General Oliveira e outras soluções para blindar a defesa

sporting cp cabeçalho 2

A defesa foi um dos principais problemas do Sporting na época que está a terminar. A equipa verde e branca tem atualmente 28 golos sofridos em trinta jogos na liga, o que dá uma média de quase um golo sofrido por jogo, absolutamente impensável para um candidato ao título em Portugal. Basta ver que, dos outros candidatos, o FC Porto tem metade desse número e o Benfica tem apenas quinze golos sofridos, treze a menos que os leões.

O principal problema nem esteve no centro do setor. O guarda redes Rui Patrício continua a dar enormes garantias, sendo absolutamente intocável. Além disso, quando Patrício está indisponível, Beto exibe bastante segurança e dá conta do recado. Já nos centrais, Sebastián Coates também é imprescindível e, salvo raros erros, dá enorme segurança aos responsáveis da equipa, sendo por isso o elemento mais utilizado. É um jogador muito experiente, internacional uruguaio e que já passou pela competitiva Premier League. É o patrão da defesa e uma das “trutas” que Jorge Jesus sempre exige ter nas suas equipas. O seu companheiro de setor tem variado. Ruben Semedo tem sido mais vezes primeira escolha do que Paulo Oliveira, mas os resultados e as exibições mostram que devia ter sido mais vezes ao contrário. Semedo é ainda um jovem, que arrisca demasiado em certos lances, esquecendo-se por vezes da sua principal função dentro das quatro linhas: defender.

Sebastián Coates é o jogador inquestionável no centro da defesa do Sporting Fonte: Sporting CP
Sebastián Coates é o jogador inquestionável no centro da defesa do Sporting
Fonte: Sporting CP

Apesar disto, o principal problema está nas laterais, onde nenhum dos atuais jogadores dá mostras de ser primeira escolha “de caras”, o que vai obrigar o clube a investir para estas posições específicas no próximo mercado de verão. Mas esse problema está mais que identificado e não é o tema principal desta análise. O tema principal são os centrais.

Paulo Oliveira, natural de Famalicão, é um dos centrais mais seguros do futebol português, já desde o tempo em que era o patrão da defesa do Vitória de Guimarães. Veio para o Sporting em 2014 e, nas duas primeiras temporadas, efetuou 71 jogos na equipa principal. Nesta temporada, o central de 25 anos tem tido menor utilização e tem sido uma época com muitos golos sofridos em Alvalade. Não me parece que seja coincidência. Paulo Oliveira não é especialmente rápido, nem especialmente alto. Contudo, é um jogador bastante fiável, tanto no jogo aéreo como à flor da relva. “Fiável” talvez seja a palavra que melhor define Paulo Oliveira. Antes do jogo, conseguimos logo saber o que é que Paulo Oliveira vai dar ao mesmo: segurança, acerto no desarme, marcação apertada ao avançado contrário, eficácia e, acima de tudo, esforço, dedicação e devoção. Sim, isso mesmo. Acho que Paulo Oliveira é mesmo um jogador “à Sporting”, como foi, por exemplo, Beto num passado não muito distante e na mesma posição no terreno de jogo.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 23 convocados do Benfica para o jogo frente ao Nice da Champions League

O Benfica revelou a lista de 23 convocados para o jogo frente ao Nice, da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Nottingham Forest empata com a Fiorentina e Jota Silva foi chamado ao jogo por Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest empatou a zero frente à Fiorentina, numa partida disputada no City Ground. Jota Silva entrou ao intervalo.

Luís Figo e a morte de Jorge Costa: «A notícia da tua partida deixou-me sem palavras»

Luís Figo deixou uma sentida mensagem para Jorge Costa, após a morte do antigo internacional português.

Benfica chegou a Nice com três horas de atraso em relação ao previsto

O Benfica chegou com três horas de atraso a Nice. O voo das águias sofreu um atraso na saída do Aeroporto de Beja.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal alcança histórica e bate a Espanha pela primeira vez em Basquetebol

Portugal conquistou uma vitória histórica no Basquetebol. A equipa das quinas bateu a Espanha num encontro particular.

Futuro de Mehdi Taremi pode passar pela Premier League

Mehdi Taremi pode vir a jogar na Premier League. O avançado internacional iraniano é pretendido pelo Leeds United.

FC Porto revela data do funeral de Jorge Costa e da missa do sétimo dia

O FC Porto revelou a data do funeral de Jorge Costa. Os dragões confirmaram que terá lugar na quinta-feira, às 10h30.