O Cocktail do Derby

sporting cp cabeçalho 2

Após o empate do FC Porto em Braga, o SL Benfica encontrou novas possibilidades no horizonte para o jogo do Derby. O que teria de ser uma vitória obrigatória em Alvalade, passa agora a ser uma dupla possibilidade. O Benfica poderá sair com o campeonato praticamente ganho em caso de empate, enquanto o Sporting cativou a terceira posição na tabela, independemente do resultado.

O risco em ter de assumir o jogo passou àquilo que é a “praia” da equipa da Luz. Ataque organizado com a equipa a subir em bloco, procurar zonas do campo com superioridade numérica para criar desequilíbrios e transições rápidas de forma a tentar quebrar a organização defensiva do Sporting. Raramente o Benfica estica o jogo através de futebol directo e, mais raro ainda, é ver grandes espaços entre os sectores da equipa.

Por outro lado, a equipa de Jesus gosta de ter a posse de bola, procurando sair rapidamente para o ataque, deixando os sectores se aproximarem após jogadas rápidas e trocas de bola que possam destruir as organizações defensivas. O erro na preparação deste encontro poderá ser a tentativa acutilante de jogar somente para o poderoso avançado Bas Dost. Outro erro que o Sporting terá rapidamente de eliminar são as perdas de bola no sector recuado, o que tem sido um habitué esta época.

Espera-se um estádio repleto a apoiar o Sporting no dérbi dos dérbis Fonte: Sporting CP
Espera-se um estádio repleto a apoiar o Sporting no dérbi dos dérbis
Fonte: Sporting CP

Longe de todas as preocupações têm de estar as conversas sobre os castigos, proibições e falsos moralismos. Temos de deixar de alimentar estas polémicas para bem do futebol Português e o conselho de arbitragem tem de ser mais célere a tratar e a resolver castigos que possam surgir. Se existem motivos para disciplinar e castigar um jogador, os mesmos deverão ser tomados de forma imediata, como acontece em Inglaterra. Temos de deixar que a praça pública decida e que a comunicação venda histórias que só desestabilizam e trazem má imagem ao nosso futebol.

Resumidamente, o Benfica fará tudo para não perder, enquanto Jesus montará uma estratégia onde o Sporting tentará fazer tudo para vencer. O cocktail está lançado, quem tiver problemas cardíacos é recomendável tomar uma aspirina, pois prevê-se um espectáculo de futebol com resultado incerto até final e uma grande partida entre duas equipas em excelente forma que tudo farão para garantir os três pontos.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Itália sem azo para surpresas: eis os resultados desta segunda-feira

Foram quatro os encontros que se realizaram durante esta segunda-feira para a Taça de Itália. A competição está nos 32avos.

César Peixoto: «Jogámos olhos nos olhos contra o FC Porto»

César Peixoto analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli aborda lesão de Samu e comenta: «Acho que o jogo foi sólido»

Francesco Farioli analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

Facundo Cáseres: «Ficamos com a atitude da equipa»

Facundo Cáseres analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Gil Vicente x FC Porto

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 2-0 na 2ª. jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro.

FC Porto vence Gil Vicente e mantém sequência sem sofrer golos

O FC Porto venceu o Gil Vicente por 2-0, em jogo da 2ª. jornada da Primeira Liga. Victor Froholdt e Pepê apontaram os golos dos dragões.

Leeds United regressa à Premier League com uma vitória

O Leeds United recebeu e venceu o Everton por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Premier League.