Publicidade

Leões superam boa réplica e mantêm caminhada perfeita | Águas Santas 28-37 Sporting

Tiago Campos · 4 min

Francisco Costa
Foto: Ana Paula Andrade/Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Comentários (0)

O Sporting venceu a Associação Atlética de Águas Santas por 37-28, na nona jornada da Primeira Liga de Andebol, e prolongou o pleno de vitórias no campeonato. A formação maiata conseguiu equilibrar os primeiros minutos e apresentou uma réplica interessante em vários períodos, mas a maior agressividade defensiva e a qualidade das transições leoninas foram progressivamente construindo uma diferença que se tornou impossível de recuperar.

O equilíbrio marcou o arranque, com um 5-5 aos sete minutos, mas o Sporting começou rapidamente a encontrar soluções. Salvador Salvador assumiu particular protagonismo, com quatro golos nos primeiros quatro remates, e ajudou os visitantes a chegarem ao 9-6. A partir daí, os leões foram tomando conta do encontro. Algumas falhas técnicas e problemas na finalização do Águas Santas permitiram ao Sporting acelerar nas transições e aumentar paulatinamente a vantagem, mesmo sem necessitar imprimir sempre a intensidade máxima.

A diferença chegou aos sete golos perto do intervalo e nem a rotação promovida por Ricardo Costa alterou significativamente o rumo da partida. O Águas Santas ainda conseguiu reduzir para 19-14, mas dois ataques desperdiçados nos instantes finais foram aproveitados pelo Sporting, que chegou ao descanso com uma vantagem confortável de 21-14.

A segunda parte começou com uma oportunidade para os maiatos relançarem a partida. O Sporting entrou com dois jogadores excluídos e o Águas Santas procurou aproveitar a superioridade numérica, aumentando a intensidade e tentando aproximar-se no marcador. A reação, porém, durou pouco.

Assim que recuperou a igualdade numérica, o Sporting voltou a assumir completamente o controlo. O 27-19 confirmou uma tendência que se tornava cada vez mais evidente: sempre que os leões aceleravam, o Águas Santas tinha enormes dificuldades em acompanhar. As recuperações defensivas transformavam-se rapidamente em transições letais e, aos 12 minutos da segunda parte, a diferença já era de 11 golos (30-19).

Com o encontro praticamente decidido, Ricardo Costa voltou a aproveitar para distribuir minutos pelo plantel. Naturalmente, o ritmo baixou e o jogo perdeu alguma da qualidade apresentada anteriormente, mas nunca esteve em causa o vencedor.

Nos minutos finais, Francisco Fontes ainda assinou algumas intervenções de qualidade na baliza maiata, enquanto Mamadou Gassama deixou alguns golos de belo efeito do lado leonino. O Águas Santas continuou a lutar e evitou que a diferença assumisse proporções ainda maiores, mas não conseguiu verdadeiramente colocar em causa a superioridade visitante.

O 37-28 final traduz uma vitória incontestável do Sporting. O Águas Santas deu boa réplica, sobretudo enquanto conseguiu limitar as perdas de bola e acompanhar a intensidade adversária, mas os leões foram superiores defensivamente, mais eficazes na transição e tiveram maior profundidade de soluções.

Depois do expressivo 51-23 frente ao Vitória SC na jornada transacta, o Sporting voltou a vencer com autoridade, voltando a não precisar de carregar permanentemente no acelerador: quando aumentou a velocidade, deixou o Águas Santas para trás.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Bola na Rede: Um jogo sempre muito difícil contra a melhor equipa nacional. Nos primeiros 10 minutos, a equipa conseguiu equilibrar. A partir daí, algumas falhas técnicas permitiram que o Sporting fosse avolumando a vantagem no marcador. Como avalia o jogo da sua equipa?

Marco Sousa: Sim, começamos bem o jogo nos primeiros 10 minutos. Depois tivemos algumas falhas por demérito nosso, outras por mérito do Sporting. Sabíamos que íamos apanhar uma equipa muito superior. Também sabíamos que eles poderiam acusar alguma fadiga por causa do jogo a meio da semana para a Liga dos Campeões, e que iam tentar gerir o jogo. A diferença é grande entre as duas equipas, e quando assim é, só há que felicitar o adversário e trabalhar para o próximo encontro. Falhamos algumas bolas fáceis aos seis metros, e permitimos que o Sporting saísse em transição, onde são das melhores equipas da Europa nesse capítulo. Já tivemos derrotas que teriam de nos deixar marcas. Não concordo quando dizem que estes jogos não são jogos do nosso campeonato. É nestes jogos que os meus jogadores crescem, e temos de aproveitar estes jogos para ganhar outras coisas, mesmo que não ganhemos desportivamente.

Bola na Rede: Uma vitória que se explica muito pela primeira parte do Sporting, onde a equipa conseguiu distanciar-se no resultado e ir com sete golos de diferença para o intervalo. O que considera que foi o mais importante neste encontro?

Ricardo Costa: O mais importante foi a nossa defesa, principalmente a partir dos 10 primeiros minutos de jogo. Inicialmente, não estávamos a conseguir através dos nossos guarda-redes parar os remates do Águas Santas, mas a nossa eficácia ofensiva aliado a melhorarmos a parte defensiva, fez com que fôssemos dilatando a vantagem no marcador. Era muito importante repartirmos os minutos por todos depois do esforço que fizemos no jogo de 5.ª feira para a Liga dos Campeões. Três pontos importantes, sabemos que temos de ser sérios e competentes quando nos deslocamos aqui ao Pavilhão do Águas Santas, e foi isso que conseguimos ser ao longo de quase toda a partida. Satisfeito porque resolvemos o jogo rápido, e por isso, estou muito contente com os meus jogadores.  

Tiago Campos

Redação Bola na Rede · ver artigos

Comentários 0

Comentários moderados.

Ainda não há comentários. Sê o primeiro a dizer o que pensas.

    Respeita os outros leitores: insultos, spam e discurso de ódio são removidos. Política de privacidade.

    Continua a ler

    as mais recentes
    Opinião

    Crise na habituação | Sporting 2-3 LASK Linz

    O Sporting entrou em campo com a possibilidade de pela primeira vez vencer três encontros consecutivos no arraque de uma Champions League e na teoria partia como grande favorito para o jogo contra o LASK Linz, relativo à terceira jornada. Na antevisão da partida ‘respirava-se confiança’ e os analistas previam uma vitória sem grande dificuldade, face a um elenco austríaco, que se baseava nos contra-ataques, que naturalmente teriam de ser concedidos por erros dos verde e brancos. Os leões vivem uma nova era neste 4x3x3, que levou a que vários jogadores mudassem as suas rotinas a meio da época desportiva. A partida de quarta-feira à noite provou que a mini pré-temporada de outubro não serviu para uma habituação total. Há atletas que beneficiam desta troca. Issa Doumbia passou a ter um raio de ação muito maior. Aparecia muitas vezes pela esquerda na base da jogada para auxiliar na construção, mas poucos segundos depois já estava a pisar terrenos próximos aos de Luis Suárez. Nestory Irankunda consegue beneficiar da sua velocidade e capacidade de romper linhas. O próprio Geny Catamo passou a trabalhar ainda mais próximo da linha, procurando a ‘invasão’ de espaços interiores com bola ou o lançamento de colegas como João Simões, Issa Doumbia ou o próprio Luis Suárez, dependendo do posicionamento do colombiano no terreno de jogo.

    Ricardo João Lopes · 6 min de leitura
    Ler a crónica

    Newsletter Bola na Rede

    Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

    Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.