A investigação do Ministério Público a alegadas interferências na arbitragem portuguesa foi analisada pela imprensa espanhola.
A investigação do Ministério Público a alegadas interferências na arbitragem portuguesa tem eco na imprensa espanhola. Num artigo intitulado «Escândalo na arbitragem em Portugal», que podes ler na íntegra, o Mundo Deportivo dá conta do caso:
«O Ministério Público de Portugal investiga alegados crimes de corrupção e tráfico de influências relacionados com o processo de nomeação de árbitros do futebol português, num caso que se encontra numa fase preliminar e no qual não há, até ao momento, acusações ou acusados. O Ministério Público confirmou a abertura de uma investigação no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) com base numa denúncia e desenvolvida com o apoio da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária. (…) as investigações concentram-se em alegadas interferências no processo de nomeação de árbitros para encontros da reta final da Liga Portuguesa 2025-2026. (…) Entre os episódios sob investigação estão as nomeações arbitrais para dois jogos do Estrela da Amadora nos últimos dias do campeonato».
O jornal espanhol assinala também os nomes mencionados pelas autoridades, destacando ainda a reação de André Villas-Boas ao caso:
«A documentação enviada à Polícia Judiciária menciona, entre outros, o árbitro Hélder Malheiro e o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Luciano Gonçalves, embora as autoridades não tenham feito nenhuma acusação contra eles. O caso tem origem na renúncia, no final de junho, de Duarte Gomes como diretor técnico nacional da arbitragem. (…) O presidente do Porto, André Villas-Boas, pediu a suspensão temporária de Luciano Gonçalves à frente do Conselho de Arbitragem até que os factos sejam esclarecidos, considerando que a medida contribuiria para proteger tanto a instituição quanto o próprio líder».
Recorda todos os detalhes sobre a investigação e as denúncias que deram origem ao caso.

