Saem mais dois prémios para a mesa do canto!

Cabeçalho modalidadesHonestamente, já começam a faltar as palavras para descrever tudo aquilo que Ricardo Braga, conhecido no mundo do futsal por Ricardinho, faz, mas, como todos vocês sabem, o “pequeno mágico” continua a desafiar as leis do desporto nacional e a conquistar distinções individuais e prémios coletivos pelos clubes por onde passa.

Neste fim-de-semana que agora passou, o português somou “apenas” mais uma distinção como melhor futsalista do ano de 2016, para o site Futsal Planet, que é uma espécie de Bola de Ouro do futsal mundial, à falta de prémios de valia equiparável – se bem que o site em questão tem um prestígio assinalável no seio da modalidade a nível mundial (não estou a por isso em questão!) -, a qual juntou à conquista do mais importante troféu a nível europeu de clubes, a UEFA Futsal Cup, numa final desnivelada em termos de resultado (7-0) e onde o melhor jogador do mundo “molhou a sopa” em duas ocasiões.

Com a sua mais recente distinção, já vai em quatro anos a arrecadar o prestigiado prémio, três dos quais de forma consecutiva (2014,2015 e 2016, para além de 2010).

Uma das lacunas na tua carreira é ainda não teres troféus por Portugal, mas ainda há tempo! Fonte: Inter Movistar
Uma das lacunas na tua carreira é ainda não teres troféus por Portugal, mas ainda há tempo!
Fonte: Inter Movistar

Posto isto, que são factos e que estão à vista de todos, eu penso que todos nós nos deveríamos sentir abençoados por poder ter tido a oportunidade de assistir a um dos jogadores que vai ficar eternizado na história do desporto mundial, não pelo comum dos mortais, mas por alguém que acompanhe minimamente o mundo desportivo; que ao se falar em futsal, dois nomes vão saltar logo à memória de qualquer entendido: Falcão e Ricardinho, sem esquecer outros jogadores que marcaram um lugar na história por mérito próprio, tais como Manoel Tobias, e muitos outros que também não me recordo, uma vez que jogaram durante uma época na qual eu não era ainda nascido.

Não digo hoje em dia, até porque a carreira do nosso jogador ainda se irá aguentar mais uns anitos, mas se há algo que une portugueses e brasileiros é a capacidade de formar grandes valores, em qualquer uma das variantes do futebol (futebol de XI, futsal e futebol de praia). No futsal, já dei os meus exemplos, nas outras duas disciplinas há muitos e bons espécimes, mas creio que não vale a pena estar a atalhar por esse caminho.

Tudo isto para valorizar o que Ricardinho tem ganho ao longo da sua carreira, tanto individual como coletivamente, pelo que irá deixar uma imagem muito boa daquilo que foi e (esperemos!) continuará a ser o futebol de salão em Portugal.

Foto de Capa: Inter Movistar

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting voltou aos treinos nesta terça-feira com 7 jovens das camadas jovens na sessão de Rui Borges

O Sporting voltou a treinar nesta terça-feira. A sessão orientada por Rui Borges contou com sete jovens das camadas jovens.

Frederico Varandas recusou proposta do Al Ahli da Arábia Saudita

Frederico Varandas recebeu uma proposta para ser CEO do Al Ahli da Arábia Saudita. O presidente do Sporting recusou a oferta.

Portugal perde com a Bielorrússia na abertura da Superfinal da Liga Europeia de Futebol de Praia

Portugal perdeu por 4-3 frente à Bielorrússia, na primeira jornada da Superfinal da Liga Europeia de Futebol de Praia.

Defesa do Atlético Madrid comenta transferência falhada para o Al Nassr: «Eu teria de jogar no Atlético durante 20 anos para ganhar tanto»

David Hancko recordou a transferência falhada para o Al Nassr de Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e João Félix.

PUB

Mais Artigos Populares

Jamie Carragher critica antigo avançado do Manchester United: «Não sei qual é a sua qualidade principal»

Jamie Carragher abordou a passagem de Jadon Sancho no Manchester United e deixou algumas críticas ao internacional inglês.

Marcos Leonardo perto de resolver futuro: avançado vai deixar o Al Hilal e já tem destino quase fechado

Marcos Leonardo está de saída do Al Hilal. O avançado brasileiro que passou pelo Benfica deve ser emprestado ao Neom.

Newcastle interessado em jovem promessa do Barcelona mas Hansi Flick não o quer perder

Marc Casadó é o novo alvo do Newcastle. O interesse dos magpies no jovem médio vem desde o verão mas Hansi Flick insiste em mantê-lo no clube.