O novato que transformou o TSG Hoffenheim

Cabeçalho Liga Alemã

Por estes dias há um nome que faz correr muita tinta por terras germânicas. Um treinador que chega à Bundesliga com apenas 29 anos já é um facto assinalável, mas quando completa uma volta inteira sem perder e num clube que esteve à beira da descida na época passada, esse feito torna-se quase heroico. Falamos, claro está, de Julian Nagelsmann. O ‘menino’ que na época passada comandava os juniores do clube e que este ano tem conduzido o Hoffenheim de forma brilhante, ao ponto de não ter perdido nenhum jogo em toda a primeira volta. O primeiro desaire surgiu na passada semana, na visita ao campo do RB Leipzig, a outra grande surpresa da Bundesliga.

Na época transata, ao cabo de 20 jornadas, Huub Stevens, até então o treinador,  deixou-lhe nas mãos uma equipa desmotivada e com apenas 14 pontos somados. Nas restantes 14 rondas do difícil campeonato alemão conseguiu 21 pontos e a tão desejada manutenção. Depois de 6 anos a servir as camadas jovens do clube, a boa campanha foi recompensada e a direção deixou-o na cadeira de sonho para a nova época. Assim, com uma idade tão tenra, Nagelsmann vive um autêntico conto de fadas neste momento.

O técnico está a espremer e a tirar todo o potencial de jogadores que andavam meio perdidos nas suas carreiras, como Kramaric e Sandro Wagner, dois atacantes que levam já 18 tentos em conjunto e que têm papel fulcral na manobra ofensiva da equipa. Outro dos destaques tem sido Sebastian Rudy, o médio é o equilíbrio de toda a equipa e a sua regularidade já lhe valeu um contrato rubricado com o Bayern de Munique para a próxima temporada.

A união tem feito a força na formação alemã Fonte: TSG Hoffenheim
A união tem feito a força na formação alemã
Fonte: TSG Hoffenheim

Sem nomes sonantes nas suas fileiras, este é um Hoffenheim que se destaca pela sua coesão e entreajuda, é uma equipa que sabe esperar pelo erro do adversário e dar o golpe final com contra-ataques muito bem delineados. Os 10 empates que tem no campeonato poderiam pressupor que se trata de uma formação defensiva, mas tal não acontece. Sabe é que na impossibilidade de ganhar um jogo, há empates que são importantes e obviamente melhor que derrotas, como foi na casa do campeão Bayern ou no seu reduto com o Dortmund.

Nota-se que este Hoffenheim sabe para onde quer ir, tem um rumo bem traçado e muito por culpa do homem que comanda o ‘barco’. Resta-nos esperar para ver como corre esta segunda volta e se o apuramento para a Liga Europa surge, ou mesmo se dá uma espreitadela nos lugares de acesso à champions. Mas de uma coisa não restam muitas dúvidas – Nagelsmann não engana. Dá todos os sinais de ser um treinador com um futuro risonho e que vai dar que falar no mundo do futebol, parece estar talhado para voos mais altos. O tempo encarregar-se-á de o mostrar.

 Foto de capa: TSG 1899 Hoffenheim

João Nuno Aguiar
João Nuno Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Deu o pontapé de partida no mundo do futebol aos 5 anos no G. D. Peniche. Com 14 anos chegou ao Boavista F.C. para integrar as camadas jovens e assistir ao primeiro e único título de campeão nacional do clube portuense. Licenciado em radiologia, trocou o futebol profissional pela saúde, mas manteve a paixão pelo desporto rei, que ainda joga por hobby e que o mantém sempre atento ao que se passa aquém e além-fronteiras.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez marca na estreia como jogador do Al Hilal

O Al Hilal goleou o Aarau da Suíça por 6-0, num encontro de preparação para a nova época. Darwin Núñez estreou-se e marcou.

Um início que põe à prova | FC Porto x Vitória SC

Após vencer o Atlético de Madrid no jogo de apresentação, o FC Porto chega à primeira jornada num grande momento de forma.

Rémy Vita oficializado como novo reforço do Tondela

Rémy Vita foi apresentado como novo jogador do Tondela. Lateral esquerdo reforça as opções às ordens de Ivo Vieira.

Ex-Benfica pede para sair do Vasco da Gama depois de insultos e críticas dos adeptos

João Victor pediu para sair do Vasco da Gama. Defesa central tem sido alvo da ira dos adeptos e ouvido críticas e insultos constantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense vence Alverca renovado nos descontos em jogo marcado por falha de André Gomes e festejo à Viktor Gyokeres

O Moreirense venceu o Alverca por 2-1 na primeira jornada da Primeira Liga. Cónegos garantiram triunfo nos descontos.

Braga arranca Primeira Liga com vitória frente ao Tondela

O Braga bateu o Tondela por 3-0, na primeira jornada da Primeira Liga. Vítor Carvalho, Pau Víctor e Ricardo Horta marcaram os golos.

Barcelona aplica chapa 5 ao Como 1907 e conquista Troféu Joan Gamper

O Barcelona venceu o Como 1907 por 5-0 no último jogo da pré-época. Culés venceram Troféu Joan Gamper.