Jogo de preparação. Sábado, 6 de junho de 2026, 18h45.
A ANTEVISÃO: NO JAMOR, LUSOS VÃO DAR PONTAPÉ DE SAÍDA NO SONHO DO MUNDIAL
O mítico Estádio Nacional vai ser palco do início do sonho português para o tão ambicionado Campeonato do Mundo. Portugal, liderado por Roberto Martínez, vai receber a seleção chilena, naquele que será o primeiro teste dos primeiros esboços da faceta portuguesa na competição internacional que se aproxima.
O sonho português é uma realidade conhecida por todos os envolvidos, onde o timoneiro dos lusos, irá assim testar dinâmicas que farão (ou não) sentido para os embates que estão marcados em solo americano. Os 26 convocados de Roberto Martínez vão assim aquecer motores e alimentar a esperança dos Heróis do Mar na janela de embates que se seguem.
Do outro lado surge um Chile, que embora não qualificado para a atual edição do Campeonato do Mundo, a história conta-nos que sempre foi um adversário de grande qualidade. No seu palmarés, conta com a conquista de duas Copa América, embora tenha sido ausência recorrente nos últimos Mundiais.
Avizinha-se assim, um embate interessante, onde ambas as equipas vão poder mostrar o seu futebol, com a mira apontada para o futuro. Uma coisa é certa: as bancadas do Jamor vão estar pintadas de vermelho e verde, numa casa esgotada onde apoio aos portugueses em campo não faltará.
10 DADOS RÁPIDOS
- Portugal e Chile já se defrontaram por três ocasiões, sendo o empate o resultado mais comum.
- A última vez que os dois emblemas se defrontaram foi em junho de 2017, aquando da Taça das Confederações.
- Silvestre Varela é o melhor marcador em embates frente ao Chile no século XXI.
- Do outro lado, o ex-Sporting, Matías Fernández, coloca-se como o futebolista que mais faturou frente aos portugueses (um golo).
- Portugal procura voltar às vitórias no Estádio do Jamor, depois de ter perdido o amigável disputado em junho de 2024, diante da Croácia.
- Chile não marca presença no Campeonato do Mundo desde 2014.
- Já a Seleção Portuguesa, soma a sua sétima participação consecutiva.
- A turma de Roberto Martínez prepara-se para medir forças frente ao Congo, Usbequistão e Colômbia.
- Cristiano Ronaldo é o melhor marcador de sempre pela Seleção Portuguesa (143 golos).
- O árbitro desta partida será Luca Zufferli (Itália).
JOGADORES A TER EM CONTA


Bruno Fernandes – O internacional português coloca-se como um dos futebolistas a ter em conta na caminhada lusa no Campeonato do Mundo. Após uma ótima temporada ao serviço do Manchester United, o médio aponta a afinar-se na ‘orquestra’ de Martínez, procurando por boas exibições ainda nos embates de cariz amigável.


Ben Brereton – Convocado para o embate diante de Portugal, o ponta-de-lança de 27 anos procura uma boa exibição. Na presente temporada, ao serviço do Derby County, concretizou por oito ocasiões e assistiu por três, colocando-se como um atleta a ter em consideração por parte da defesa portuguesa.
XI´s PROVÁVEIS
Portugal: Diogo Costa, Nélson Semedo, Gonçalo Inácio, Tomás Araújo, João Cancelo, Samú Costa, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Trincão, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo.
Treinador: Roberto Martínez
«O foco é levar todos os jogadores ao mesmo nível. Este bloco é uma continuação do que fizemos em março, os treinos tiveram intensidade e o grupo está unido. O Chile tem coisas parecidas com a Colômbia, por exemplo. O segundo bloco começa no Mundial, só amanhã teremos os jogadores campeões da Europa. Gostamos muito de jogar à frente dos nossos adeptos e estamos entusiasmados».
Chile: Vigouroux, Gabriel Suazo, Maripán, Lichnovsky, Ian Garguez, Felipe Loyola, Vicente Pizarro, Sepúlveda, Dario Osorio, Gutiérrez e Brereton.
Treinador: Nicolás Córdova
«Não sei se há outro país com um meio-campo como Portugal, é muito difícil escolher o meio-campo de Portugal hoje em dia, tal como o trio de ataque de França. Há situações que se vão equiparando, sem dúvida para mim que é candidato e a questão é ver como vai a equipa».
PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-0 Chile

