Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Numa longa entrevista ao Opta Analyst, Francesco Farioli refletiu sobre a chegada ao FC Porto e abordou a gestão do comportamento do plantel.
Francesco Farioli concedeu uma longa entrevista ao Opta Analyst, durante a qual refletiu sobre vários temas. O técnico italiano começou por descrever a chegada ao FC Porto, definindo a mudança como «a decisão certa»:
«Desde o primeiro momento em que falei com o presidente [André Villas-Boas], para mim, a decisão de me juntar ao clube foi clara e agora, posso dizer claramente que foi a decisão certa. Acredito que nos encontrámos num momento muito bom para ambos. Tanto eu próprio como o clube, sentimos o mesmo nível de desejo, o mesmo nível de compromisso em mudar as coisas e em adaptarmo-nos a nós próprios para encaixar, para trabalhar adequadamente, para reconstruir e para renovar o plantel e isto é o que tentámos fazer. O verão [do ano] passado foi um mercado realmente importante, tivemos de trazer jogadores com uma certa mentalidade que nos pudessem ajudar a trazer o ADN do FC Porto para o centro de tudo o que estávamos a fazer».
O técnico abordou o grande registo defensivo dos dragões na última temporada:
«Claro, os defesas desempenharam um papel fundamental. Se olharem para os indivíduos, ter um guarda-redes como o Diogo Costa é definitivamente uma vantagem, mas eu acredito verdadeiramente que estes números vêm de um esforço coletivo. Recentemente, vi que o William Gomes, um dos nossos extremos, se posiciona como um dos melhores em termos do seu esforço defensivo e isto diz muito sobre a contribuição de toda a gente. Acredito que o jogo é uma acumulação de momentos e de ímpeto dentro do jogo, e é por isso que a capacidade competitiva da equipa é a chave. Temos um grupo de jogadores, a começar desde o avançado até ao guarda-redes, em que toda a gente está absolutamente comprometida em ajudar a equipa e nesses momentos onde perdemos a bola, os jogadores estão preparados para reagir a esse momento».
Francesco Farioli afirmou ainda que o FC Porto tem «um vírus positivo»:
«Acredito que há certos comportamentos que são bastante contagiosos. Correr esses metros extra, colocar o esforço extra, o desejo de correr pelo meu colega de equipa quando está perto do fim do jogo é algo que é um vírus positivo e isto é o que a nossa equipa tem. O compromisso precisa de estar a um certo nível, as exigências pessoais precisam de ser realmente altas e o nosso ambiente precisa de ser um que reconhece e aprecia isto e eu acho que isto é o porquê de termos criado uma ligação muito forte dentro do clube, com a cidade, com o que os adeptos adoram ver. Misturámos o desejo por um certo estilo de futebol com o meu desejo, que eu tinha em todos os meus clubes anteriores, em que eu quero ter uma equipa de trabalhadores, uma equipa de pessoas que querem lutar por cada bola em cada jogo, e este tipo de crença é algo que eu crio, uma química única entre os jogadores, nós como uma equipa técnica, o clube e os nossos adeptos».
De seguida, o técnico italiano abriu o livro sobre a gestão pessoal e mental do plantel:
«Como treinador, a prioridade um é construir um grupo e um plantel, sabendo, claro, que no plantel há vários caracteres diferentes, vários jogadores diferentes que estão num nível diferente da sua carreira, alguns são mais experientes, alguns são mais jovens e mais inexperientes, jogadores que estão habituados a trabalhar com certas exigências e alguns que precisam de ser educados. A cada quatro ou cinco meses há um mercado de transferências que está constantemente a manipular e a moldar a equipa de maneiras diferentes, às vezes trazendo a oportunidade de trazer um jogador com atributos que tu estás realmente à procura, outras vezes perdes jogadores que são realmente importantes para ti e tu precisas depois de ajustar e de encontrar uma nova solução. O que eu tento fazer é estabelecer padrões muito claros, ter uma comunicação muito direta, aberta e justa com toda a gente, embora a certo ponto isto possa, claro, criar conflitos. Quando o conflito aparece, eu tento enfrentá-lo imediatamente ou o mais cedo possível porque, pela minha curta experiência, adiar ou saltar este tipo de conversas difíceis não ajuda em nada, porque é habitualmente algo que tu depois carregas para o futuro o que pode espiralar para algo que tu não consegues gerir».
Por fim, Francesco Farioli foi questionado sobre a forma como lida com maus comportamentos, ao que respondeu:
«Eu gosto de ser muito justo com os meus jogadores, por exemplo quando potenciais novas contratações entram no edifício e eu tenho uma conversa com eles, eu gosto de ser muito direto com eles, mesmo que isso signifique que possa arriscar um negócio a não acontecer, mas eu quero realmente que o jogador esteja ciente sobre o que eu estou à espera, o que nós como um clube esperamos, sob que tipo de exigências eles vão estar dia sim, dia sim, no campo, fora do campo, qual comportamento é aceitável para nós e qual não é. Eu acredito que ter esta clareza ajuda muito. No fim, estas exigências que eu coloco sobre os jogadores tornam-se normais e parte da nossa realidade. Aqui no nosso grupo, por exemplo, qualquer mau comportamento ou atitude que não esteja no nível ou padrão certo, a maior parte do tempo eu nem preciso de intervir pessoalmente, porque é habitualmente um colega de equipa que vai intervir para parar que vá mais longe. Isto é algo que, honestamente, me deixa realmente orgulhoso. Eu estou a trabalhar com um grupo que, neste sentido, é realmente maduro e faz-me sentir realmente orgulhoso de trabalhar com eles cada dia».












