10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalO sonho concretizou-se! Chora-se de alegria, das bancadas ao relvado, por tudo o que o apito final naquele jogo significa – o nome do clube imortalizado num conto de fadas em que um “pequenino” bateu o pé aos “gigantes” num percurso notável, de contínua superação, terminado de forma gloriosa aos três apitos do árbitro do encontro. Os adeptos, por presenciar história, e a equipa, pelo facto de a terem feito, vão morrer sem esquecer aquele dia.

Este é um momento transversal aos campeões que se apresentam nesta lista. Todos eles fizeram os adeptos viver um dia que julgavam distante ou mesmo impossível de acontecer. Deixaram marca na história e fizeram cair queixos um pouco por todo o mundo ao superar os poderes estabelecidos nos respectivos campeonatos.

Passado tão pouco tempo de um momento tão marcante na história do futebol e da Premier League em particular (sim, está incluído nesta lista), e tendo em conta a recente ascensão competitiva do Red Bul… Perdão, RasenBall Leipzig na Bundesliga – disputa a liderança com o favoritíssimo Bayern  depois de ter passado 2015/2016 no segundo escalão -, a liderança do Nice (a par do Mónaco) na Ligue 1 e a aproximação do Sevilha ao primeiro lugar da Liga Espanhola, parece-nos pertinente olhar para trás e ver quais os campeões que chocaram o mundo com as suas conquistas.

Pela impossibilidade de incluir num top10 todos esses campeões, teve de se restringir a lista a alguns critérios. O primeiro passa pelo tempo – apenas a última década estará em análise –, e o segundo passa pelo impacto competitivo do campeonato – não analisámos os campeonatos da Bulgária, da Suécia ou semelhantes, não por termos menos respeito por eles, mas pelo facto de estes não terem dado a conhecer grandes conquistas a nível continental, isto é, olhámos apenas para aqueles que deram a conhecer mais campeões ou finalistas europeus ao longo da história (Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Holanda e França).

Colocadas as restrições (que podem desaparecer, num artigo posterior, de forma a completar esta análise, caso este tenha bom feedback), ficaram os dez finalistas. Não foram difíceis de escolher, dada a raridade do feito; o complicado foi mesmo colocá-los por ordem, com excepção do “útlimo” classificado, aquele que causou menos surpresa entre os dez que analisamos – O Borussia de Dortmund de 2010/11. O Signal Iduna Park é o ponto de partida da nossa viagem ao passado recente de campeões-surpresa…

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eduardo Quaresma vai ser operado nas próximas horas: eis as novidades

Eduardo Quaresma está hospitalizado em Leiria e será operado ao maxilar esquerdo nas próximas horas. Defesa lesionou-se no Sporting x Vitória SC.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede e explica mudanças na estratégia do Vitória SC contra o Sporting na Taça da Liga

Luís Pinto analisou o triunfo do Vitória SC frente ao Sporting por 2-1 na Taça da Liga. Técnico respondeu a questão do Bola na Rede.

Drama na Taça da Liga: Eis como o Vitória SC fez reviravolta contra o Sporting

O Vitória SC venceu o Sporting por 2-1 e apurou-se para a final da Taça da Liga. Vê os dois golos de Alioune Ndoye já nos descontos.

Atenção, Benfica: equipa da Premier League pediu informações por Lorenzo Lucca

Lorenzo Lucca está a ser pretendido pelo Benfica. O avançado também se encontra referenciado pelo Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «O Sporting às vezes é um caso de estudo. Tem-nos acontecido tudo»

Rui Borges já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Leões perderam frente à equipa vitoriana e falham a final da Taça da Liga.

Luís Pinto: «A alma vitoriana esteve presente»

Luís Pinto já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão qualificados para a final da Taça da Liga.

Alioune Ndoye: «Estou mesmo feliz, vamos para a final em busca da vitória»

Alioune Ndoye reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão apurados para a final da Taça da Liga.