Rui Costa – Um início de época (bastante) promissor!

Cabeçalho modalidades

Decorridos os primeiros meses de uma época que se prevê bastante emocionante e espetacular, já é possível reparar que alguns ciclistas quiseram logo começar o ano em real destaque. Nessa “imaginável” lista terá de constar o nome de…Rui Costa!

O português, no primeiro ano numa nova equipa (a UAE Team Emirates), tem conseguido um início de época ao nível dos melhores, sendo considerado um dos principais nomes para agitar o Giro d’Itália, que começará a 5 de Maio. Aliás, a época do ciclista de 30 anos irá ter várias mudanças em relação ao que tem sido o planeamento de época normal nos últimos anos da sua carreira.

No final de Janeiro, o ex-campeão do mundo realizou a sua primeira prova do ano na Argentina, denominada de Volta a San Juan. Após um contra-relógio que, novamente, quebrou um pouco as aspirações à vitória geral, o português redimiu-se na etapa cinco e venceu em alta montanha, à frente de nomes como Nibali, Mollema ou Torres, conseguindo a sua primeira vitória profissional com a camisola da UAE Team Emirates.

No final, ficou em quinto lugar da classificação geral, mas tendo em conta que a forma ainda estaria a ser construída, acabou por ser uma boa prestação. Após isto, veio o Tour de Omã e após grandes etapas do português, com consecutivos segundos lugares, apenas ficou atrás de Ben Hermans (e superando ciclistas como Fábio Aru ou Romain Bardet), da BMC, conseguindo o primeiro pódio da geral individual desta época.

Até que chegou o Tour de Abu Dhabi e vimos Rui Costa a vencer a etapa-rainha da prova e a destacar-se, no final, como o vencedor da geral individual, com mais de 4 segundos do que Ilnur Zakarin e mais 16 do que Tom Dumoulin (sendo que, por exemplo, Quintana, Aru, Nibali ou Contador também estavam na prova e foram superados pelo português).

O ciclista português já teve, este ano, oportunidade de festejar vitórias pela sua nova equipa Fonte: Facebook Rui Costa
O ciclista português já teve, este ano, oportunidade de festejar vitórias pela sua nova equipa
Fonte: Facebook Rui Costa

Um excelente ataque do português, voltando a mostrar a sua brilhante visão de corrida, foi essencial para ganhar a vantagem necessária de que precisava frente a este tipo de concorrentes, mostrando igualmente um sprint forte, derrotando Zakarin, dessa forma, no final da etapa.

Depois desta conquista, Rui Costa teve de se preparar para a bem conhecida prova do Tirreno Adriático, com etapas bastante exigentes e com um grupo fenomenal de adversários. Infelizmente, segundo o que foi veiculado, acabou por ficar um pouco afetado devido a problemas de saúde e não esteve tão ativo e nem em destaque como seria de esperar. Ainda assim, é de valorizar o enorme esforço que teve e que o levou a um razoável 18.º lugar na geral individual. Se tivesse estado na sua forma habitual, acredito que poderia ter sido um dos grandes protagonistas da prova italiana.

Nas próximas provas, poder-se-á ver o português a enfrentar algumas das melhores provas clássicas existentes no mundo do ciclismo, incluindo algumas dos considerados Monumentos. Tendo em conta as suas caraterísticas, é de esperar que possamos ter um Rui Costa em destaque nalgumas dessas provas.

Após isto, no início de Maio, chegará o tão desejado Giro d’Itália e com ele iremos ver como o português se adapta, então, a um Grand Tour diferente daquele a que nos últimos anos temos estado habituados a ver o português entrar. Depois de um excelente início de época (antes do Tirreno, era dos ciclistas mais em foco no ciclismo mundial e dos que estava em melhor forma e com melhores prestações de início de ano), é de se esperar ainda mais por parte do grande ciclista português e ex-campeão do mundo, de seu nome Rui Costa!

Foto de capa: Rui Costa

Artigo revisto por: Patrícia Nel

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool derrota Bournemouth em noite de homenagens a Diogo Jota

O Liverpool começou da melhor maneira a Premier League, depois de derrotar o Bournemouth por quatro bolas a duas, num encontro válido pela primeira jornada da competição.

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Kingsley Coman está confirmado como reforço do Al Nassr

Kingsley Coman foi confirmado como o mais recente reforço do Al Nassr. O jogador assino um contrato válido por três anos. O gaulês deixa assim o Bayern Munique em definitivo para ser colega de Cristiano Ronaldo.

Ruben Amorim explica função de Bruno Fernandes e abre portas da titularidade com o Arsenal a reforço: «Consigo imaginá-lo como avançado deste clube durante...

Ruben Amorim fez a antevisão do jogo de abertura do Manchester United frente ao Arsenal. O técnico falou de vários temas ligados ao clube inglês.

Liverpool x Bournemouth interrompido depois de insultos racistas a Antoine Semenyo

A partida entre o Liverpool e o Bournemouth esteve interrompido durante alguns minutos, depois de insultos racistas a Antoine Semenyo. O encontro é válido pela primeira jornada da Primeira Liga.