Europa e Permanência – Os últimos batimentos do coração

Cabeçalho Futebol NacionalFalta uma jornada! São os últimos nove jogos da edição 2016/2017 da Liga NOS. Se vai deixar saudades ou não, depende do leitor e de pessoa para pessoa, mas qualquer adepto de futebol fica triste e desamparado quando o campeonato termina e chega uma pausa de quase três meses até este regressar. Assim, convém aproveitar ao máximo estes últimos nove jogos. Como, se tudo está decidido? Bem, talvez não seja assim tão linear.

Dos nove jogos que se vão realizar no próximo fim de semana, quatro têm um grau de importância grande para as contas finais do campeonato. São as duas últimas decisões: que clube fica com a última vaga europeia, com Marítimo e Rio Ave a disputarem o 6º lugar, e que clube garante a manutenção, com Moreirense e Tondela a lutarem por mais uma oportunidade. Assim, antes da bola rolar e como aperitivo, eis o que esperar destes jogos.

Primeiro seguimos para Norte, para Vila do Conde e Paços de Ferreira. Será nessas duas cidades que se decidirá quem jogará a 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa. O pontapé de saída está marcado para sábado às 16 horas, com o Rio Ave a receber o Belenenses e o Marítimo a visitar o Paços de Ferreira. Mas o que esperar então destes confrontos?

Fonte: Bola na Rede
Fonte: Bola na Rede

O Marítimo tem a tarefa mais facilitada: precisa apenas de um empate para garantir a vaga europeia. O único resultado que não interessa aos madeirenses é a derrota, contudo, mesmo que os insulares sejam derrotados pelo Paços de Ferreira, poderão ter igualmente sucesso, caso o Rio Ave não ganhe frente ao Belenenses. Pelo contrário, o Rio Ave está obrigado a vencer os azuis do Restelo, esperando por uma derrota obrigatória do Marítimo para garantir a Europa. Eis alguns dados estatísticos sobre estes dois jogos.

Analisando os factos acima, podemos dizer que, teoricamente, o Marítimo poderá encontrar algumas dificuldades para vencer na Mata Real. Pelo contrário, o Rio Ave tem tudo para manter a boa forma caseira e vencer o Belenenses. Ainda assim, dado que aos madeirenses basta um empate, o mais provável – repito, teoricamente – é que o Estádio dos Barreiros receba a Liga Europa na próxima época. Prémio justo, dado que é a terceira casa com melhor média de ocupação do campeonato.  Seria, aliás, um prémio justo para ambos: o Marítimo, com uma bela moldura humana nos jogos em casa e com o “título” de terceira defesa menos batida do campeonato (!), e o Rio Ave, o sexto melhor ataque da Liga e a praticar um futebol muito atraente.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho analisa pré-época no Algarve e atira: «O Benfica é uma equipa muito melhor do que o Feyenoord»

O Benfica venceu o Fenerbahçe por 3-2 na Eusébio Cup. José Mourinho diz que o clube encarnado é muito melhor do que o Feyenoord.

Eis a lista de lesionados do Benfica após situação complicada de Bruma

Bruma é o mais recente lesionado no Benfica. Avançado sofreu uma rotura completa no tendão de Aquiles esquerdo.

Já se sabe quantos anos de contrato João Félix vai assinar no Al Nassr

João Félix vai deixar o Chelsea e rumar ao Al Nassr. Internacional português assinará um contrato de duas temporadas.

João Félix está mesmo fechado no Al Nassr: Eis os valores

João Félix vai deixar o Chelsea e rumar ao Al Nassr. Internacional português desviado ao Benfica nas últimas horas.

PUB

Mais Artigos Populares

Premier League chega aos 30 milhões de euros por Franjo Ivanovic e preferência pelo avançado no Benfica pode ser fundamental

O futuro de Franjo Ivanovic está perto de estar resolvido, mas ainda não há decisão em definitivo. Premier League chama pelo avançado.

Otávio está de saída do Al Nassr de Jorge Jesus e recebe proposta de clube

O Al Qadsiah apresentou uma proposta oficial por Otávio e há negociações em curso. Médio português vai deixar Al Nassr.

FC Porto define prioridade no mercado para reforçar equipa de Francesco Farioli

O FC Porto definiu o perfil de defesa central que quer para atacar a época. Dragões querem reforço para o lado esquerdo.