Primeira Liga, 5.ª jornada. Sábado, 5 de setembro de 2026, 18h00.
A ANTEVISÃO: O BENFICA DESLOCA-SE À MADEIRA PARA DEFRONTAR O MARÍTIMO, E QUER SOMAR OS TRÊS PONTOS PARA NÃO SE ATRASAR NA LUTA PELO TÍTULO
Três anos depois o Benfica regressa ao mítico Caldeirão dos Barreiros para defrontar o Marítimo, que este ano regressou ao principal escalão do futebol português. Os encarnados querem levar a melhor neste duelo histórico para continuarem na perseguição ao líder FC Porto, que ontem venceu o Moreirense, e ao Sporting, que joga a seguir às águias.
Na próxima quarta-feira o conjunto orientado por Marco Silva acerta as contas do campeonato para defrontar o Moreirense, em jogo correspondente à terceira jornada. Mas por agora o foco está apenas e só nos insulares.
Se no último jogo a grande novidade foi a estreia de João Palhinha com a camisola do Benfica, agora o duelo com o Marítimo marca o regresso de Fredrik Aursnes aos convocados. No entanto, Marco Silva não confirmou a titularidade do médio norueguês. João Palhinha é que deverá mesmo estrear-se a titular no meio-campo, juntamente com Leandro Barreiro.
De resto o onze não vai sofrer muitas alterações em relação aos últimos encontros. Vangelis Pavlidis continua de pé quente, mas é Gianluca Prestianni quem está a dar mais nas vistas neste arranque de temporada. O extremo argentino tem feito grandes exibições no lado esquerdo do ataque, e a continuar assim Andreas Schjelderup dificilmente voltará a ser o habitual titular.
O Benfica, com o seu esquema habitual 4-2-3-1, vai entrar forte no jogo, sem esquecer que do outro lado vai estar uma equipa que vai contar com o forte apoio dos seus adeptos. Marco Silva trouxe esta época uma dinâmica mais ofensiva ao Benfica, e isso reflete-se nos golos marcados. São já 30 nos nove jogos oficiais até ao momento. A nível defensivo também tem mostrado progressos.
Os encarnados estão com o plantel praticamente na máxima força, onde só Jaden Umeh é o único indisponível por estar lesionado.
O Marítimo recebe o Benfica com várias baixas. Simo Bouzaidi, Maxime Dominguez, Nathanael Ogbeta, Tomás Tavares e Yellu Santiago estão lesionados e não vão a jogo. Mas nem isso tira a confiança a Mitchell van der Gaag. O treinador neerlandês é adepto do 4-3-3, e é com essa tática que vai tentar roubar os três pontos às águias.
O Marítimo joga um futebol bastante ofensivo e conta com extremos bastante rápidos. O conjunto insular quer regressar às vitórias, depois de ter perdido e empatado nos últimos dois encontros. Perspetiva-se um jogo equilibrado, mas onde o Benfica parte como principal favorito.
No entanto, a história diz-nos que as visitas dos três grandes ao Caldeirão dos Barreiros foram quase sempre difícieis.
O árbitro da partida será Sérgio Guelho, da Associação de Futebol da Guarda.
10 DADOS RÁPIDOS
- 1. Marítimo e Benfica já se defrontaram 101 vezes em todas as competições. 12 triunfos para os insulares e 71 vitórias para os encarnados.
- 2. Nesses 101 jogos, a formação madeirense marcou 77 golos e o clube lisboeta 254.
- 3. A maior vitória fora dos encarnados frente ao Marítimo aconteceu na época 2008/09, para o campeonato. 6-0 foi o resultado.
- 4. O triunfo mais gordo do Marítimo em sua casa frente ao Benfica ocorreu na temporada 2000/01, para o campeonato. Vitória por 3-0.
- 5. O resultado mais comum entre as duas equipas no Estádio do Marítimo é o 1-1, e já se verificou em 10 ocasiões.
- 6. O primeiro duelo da história entre Benfica e Marítimo aconteceu no ano de 1930. Vitória das águias por 2-3.
- 7. O Benfica já não perde um jogo para o campeonato desde o dia 25 de janeiro de 2025, quando foi derrotado pelo Casa Pia.
- 8. A média de altura do plantel do Marítimo é de 1,82 metros.
- 9. A formação orientada por Marco Silva tem uma média de 3,33 golos marcados por jogo até ao momento.
- 10. O útlimo confronto no Funchal entre os dois emblemas foi há três anos. Vitória do Benfica por 0-3.
JOGADORES A TER EM CONTA


Martín Tejón – Aterrou na Madeira em 2025, e é hoje um dos jogadores mais influentes do Marítimo. Contratado ao Valência, Martín Téjon deslumbrou na época passada com cinco golos marcados e cinco assistências. O extremo esquerdo espanhol de 22 anos é conhecido por ser um jogador rápido e tecnicista. É também perigoso na marcação de livres diretos. Se estiver ao seu melhor nível, pode dar muitas dores de cabeça à defesa do Benfica.


Gianluca Prestianni – Que arranque de época está a fazer Gianluca Prestianni ao serviço do Benfica. O extremo de apenas 20 anos passou para o lado esquerdo do ataque e tem maravilhado os adeptos encarnados com golos, alguns dignos de estar num museu. Já leva cinco tentos marcados e uma assistência em apenas sete jogos. Na época passada realizou 41 partidas e fez balançar as redes em apenas três ocasiões. Uma diferença abismal. Marco Silva parece ter encontrado o lugar certo para Prestianni, sabendo que o craque argentino pode desempenhar várias posições no ataque.
XI´s PROVÁVEIS
Marítimo: Pastor; Igor Julião, Rafael Fernandes, Romain Correia e Paulo Henrique; Rodrigo Andrade, Raphael Guzzo e Danilovic; Bryan Limbombe, Martín Tejón e Butzke
Treinador: Mitchell van der Gaag
«Estes jogos são bons para mostrar a nossa qualidade e, neste aspeto, nós também temos responsabilidade. Por isso, estou à espera de um jogo difícil, como sempre, contra uma equipa grande, que tem muita qualidade. Mas, mais uma vez, eu costumo dizer aos meus jogadores: nós não somos coitadinhos, nós temos de lutar, nós temos de trabalhar. A equipa até agora está a fazer isso e também tem de mostrar isso mais uma vez num jogo em casa contra o Benfica».
Benfica: Samuel Soares; Bah, Tomás Araújo, Lenglet e Dahl; João Palhinha e Leandro Barreiro; Sudakov, Prestianni e Rafa; Pavlidis
Treinador: Marco Silva
«Concordo com o facto de terem entrado com bons resultados, o que é bom para uma equipa que voltou à Primeira Liga. É uma equipa agressiva no seu espaço com um bom ambiente. As equipas que sobem normalmente vêm com uma sequência de vitórias. Vai criar-nos dificuldades e vamos ter de estar ao nosso melhor».
PREVISÃO DE RESULTADO: Marítimo 0-2 Benfica

