João Diogo Manteigas critica Rui Costa pela demora na renovação de José Mourinho. O antigo candidato considera o atual projeto um desastre.
João Diogo Manteigas em entrevista ao jornal A Bola abordou a atualidade do Benfica e focou a sua principal análise no impasse contratual do treinador da equipa principal, recorrendo à seguinte citação extensa e integral:
«Começamos pelo início. José Mourinho é contratado e tem uma cláusula no contrato, dita por Rui Costa e confirmada por José Mourinho: ‘se não ganhar as eleições, eu não quero que a estrutura fique dependente do treinador e o treinador também tem prerrogativa de ir embora’. Certo. Nos contratos típicos de treinador, se essa é a condição, é uma cláusula a que chamamos condicional. A partir do momento em que Rui Costa ganha as eleições, essa cláusula tem de caducar automaticamente. Defenderia o Benfica daquilo que está a passar-se. E também defenderia o treinador. A pressa foi tanta em contratar uma arma eleitoral, um treinador que iria fazer o papel transversal de treinador, de diretor de comunicação, de defender o Benfica, contra tudo e contra todos… Contra a arbitragem. A figura de Mourinho defendia a própria instituição, confundia-se com a própria instituição, o que é um erro. Mourinho era um trabalhador e tinha de ser defendido como qualquer outro trabalhador, beneficiando daquilo que Mourinho tem de bom. Esse é o primeiro grande problema, é um problema contratual. A cláusula tinha de ser condicional, tinha de cair a partir do momento em que o Rui Costa ganha as eleições, para não se colocarem a jeito, Mourinho e a SAD. O que é que aconteceu? Vimos José Mourinho a pedir a renovação publicamente, a dizer que estava cá, que gostava muito de estar no Benfica, que achava estar a perder uma proposta de renovação, porque queria continuar no Benfica. E ausência completa da SAD sobre o assunto. Até à semana do jogo na Amoreira [com o Estoril], em que é apresentada proposta de renovação — quarta-feira. É mensagem que o Benfica passa de ‘não sei bem se queremos que o José Mourinho continue’».
Sobre o atual momento do clube encarnado, o sócio e antigo candidato presidencial resumiu o sentimento geral da massa adepta com a seguinte declaração:
«Nenhum sócio está satisfeito com o caminho do Benfica, é a continuidade dos últimos cinco anos».
Para além do dossiê técnico, o advogado avaliou o panorama desportivo da instituição através de mais uma citação direta bastante taxativa:
«Não há projeto desportivo. É um desastre completo».

