Sporting e as prima-donas

sporting cp cabeçalho 2

Há uns dias atrás, ouvi uma opinião sobre as palavras do presidente do Sporting para os jogadores com a qual me revejo, o que me preocupa e deixa apreensivo.

Alguém dizia que Bruno de Carvalho, ao dizer que alguns jogadores são prima-donas, tem toda a razão e que, por isso mesmo, não as deveria ter proferido em praça pública. Parece contraditório, mas faz todo o sentido. Os jogadores são (os que jogam em grandes clubes e têm qualidade superior), na sua maioria, miúdos que tinham pouco e de repente se viram com muito, ou tudo o que querem. Passam a ser idolatrados, mimados, com todos os luxos e desejos que todos imaginam ter um dia. Esses mesmos jogadores convencem-se de que podem ter o que querem quando querem, e habituam-se a que nada lhes seja negado. Assim sendo, são pessoas com egos enormes difíceis de gerir, e que não são comparáveis aos recursos humanos de outra qualquer empresa.

Bruno de Carvalho criticou tudo e todos sem o cuidado de separar o ""trigo do joio" Fonte: Sporting CP
Bruno de Carvalho criticou tudo e todos sem o cuidado de separar o “”trigo do joio”
Fonte: Sporting CP

Ora, se um grupo de egos desse tipo vê alguém vir criticá-los, estando alguns deles a ser cobiçados por clubes estrangeiros que lhes podem dar melhores condições financeiras, os seus primeiros pensamentos serão de que, se não os querem, eles mudam-se. Ou seja, nesta equação em que estamos a tratar com recursos humanos que facilmente poderão encontrar outra entidade que os empregue, dificilmente os conseguiremos motivar com críticas públicas.

Assim sendo, e considerando eu também que muitos dos jogadores do Sporting, por serem criticados ou preteridos, amuam, acho que deveria existir alguém com formação em psicologia/sociologia que acompanhasse os jogadores e equipa técnica neste tipo de situações, e o presidente tratasse estes assuntos internamente com quem tivesse essa necessidade.

É que vir fazer as declarações em forma de exigência nem é o principal problema, mas sim vir generalizar, quer em termos de jogadores, quer em termos de modalidades. Estando a colocar todos no mesmo “saco” pode ter só consequências negativas. Os que não estão a dar o máximo amuam por saberem que os estão a criticar, e os que têm feito o seu trabalho amuam porque estão a receber o mesmo tratamento que os que não trabalham. E não venham dizer que quem paga tem direito de exigir, o que é verdade, mas há várias formas de o fazer, e algumas erradas, porque o ser humano reage de forma diferente conforme a situação e a personalidade. Não é linear.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe retira oferta por Kerem Akturkoglu, Benfica suspende negociações e o negócio está em risco de cair

A transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe está em risco de cair. Turcos retiraram a oferta e o Benfica reagiu. O negócio complicou-se com estas mudanças inesperadas.

Landerson oficializado como novo reforço do Moreirense

O Moreirense oficializou a chegada de Landerson. Avançado brasileiro chega a Portugal proveniente dos sub-20 do Fortaleza e vai fazer a primeira época fora do Brasil na carreira.

Rio Ave fecha contratação de novo avançado por 600 mil euros

O Rio Ave garantiu a contratação de Dario Spikic. Avançado de 26 anos vai chegar proveniente do Dínamo Zagreb e reforçar as opções às ordens de Sotiris Silaidopoulos.

Henrique Arreiol confirma saída do Sporting e deixa mensagem de despedida: «É o dia de dizer adeus»

Henrique Arreiol confirmou a saída do Sporting. Médio deixou mensagem de despedida nas redes sociais e está a caminho do Legia Varsóvia.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto é um dos 3 clubes de topo interessados em contratar Giovanni Fabbian ao Bolonha

Giovanni Fabbian foi um dos destaques do Bolonha nas últimas duas épocas. FC Porto perguntou pelo médio italiano.

AS Roma faz proposta de 23 milhões de euros por descarte de Ruben Amorim no Manchester United

A AS Roma entrou na corrida por Jadon Sancho com força. Giallorossi com proposta superior aos 23 milhões de euros pelo jogador do Manchester United. A sua colocação no mercado é encarada como prioritária.

Treinador do Wolfsburgo comenta interesse do Benfica em Mohamed Amoura

O Benfica está muito interessado em contratar Mohamed Amoura. Paul Simonis, treinador do Wolfsburgo, foi questionado quanto à possível saída do jogador.