No caminho para o Dragão há um galo para ultrapassar | Benfica x Gil Vicente

- Advertisement -

Primeira Liga, 6.ª jornada. Domingo, 13 de setembro de 2026, 18h00.

A ANTEVISÃO: ÁGUIAS QUEREM VENCER GILISTAS ANTES DA VISITA AO DRAGÃO. VISITANTES PROCURAM O REGRESSO ÀS VITÓRIAS

Dragão à vista. Muitos benfiquistas já estarão a pensar no clássico com o FC Porto, que se vai disputar no próximo fim de semana. Mas antes, o Benfica terá de vencer o Gil Vicente para continuar a dois pontos dos azuis e brancos, que já fizeram a sua parte nesta jornada.

É uma partida de extrema importância para as águias, pois perder pontos com os gilistas e uma eventual derrota com o FC Porto poderá fazer o Benfica distanciar-se ainda mais da liderança.

As dinâmicas que Marco Silva implementou na maneira de jogar do Benfica tem agradado aos adeptos. Esta época os encarnados deram um salto significativo na forma de jogar, e nota-se que a equipa está mais vocacionada para o ataque. Mesmo quando se apanha com uma larga vantagem no marcador o Benfica quer ir sempre em busca de mais golos. Para este desafio o técnico encarnado deverá manter o onze que foi vencer a Moreira de Cónegos.

Andreas Schjelderup voltou à titularidade em detrimento de Georgiy Sudakov e rubricou uma grande exibição. Vai ficando cada vez mais evidente que o médio ucraniano sente o seu lugar em risco. De fora desta partida estão Alexander Bah e Jaden Umeh, ambos lesionados.

O Gil Vicente vem de uma derrota e um empate e vai ao Estádio da Luz tentar o regresso aos triunfos. A formação orientada por Luís Pinto quer fazer aquilo que mais ninguém fez desde o dia 25 janeiro de 2025, quando o Benfica perdeu pela última vez para o campeonato. Não será uma tarefa fácil, mas convém lembrar que em 2021 e 2022 o Gil Vicente bateu o pé ao Benfica no ninho da águia. Essas duas vitórias poderão servir de inspiração para o conjunto de Barcelos surpreender os encarnados.

Os gilistas, que utilizam o sistema 4-2-3-1, apresentam um futebol com transições rápidas e gostam de construir jogo desde trás. É também uma equipa vocacionada para jogar pelas faixas. Weverson Costa, Santi García, Mohamed Bamba, Arthur Tchaptchet e Walace França estão lesionados e não vão a jogo.

Perspetiva-se um encontro com maior posse de bola e maior pendor ofensivo por parte do Benfica. A jogar diante da sua massa associativa os encarnados vão querer adiantar-se cedo no marcador para depois gerirem os acontecimentos à sua vontade. Já o Gil Vicente não tem nada a perder e vai jogar o seu jogo, mas sobretudo vai tentar aproveitar qualquer erro que o Benfica possa cometer para ter êxito.

Será um duelo entre duas equipas com objetivos diferentes no campeonato, mas ambas com a ambição máxima dos três pontos. O árbitro da partida será João Gonçalves, da Associação de Futebol do Porto.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Benfica e Gil Vicente já se defrontaram 55 vezes em todas as competições. 42 triunfos para os encarnados e seis vitórias para os gilistas.

2. Nesses 55 jogos, o Benfica marcou 115 golos e o Gil Vicente 34.

3. As maiores vitórias caseiras dos encarnados frente ao Gil Vicente aconteceram nas épocas 1991/92, 2012/13 e 2013/14. 5-0 foi o resultado desses três jogos.

4. O triunfo mais gordo do Gil Vicente no Estádio da Luz ocorreu na temporada 2005/06, para o campeonato. Vitória por 0-2.

5. O primeiro duelo da história entre Benfica e Gil Vicente aconteceu em 1990. Triunfo das águias por 3-0.

7. Vítor Paneira foi o primeiro jogador a marcar nos confrontos entre os dois emblemas.

8. O Benfica não perde um jogo para o campeonato desde o dia 25 de janeiro de 2025, quando foi derrotado pelo Casa Pia.

9. A média de idade do plantel do Gil Vicente é de 24 anos.

10. A formação orientada por Marco Silva tem uma média de 3,36 golos marcados por jogo até ao momento.

JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Vangelis Pavlidis (Benfica) – Atravessa um excelente momento de forma neste início de época, onde já marcou 12 golos em 10 jogos em todas as competições. O ponta de lança grego continua a ser o terror dos guarda-redes adversários em Portugal. Marco Silva trouxe uma mentalidade mais ofensiva para o Benfica e Pavlidis só está a ganhar com isso. Tem sido o máximo goleador dos encarnados desde que chegou à Luz, e vai tentar bater o recorde dos 30 golos que marcou em cada uma das duas temporadas anteriores.

Héctor Hernández (Gil Vicente) – Regressou ao futebol português na última época, depois de ter representado o GD Chaves em 2022/23. E está a começar bem a sua segunda aventura por terras lusas. Já marcou dois golos, tantos como fez na última temporada, mas aí só participou em nove partidas. Agora espera ter mais oportunidades para mostrar ao treinador Luís Pinto que pode contar com ele. O ponta de lança espanhol de 30 anos joga bem de costas para a baliza e finaliza bem de cabeça.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Samuel Soares; Banjaqui, Tomás Araújo, Lenglet e Dahl; João Palhinha e Leandro Barreiro; Schjelderup, Prestianni e Rafa; Pavlidis

Treinador: Marco Silva

«É um adversário com qualidade, mas que não vem de um bom resultado. Começou bem a época e explora muito os corredores e situações de um contra um. Teremos de manter o foco e a mesma qualidade e os mesmos princípios como equipa. A qualidade virá se mantivermos esses princípios, mas também há um adversário do outro lado que nos conhece».

Gil Vicente: Lucão; Ricardo Esgaio, Buatu, Elimbi e David Moreira; Zé Carlos e Diogo Prioste; Murilo Souza, Gil Martins e Joelson Fernandes; Héctor Hernández

Treinador: Luís Pinto

«É um desafio ótimo para nos colocar numa situação que nos obriga a dar respostas e a dar passos em frente, testando o nosso momento e a capacidade de jogar num campo difícil, com um adversário difícil e um público liberado. Preparámos este jogo como preparamos todos os outros jogos, com o objetivo claro de identificar aspectos onde os podemos ferir e pontos onde temos de estar o mais atentos e concentrados possíveis, sempre com o intuito de criar condições para competir e vencer».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-1 Gil Vicente

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

Vasco da Gama de Pedro Emanuel vence Grémio de Luís Castro e mete luta pela manutenção no Brasileirão ao rubro

O Vasco da Gama de Pedro Emanuel venceu o Grémio de Luís Castro. Duelo aquece a luta pela manutenção no Brasileirão.

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Madrid | Lando Norris conquista pole na estreia de Madrid

Lando Norris (1) voltou a marcar presença no primeiro lugar da partida ao conquistar a pole position para a corrida de domingo em Madrid.

Arsenal volta ao registo da época passada para vencer Sunderland e passar a noite isolado na liderança: eis os resultados do dia na Premier...

O Arsenal somou a quarta vitória em quatro jogos na Premier League. Desta vez, num registo complicado, a vítima foi o Sunderland.

Real Madrid de José Mourinho volta à melhor forma e bate Rayo Vallecano no campeonato: eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid de José Mourinho voltou às vitórias no plano local. Na receção ao Rayo Vallecano, triunfo incontestável.