Vitória SC: À (re)conquista da Europa

Cabeçalho Futebol Nacional

Quando Rui Vitória se transferiu para o SL Benfica, deixou uma herança pesada no Vitória SC. Na época passada, a equipa vimaranense ressentiu-se da saída do treinador que garantiu o segundo título oficial da história do clube. Armando Evangelista, técnico promovido da equipa B, mostrou-se, desde logo, sem estofo para este desafio, sendo despedido após a quinta jornada do campeonato.

Seguiu-se a aposta em Sérgio Conceição, um técnico com algumas provas dadas no futebol português. E apesar deste ter lançado alguns jovens na equipa principal e de ter aproximado a equipa da sua identidade, o antigo jogador do FC Porto não conseguiu construir uma equipa equilibrada e consistente.

No final, o Vitória de Guimarães terminou o campeonato no décimo lugar, para além de ter sido precocemente eliminado da Taça de Portugal (derrota na terceira eliminatória em Penafiel por 2-0), da Taça da Liga (derrota na segunda fase por 3-2 contra o Rio Ave FC), e também da Liga Europa pelo modesto SC Altach. Os vitorianos estão habituados a mais e melhor.

Para a nova época o objectivo estava bem definido: conquistar um lugar de acesso às competições europeias. Para além de o plantel ter sido bem reforçado, o presidente Júlio Mendes apostou em Pedro Martins, um treinador com experiência nas competições europeias, sendo também um conhecedor da casa (jogou no Vitória SC em 1994/1995).

Após trabalhar vários anos com o mesmo treinador, não é fácil uma equipa adaptar-se a um novo modelo de jogo, a novas ideias e a novos métodos de trabalho. Armando Evangelista e Sérgio Conceição evidenciaram essas mesmas dificuldades, mas, com Pedro Martins ao leme, a equipa vimaranense não demorou muito tempo a mostrar as suas credenciais. Depois da derrota no dérbi minhoto na jornada inaugural, seguiram-se duas vitórias contra Marítimo e Paços de Ferreira por 0-2 e 5-3, respectivamente. A equipa mostrou desde logo ter qualidade e capacidade para terminar o campeonato no top-5 da tabela classificativa, encontrando-se, precisamente, neste momento, em quinto lugar com 34 pontos, menos um que o Sporting CP e menos dois que o SC Braga.

O Vitória de Guimarães está também nas meias-finais da Taça de Portugal, depois de ter eliminado o CF Santa Iria (1-2), o Boavista FC (1-2 após prolongamento), o UD Vilafranquense (1-0) e o Sporting da Covilhã (0-1). Agora prepara-se para defrontar o Grupo Desportivo de Chaves nas meias-finais.

Quanto à equipa mais utilizada ao longo da época, na baliza Pedro Martins tem optado pela experiência. O brasileiro Douglas de Jesus, um dos jogadores com mais anos de casa, tem sido o guarda-redes titular no campeonato. Quanto a João Miguel Silva, uma das revelações da época passada, tem sido aposta nas taças. No final de contas, seja com o brasileiro de 33 anos ou com o internacional sub-21 português, a baliza da equipa vimaranense está bem entregue.

No centro da defesa, há uma dupla que tem sido indiscutível para Pedro Martins: Josué Sá e Pedro Henrique. O internacional sub-21 português com 24 anos demonstra já boa capacidade de liderança, sendo o capitão de equipa. O brasileiro Pedro Henrique, também conhecido por Pedrão, cumpre a sua segunda temporada no clube da cidade-berço, e destaca-se pela sua capacidade física. Com alternativas, o treinador conta com o francês Prince (ex-Rio Ave) e com o veterano Moreno.

A lateral direita é disputada por dois jogadores alentejanos. O ex-jogador do CD Nacional João Aurélio foi o titular do lado direito nas primeiras quatro jornadas, mas, após a derrota no Dragão, cedeu o lugar a Bruno Gaspar. O lateral formado no Benfica pode actuar tanto à direita como à esquerda, é um lateral com boa propensão ofensiva e dono de um cruzamento preciso, que já resultou em três assistências do lateral eborense neste campeonato. Na esquerda, Rúben Ferreira, jogador lançado por Pedro Martins no CS Marítimo, começou a época a titular, mas após a sua expulsão no jogo contra o Desportivo de Chaves para a 12ª jornada da Liga, o internacional sub-21 perdeu o lugar para o costa-marfinense Konan, jovem de 20 anos que iniciou a época na equipa B.

Como médio-defensivo, o brasileiro Rafael Miranda, que representou o Marítimo entre 2009 e 2013, começou como titular e estava a ser um dos jogadores mais regulares da equipa, até que as lesões o começaram a atormentar, e viu o seu lugar ser ocupado pelo polivalente João Aurélio. Como médio-centro, João Pedro era dono e senhor do lugar até ser o protagonista de uma das transferências mais surpreendentes deste mercado de Inverno.

O novo jogador do Los Angeles Galaxy tem tudo aquilo que um box-to-box deve ter: um jogador que cobre boa parte do terreno de jogo, possuindo boa qualidade de passe (curto e longo), habilidade na condução de bola, boa capacidade de desarme e também um bom pontapé de meia-distância. Realizou 17 jogos para o campeonato e marcou um golo, sendo, neste momento, o quinto jogador mais utilizado da equipa. Na sua ausência, o sul-africano Zungu foi a opção de Pedro Martins para o substituir no dérbi minhoto.

Como médio-ofensivo, o internacional peruano Paolo Hurtado tem sido o habitual titular. O ex-jogador do FC Paços de Ferreira já soma um golo no campeonato, dois na Taça de Portugal , e mais um na Taça da Liga. Bernard e Tozé são as alternativas para a posição. Nos extremos, há duas vagas em que três jogadores têm alternado entre si: os emprestados pelo FC Porto Hernâni e Marega, e o jovem brasileiro Raphinha, que tem sido uma das revelações do campeonato.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira: «Até Donald Trump tem processos na Justiça e é presidente dos EUA»

Luís Filipe Vieira, candidato à presidência do Benfica, defendeu-se em relação aos processos na Justiça. Eis o que disse.

Sandro Baessa ganha bronze nos Mundiais de Atletismo Paralímpico

Sandro Baessa ficou em 3.º lugar na prova dos 1500 metros T20 (deficiência intelectual) nos Mundiais de Atletismo Paralímpico.

Chelsea define preço de Enzo Fernández e são muitos milhões

O Chelsea quer receber pelo menos 122 milhões de euros por Enzo Fernández. Médio argentino foi associado ao Real Madrid.

Inter Miami de Lionel Messi pode contratar mais um internacional espanhol

O Inter Miami pode contratar Sergio Reguilón a custo zero. Há negociações e o lateral deve aceitar reforçar o clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Baixa da Juventus confirmada para o jogo com o Sporting

Juan Cabal sofreu uma lesão muscular e será baixa para o jogo da Juventus frente ao Sporting na Champions League.

O salto de Neemias Queta: O que esperar do poste português nos Celtics em 2025-26 | NBA

O início da época 2025-26 da NBA traz uma expectativa inédita para os adeptos portugueses: Neemias Queta poderá assumir um papel de destaque nos Boston Celtics.

Manchester United pensou em ex-treinador antes de contratar Ruben Amorim

O Manchester United pensou em recontratar Ole Gunnar Solskjaer em novembro do ano passado. Ruben Amorim assumiu o clube.