para levar a “tricolor” longe na competição.

Espera-se, acima de tudo, que Gilberto não se junte à lista de grandes talentos mexicanos que não atingiram o nível que o seu potencial prometia, onde constam casos como Carlos Vela, Giovani dos Santos ou mesmo, mais recentemente, Diego Lainez.  

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League escolhe Viktor Gyokeres como o melhor reforço do ano: «Foi um fator decisivo para o Arsenal ganhar a Premier League»

Wayne Rooney foi desafiado a analisar a temporada. Lenda do Manchester United escolheu Viktor Gyokeres como o reforço da época.

Vítor Pereira transforma o Nottingham Forest: eis os números e o registo do treinador português no clube

O Nottingham Forest era uma equipa à deriva. Após Vítor Pereira chegar e mudar o rumo da época e os números do técnico contam uma história.

Cláusula de José Mourinho: Há novidades quanto ao processo

Benfica e Real Madrid negoceiam a possibilidade de prolongar a data limite da cláusula de 7 milhões de euros de José Mourinho.

Imprensa espanhola descreve rotina de José Mourinho: «O treinador português continua a viver o futebol como uma batalha diária»

José Mourinho está próximo do Real Madrid. A rotina diária do treinador foi descrita pela imprensa espanhola.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca desmente: Benfica não fez qualquer proposta oficial por Yunus Akgun

O Benfica foi associado a Yunus Akgun. Ainda assim, a imprensa turca garante que não há proposta oficial pelo extremo.

À atenção de Portugal: Uzbequistão já partiu para os EUA

O Uzbequistão está no Grupo de Portugal no Mundial 2026 e comitiva partiu esta terça-feira para os Estados Unidos da América.

Eis o salário que o Benfica oferece a José Mourinho para renovar contrato

O Benfica quer renovar contrato com José Mourinho. Já são conhecidos detalhes da oferta salarial encarnada ao treinador.