Ricardo Quaresma criticou a atitude e o rendimento da seleção no Mundial 2026. O antigo internacional pede um novo selecionador.
O antigo internacional português Ricardo Quaresma analisou a prestação da equipa das quinas no Mundial 2026, após a eliminação frente à Espanha, em declarações à LiveMode. O ex-jogador abordou o rendimento individual e coletivo da formação lusa durante a sua eliminação do torneio. Sobre a exibição de um dos elementos da defesa, o ex-atleta expressou a sua opinião através da seguinte afirmação:
«Renato Veiga faz um jogão a quê? A defender? Porque quando quer sair a jogar só faz é porcaria…».
A falta de iniciativa e de personalidade dos futebolistas dentro das quatro linhas mereceu fortes críticas por parte do antigo extremo. O ex-jogador apontou o dedo à atitude passiva do plantel:
«O grande problema aqui é que obviamente há um treinador, mas depois tens de assumir dentro de campo e tens de ser o treinador. (…) Estamos a falar de jogadores que estão num patamar muito elevado, são considerados os melhores do mundo. Eu não posso estar a olhar para o treinador à espera que ele me dê indicações a dizer para onde eu vou ou não vou».
O fraco rendimento dos vários setores da equipa e o comando técnico também não escaparam ao escrutínio do ex-futebolista. O antigo avançado avaliou a situação de Portugal:
«Um meio-campo muito, muito fraco. Um ataque fraco, uma defesa perdida… Eu não posso culpar só o Martínez porque os jogadores também não deram aquilo que tinham de dar».
Para o futuro, o ex-atleta deixou a seguinte exigência:
«A Seleção precisa de sentar, de ver o que está bem e está mal e de vir um treinador que entenda disto».

