CD Feirense 2-1 Sporting CP: A falta de eficácia paga-se caro

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Depois da derrota frente aos azuis do Restelo, que levantou ondas nas hostes leoninas acerca do futuro do treinador, o Sporting deslocou-se a Santa Maria da Feira para jogar com o Feirense, uma das “equipas sensação” da liga portuguesa sob a batuta do atual treinador Nuno Manta Santos. Apesar de ambas as equipas já terem a sua situação resolvida – o Sporting não tem aspirações a um lugar mais acima na tabela e o Feirense já garantiu a permanência na primeira liga – na entrada para o jogo, não foi por isso que as equipas se “encolheram” e não lutaram pelo resultado.

Na equipa do Sporting, Rúben Semedo voltou à titularidade em detrimento de Paulo Oliveira e Jefferson substituiu Zeegelaar, enquanto Gelson Martins e Daniel Podence regressaram depois de cumprido o jogo de castigo por acumulação de amarelos. Numa convocatória marcada pela “estreia” do prodígio Gelson Dala que iniciou o jogo no banco, todo o restante onze titular se manteve, sendo que Podence foi o segundo avançado de serviço, enquanto Gelson e Bruno César ficaram encarregues das alas.

O jogo começou por ser muito amorfo devido sobretudo ao facto das equipas estarem a batalhar a meio-campo com o Feirense a pressionar alto o Sporting na tentativa de deter a sua posse de bola, algo que obrigou muitas vezes Rui Patrício a “despachar” a bola para Bas Dost. Sem perigo evidente, o Sporting tentava chegar à baliza contrária com Podence a cruzar para a cabeça de Bas Dost para defesa fácil de Vaná. A resposta do Feirense surgiu logo depois com Etebo a rematar dentro da pequena área mas a encontrar Rui Patrício pelo caminho. Com a chegada aos vinte minutos de jogo, chegou também o golo do Sporting. Após lançamento lateral do brasileiro Jefferson, Coates desviou ao primeiro poste, Bas Dost ao segundo e a bola sobrou para o “menino” Gelson que não se fez rogado e rematou entre o poste e o guarda-redes. Pouco depois, Schelotto colocou à prova o guarda-redes do Feirense mas Vaná deu conta do recado. Tal como aconteceu durante grande parte do jogo, o Feirense respondia de seguida ao perigo criado pelo Sporting. Também de bola parada, Tiago Silva bateu um livre que só parou no fundo das redes do internacional português. Estava feita a igualdade e, depois disso, Rui Patrício ainda teve que se aplicar a remate de Etebo mas o jogo chegaria empatado ao intervalo.

Na segunda parte, a história não se alterou muito, com Sporting e Feirense a quererem chegar às respetivas balizas adversárias. Apesar do Sporting continuar a controlar razoavelmente o jogo, foi o Feirense quem foi aproveitando melhor as suas oportunidades, tanto que Rui Patrício foi obrigado a aplicar-se outra vez pouco depois do ínicio do segundo tempo. Bryan Ruiz foi lançado em jogo para o lugar de Podence perto da hora de jogo mas não foi pelos pés do costa-riquenho que se viu alguma inspiração. Pouco depois, Ruben Semedo faz falta sobre o irrequieto Etebo dentro da área e, sem hesitar, o árbitro assinala penálti. Cara a cara com Rui Patrício, Tiago Silva não falhou e bisou no encontro. Já em desvantagem, o Sporting dispôs da melhor oportunidade da partida para voltar a colocar o marcador empatado mas a trave e o poste negaram o segundo golo a Gelson Martins e na recarga Adrien Silva não conseguiu furar a muralha chamada Vaná. Na esperança de dar alguma velocidade e criatividade ao ataque, Jorge Jesus colocou Matheus Pereira em campo. No entanto, nem o jovem brasileiro conseguiu acrescentar algo mais que pudesse fazer com que a equipa conseguisse virar o resultado a seu favor. Perto dos noventa minutos, ainda houve tempo para Coates rematar de cabeça à baliza do Feirense, mas, mais uma vez, Vaná foi enorme e segurou a vantagem para os homens de Santa Maria da Feira.

Depois de uma série de onze vitórias que havia acabado no jogo passado, o Sporting volta a somar a segunda derrota consecutiva. Os verde e brancos dispuseram das oportunidades para empatar (e até ganhar) o jogo mas é imperativo que se perceba que é preciso mais do que competência para defrontar equipas como o Feirense que se transcendem em espírito colectivo e tático. Mais uma vez, o Sporting pode culpar-se a si próprio por esta derrota depois de voltar a estar refém da falta de eficácia que, tantas vezes, deu dores de cabeça durante a época corrente. Assim, o Feirense ganha pela primeira vez a um dos três «grandes», algo que nunca tinha feito na sua história.

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chipre não facilita e bate Moldávia num jogo particular desta segunda-feira

O Chipre recebeu e venceu a Moldávia por 3-2, numa partida de preparação disputada na tarde desta segunda-feira.

Treinador nega contactos com o Tottenham: «A minha posição não mudou»

Adi Hutter negou ter sido contactado pelo Tottenham. O treinador só quer voltar ao ativo no começo da próxima época.

Newcastle United garante reforço de jovem promessa de 16 anos da América do Sul

O Newcastle United está muito perto de fechar a contratação de Johan Martínez, jogador que pertence ao Independiente del Valle.

Lesão grave: jogador do Palmeiras de Abel Ferreira em risco de falhar o Mundial 2026

Joaquín Piquerez sofreu uma lesão grave e terá de ser operado, estando em risco de falhar o Mundial 2026. O jogador representa o Palmeiras.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Morten Hjulmand vai render ‘jackpot’ mas valor da venda deve ficar longe do registo do antecessor

Morten Hjulmand deverá ser vendido pelo Sporting por 40 milhões de euros, valor que não atinge os 60 milhões de euros que Manuel Ugarte rendeu.

Javier Saviola e Nico Gaitán comentam acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Prestianni: «Só eles sabem o que aconteceu»

Nico Gaitán e Javier Saviola comentaram as acusações de racismo de Vinícius Júnior contra Gianluca Prestianni. Os dois antigos avançados do Benfica abordaram o caso ao jornal Marca.

João Félix deixa elogios a Jorge Jesus: «É um treinador diferente»

João Félix deixou elogios a Jorge Jesus, o seu treinador do Al Nassr, e falou da Liga Saudita, considerando a mesma como competitiva.