Os 7 melhores jogadores que passaram por Sporting CP e FC Porto

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto, dois dos clubes históricos do futebol português, já tiveram vários intervenientes que estiveram nos dois lados da barricada. Entre treinadores e jogadores, foram dezenas os agentes do futebol que vestiram as duas camisolas.

Já existiram craques a saírem de Alvalade para o Porto, tal como já se verificou o inverso, com algumas figuras do FC Porto a trocarem as riscas verticais azuis e brancas pelas listas horizontais verdes e brancas. Vamos então conhecer sete desses jogadores, que nas últimas décadas tiveram o enorme privilégio de ter alinhado com os símbolos do Sporting e do FC Porto.

DERLEI

Fonte: Facebook Oficial de Derlei
Fonte: Facebook Oficial de Derlei

O Ninja Derlei foi uma figura mítica do futebol português na década de 2000, onde alinhou pelos “três grandes”, Porto, Benfica e Sporting. O clube onde teve mais sucesso foi o FC Porto, onde chegou em 2002/03 vinda União de Leiria. Esteve duas épocas e meia e venceu dois campeonatos, duas supertaças, Taça de Portugal,  Taça UEFA, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental.

Depois de ter apontado 38 golos na União e 39 nos dragões, Derlei, que era bastante conhecido pela sua enorme capacidade de trabalho e pelo faro que tinha pelo golo, saiu para o Dínamo de Moscovo, onde manteve a bitola exibicional. Contudo, o frio russo e a instabilidade do clube fizeram com que regressasse a Portugal, para jogar no Benfica. Depois de meio ano para esquecer nas “águias”, Derlei seguiu para o Sporting onde foi, na minha opinião, o melhor parceiro que Liedson teve na equipa.

Nos leões, o Ninja brasileiro participou e até marcou um golo importante no mítico jogo dos 5-3 frente ao Benfica em Alvalade. Pouco depois de sair do Sporting, Derlei terminou a carreira no Brasil. Ainda assim, é um dos jogadores que, apesar de ter alinhado em dois clubes rivais, recebe o carinho dos adeptos de ambos os clubes. Isto também se deve ao enorme respeito e capacidade de sacrifício que sempre demonstrou dentro das quatro linhas.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecida a hora da antevisão de Rui Borges ao Estrela da Amadora x Sporting

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino a pensar no Estrela da Amadora. Rui Borges faz a antevisão do jogo esta sexta-feira.

Estrela da Amadora tem 2 jogadores em dúvida para o jogo contra o Sporting

O Estrela da Amadora continua a ter dois nomes em dúvida para o duelo contra o Sporting. Stefan Lekovic e Paulo Moreira recuperam de lesão.

Braga confirma 2 lesões depois do empate contra o Real Bétis e defesa vai estar fora até à próxima temporada

O Braga confirmou duas lesões na equipa principal. Sikou Niakaté e Diego Rodrigues são baixas prolongadas no clube.

Pau Cubarsí e o seu cartão vermelho no jogo frente ao Atlético Madrid: «Assumo a responsabilidade pelo que aconteceu»

O Barcelona perdeu frente ao Atlético Madrid por 2-0 na Champions League. Pau Cubarsí levou cartão vermelho direto e já reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo defesa-central apoia continuidade no Benfica e atira: «José Mourinho é a pessoa ideal»

O antigo defesa-central Sérgio Nunes defende a continuidade de José Mourinho no comando técnico do Benfica, sublinhando que a estabilidade do plantel e a confiança da direção são fundamentais para alcançar bons resultados.

Alejandro Davidovich Fokina confirmado no Estoril Open e ainda atira: «Tenho saudades dos pastéis de nata»

Alejandro Davidovich Fokina é a quarta confirmação para a edição de verão do Estoril Open, que decorrerá entre 18 e 26 de julho em Cascais.

Atenção, Braga: Sikou Niakaté pode falhar o resto da temporada

Sikou Niakaté está em risco de falhar o resto da temporada. Defesa-central lesionou-se no empate do Braga com o Real Bétis.