📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Girabola: Um olhar sobre o 1º terço da prova

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Terminado o primeiro terço do campeonato, a conclusão que se poderá retirar das onze jornadas já realizadas é a manutenção da tendência dos 4 clubes favoritos à conquista do troféu de campeão angolano estarem desde o início nos lugares cimeiros da classificação, embora este ano haja uma equipa que parece estar com intenções de se intrometer nessa acesa luta – 1.º de Agosto, Petro de Luanda, Kabuscorp e Recreativo do Libolo já se encontram nos primeiros postos da tabela, juntamente com a equipa-surpresa da prova até ao momento: o Sagrada Esperança.

Ora, a equipa do Dundo já conta com 25 pontos conquistados – fruto de 8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, e é um dos líderes do Girabola, juntamente com o Kabuscorp e Petro de Luanda, ambos com o mesmo número de pontos. Apontados a um lugar no meio da tabela, o conjunto treinado pelo turco Ekrem Asma tem vindo a ter prestações bastante positivas, prova disso mesmo foi a vitória sobre o campeão 1.º de Agosto por 1-0 em casa na 7.ª jornada. Sendo um dos melhores ataques da competição, com 19 golos marcados, o Sagrada Esperança bateu esta jornada fora o 1.º de Maio de Benguela por 2-4, repetindo o mesmo resultado aquando da sua visita à casa do Académica do Lobito. Se conseguirem manter esta performance durante o segundo terço da prova, poderão estar confiantes em terminar numa posição honrosa e inédita na sua história.

O jogo grande da 11.ª jornada opôs frente a frente o Rec. Libolo frente ao 1.º de Agosto. No Calulo, as duas últimas equipas disputaram uma frenética partida e de vencedor incerto. O jogo terminou com um 2-2, mas os Libolenses ficaram com queixas da equipa de arbitragem, pois, nos últimos minutos do encontro, o árbitro principal não assinalou uma grande penalidade a seu favor. Com este resultado, o Libolo está no 5º lugar com 17 pontos totalizados e 3 jogos em atraso, ao passo que o 1.º de Agosto, que ocupava o 1º posto da classificação até à recente jornada, foi ultrapassado pelas equipas do Sagrada Esperança, Kabuscorp e Petro de Luanda.

Os outros dois favoritos a conquistar o título de campeão, Kabuscorp e Petro de Luanda, venceram ambos tangencialmente os seus respetivos jogos este fim-de-semana. Em mais um derby da capital angolana, a equipa do bairro do Palanca voltou a vencer após três empates seguidos nas jornadas anteriores, e bateu o ASA por 1-2, com congolês Jacques a fazer o primeiro golo dos visitantes e o seu sétimo golo na edição de 2017 do Girabola, assumindo para já a liderança do marcadores.

Jacques (ao centro) tem estado em destaque ao serviço do Kabuscorp Fonte: Angop
Jacques (ao centro) tem estado em destaque ao serviço do Kabuscorp
Fonte: Angop

 

O Petro de Luanda, apesar do forte domínio exercido sobre o adversário no jogo todo, venceu apenas por 1-0 o Desportivo da Huíla, num jogo em que o treinador brasileiro Beto Bianchi, que desempenha também a função de Selecionador dos Palancas Negras, ainda não pôde contar com o seu goleador Tiago Azulão, avançado brasileiro de 29 anos com 6 golos apontados, que se encontra lesionado. Os dois rivais nesta altura têm os mesmos pontos amealhados (25), contudo já se encontraram esta época: na 6.ª jornada, o Kabuscorp foi mais forte e bateu o Petro por 2-1.

Na última parte da tabela, encontram-se as equipas JGM do Huambo e Santa Rita de Cássia, com 7 pontos conquistados. Relativamente à equipa do Santa Rita, perdeu em casa esta jornada por 1-2 frente ao Bravos do Maquis. Este resultado acabou por conduzir ao abandono do português Sérgio Traguil do comando técnico, após uma série de 8 jogos consecutivos sem vencer e algumas desavenças com a administração do clube. O clube estreante no Girabola ainda vai a tempo de sair dos últimos lugares, caso consiga inverter o atual cenário negativo de jogos sem conhecer o sabor da vitória.

As 19 jornadas que faltam jogar, a julgar pelo 1.º terço do campeonato, certamente serão bastante equilibradas e incertas em relação aos vencedores de cada jogo. Um forte motivo para continuar a acompanhar o Girabola, de forma frenética e apaixonada!

 Foto de capa: opais.co.au

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Ramos pode trocar PSG por gigante da Premier League

O Liverpool está interessado em Gonçalo Ramos. Reds ponderam contratar avançado português do PSG por empréstimo.

Benfica: Há novidades relativas a Nico Otamendi após ter sido associado ao Barcelona

O Benfica não recebeu qualquer oferta por Nico Otamendi. Águias acreditam que o defesa-central de 37 anos cumprirá contrato.

Sporting continua com prioridade em mente e vinda de Luís Guilherme não muda isso

O Sporting olha para o mercado de janeiro. Vinda de Luís Guilherme, caso aconteça, não trava contratação de outro extremo.

É um dos principais alvos do FC Porto, tem «dezenas de clubes interessados» e pode sair: «Há conversas em várias frentes»

Ziemowit Deptula, presidente cessante do Jagiellonia, falou sobre a situação de Oskar Pietuszewski, alvo do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sidny Cabral na rota do Benfica: João Nuno confirma que lateral vai falhar Famalicão x Estrela Amadora

Sidny Cabral vai falhar o Famalicão x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Lateral cabo-verdiano está a caminho do Benfica.

Conhecido o salário de Diogo Costa depois de renovar com o FC Porto

Diogo Costa teve um aumento salarial com a renovação de contrato. Eis quanto recebe agora o guarda-redes do FC Porto.

Futebol francês de luto: Morreu Jean-Louis Gasset aos 72 anos

Jean-Louis Gasset morreu aos 72 anos. Montpellier foi o último clube da sua carreira e emitiu esta sexta-feira comunicado oficial.