Nove e meio

sl benfica cabeçalho 1

É a posição da moda no futebol actual. O espaço para os criativos vai desaparecendo – a essência do número 10 desvaneceu-se – e, no futebol actual, por entre as amarras das marcações e da anulação dos espaços, foi necessário “criar” um novo tipo de jogador. Um jogador que, sendo criativo, pudesse oferecer outras coisas – jogo entre linhas, ´capacidade de romper com bola e, essencialmente, ser uma muleta importante para a referência ofensiva. Todas estas características são dominadas por Jonas, figura maior do futebol benfiquista nas duas últimas temporadas. Importa então perceber, como é que poderá haver um Benfica competitivo e forte, se, o brasileiro não puder dar o seu contributo. Com a saída de Guedes ainda fresca…

Qualquer equipa sente a falta do seu jogador mais decisivo. Qualquer equipa joga melhor com o seu melhor jogador em campo. Parecem duas ideias feitas do futebol. E, de certa forma, é impossível contrariá-las. No caso específico do Benfica, convém, mais do que tudo, explorá-las.

Jonas é peça fundamental no Benfica Fonte: Facebook Oficial de Jonas
Jonas é peça fundamental no Benfica
Fonte: Facebook Oficial de Jonas

Jonas fez falta. O Benfica teria perdido os mesmos jogos com ele em campo? Impossível saber. Porém, um jogador que oferece criatividade, inteligência de movimentos sem bola, capacidade no último passe e…golo. Muito golo. Apesar de alguma indefinição inicial, Rui Vitória apostou em Guedes e o português cumpriu com distinção. Oferecendo coisas diferentes, o jovem avançado conseguiu “reinventar” a posição dentro do modelo benfiquista assente num princípio assinalável: não substituir Jonas, mas sim, dar ao colectivo as suas características.

Agora que a Champions está aí à porta, um novo debate promete animar as tertúlias futebolísticas. Deve ou não o Benfica solidificar o seu meio-campo e jogar com três médios em jogos de exigência máxima? A contratação de Felipe Augusto terá sido já a penar um pouco nisso. Agora Rui Vitória tem o poder da decisão. Fortalece o meio-campo e (re)coloca Pizzi na ala – a equipa perdia largura e o seu maior criativo da zona de decisão, mas ganhava inteligência na ala – ou introduz um sistema com três médios e obriga Jonas a jogar fora da sua zona de conforto. A solução da ausência de Jonas teria aqui, nesta situação, de ser também equacionada.

Sempre com a solução Rafa à espreita – o português, em determinados momentos do jogo, pode oferecer coisas diferentes naquela posição -, o Benfica tem um cenário de dilemas tácticos nesta sua posição que tem um dono que a interpreta como poucos. As questões ficam lançadas e o talento, para gáudio de Rui Vitória, também abunda…

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.