O Sonho Europeu continua vivo!

Cabeçalho modalidadesDepois de ter sido eliminado da qualificação para a última grande competição de seleções pela Islândia no play-off, Portugal jogava com a Suíça hoje uma cartada decisiva para o apuramento para o Campeonato Europeu na Croácia em 2018.

Com um pavilhão pronto a apoiar a armada lusitana do início até ao fim, a equipa da casa começou a partida com o seguinte 7 inicial: Alfredo Quintana, Fábio Antunes, Gilberto Duarte, Wilson Davyes, Jorge Silva, Pedro Portela e Daymaro Salina (três dos sete titulares não jogam em Portugal). O primeiro golo da partida foi marcado quando já havia passado um minuto e meio do inicio da partida, por Pedro Portela. No entanto, com 5 minutos volvidos, era a equipa forasteira que se encontrava na frente do marcador (2-3). Daymaro Salina, que fez uma exibição muito conseguida, marcou dois golos seguidos que colocaram Portugal no comando do marcador, posição que já não perderia até ao final da partida. A tranquilidade (ou não) de Portugal na partida passaria muito pela exibição de Hugo Figueira e Alfredo Quintana. O guardião do FC Porto não entrou bem na partida, sendo substituído por Hugo Figueira, que foi decisivo para que Portugal conseguisse a primeira vantagem de três golos (11-8), levando a que o treinador dos Suíços pedisse o primeiro time-out.

Deste desconto de tempo surgiu uma mudança ofensiva por parte da equipa forasteira que se iria manter até ao final da partida: os Suíços passaram a atacar com sete jogadores avançados. Esta alteração não levou a nenhum efeito prático, porque a defesa portuguesa esteve muito coesa durante toda a partida (um dos pontos mais positivos da nossa exibição), o que fez com que Portugal saísse para o intervalo com uma vantagem confortável que viria a ser decisiva na gestão do resto do encontro (17-10).

Seleção e adeptos estão juntos num único objetivo: estar na Croácia em 2018!
Seleção e adeptos estão juntos num único objetivo: estar na Croácia em 2018!

A Suíça precisava de vencer este jogo se ainda queria ter alguma réstia de esperança de se apurar para o Europeu. Foi com esse objetivo que entraram na segunda parte, fazendo um parcial de 0-3. Portugal estava a ter alguma dificuldade em segurar a constante superioridade numérica ofensiva dos forasteiros e, portanto, o selecionador nacional pediu time-out aos oito minutos da segunda parte, com o resultado em 19-16. Alguns minutos depois Hugo Figueira voltou a fazer vibrar as bancadas com um golo de baliza a baliza e com algumas intervenções decisivas, fazendo com que o resultado aos 13 minutos fosse 22-17.

Apesar da grande dificuldade em superar a defesa lusa, a equipa suíça foi recuperando da desvantagem do marcador e a seis minutos do final perdia apenas por dois golos (23-21). Nesta altura apareceu Quintana e Fábio Magalhães que colocaram Portugal no caminho da vitória. O resultado final foi 27-22. Com este resultado Portugal subiu ao segundo lugar do Grupo 6, com 5 pontos. Fábio Magalhães foi o melhor marcador da partida com 5 golos.

O Andebol em Portugal está a voltar aos poucos aos seus melhores dias. É importante que ainda se vão cometer alguns erros e sofrer algumas desilusões, mas a Federação está a caminhar no caminho certo para que o Andebol em Portugal volte a ser de grande nível. Nós, adeptos, estaremos cá para apoiar e ajudar em tudo o que consigamos! Força Portugal!

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto vai a Vila do Conde jogar com o Rio Ave: Eis os onzes prováveis

O FC Porto vai enfrentar esta noite o Rio Ave na sexta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

João Diogo Manteigas dá as boas-vindas a José Mourinho: «O teu sucesso é o sucesso de todos os Benfiquistas»

João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, comenta chegada de José Mourinho à Luz. Eis o que disse.

Noronha Lopes apoia José Mourinho: «A partir de hoje, tem a força de milhões de Benfiquistas pelo mundo inteiro. E eu sou um deles»

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, já reagiu à contratação de José Mourinho. Candidato mostra apoio ao técnico.

Vila do Conde em alerta: Dragão chega embalado | Rio Ave x FC Porto

O FC Porto procura prolongar a boa forma em visita a um Rio Ave pressionado pela classificação.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Fenerbahçe responde a José Mourinho: «Acabou por ser uma decisão errada para ambas as partes»

José Mourinho admitiu que fez "mal" em rumar ao Fenerbahçe. Presidente do clube já respondeu às palavras do português.

Manchester United pensou noutro treinador antes de Ruben Amorim

O Manchester United mostrou interesse em contratar Luis Enrique, do PSG. Ruben Amorim não foi a primeira opção.

José Mourinho já toma decisões no Benfica: Prestianni autorizado a ir ao Mundial Sub-20

José Mourinho autorizou Gianluca Prestianni a ir ao Mundial Sub-20 pela Argentina. Tomás Pérez, do FC Porto, também está convocado.