📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Hóquei: O que falta no rugido do leão?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

A vitória do Sporting em hóquei em patins no jogo do passado domingo (04/06) em Oliveira de Azeméis contra a Oliveirense permitiu solidificar o quarto lugar no campeonato nacional da modalidade, garantindo o acesso à Liga Europeia já na próxima época. Mas esse feito não pode esconder as falhas da equipa ao longo da época 2016-2017.

Os leões fracassaram nas ambições que certamente muitos sportinguistas tinham na conquista, ou do título nacional ou da Taça de Portugal. Apesar do desaire, tudo parecia garantir uma época sólida, consistente e vitoriosa muito devido à conquista, na pré-época, da Elite Cup que deixou os adeptos leoninos com água na boca e sedentos de conquistas nesta secção.

Mas o ressurgimento desta secção no clube de Alvalade, no mandato de Bruno de Carvalho, em 2014 – após uma tentativa fracassada no início dos anos 2000 de recuperar a modalidade – permitiu levantar a fasquia face aos títulos, não só pelos nomes sonantes do hóquei em patins contratados, como também pelo facto do Sporting ter sido outrora um importante clube nesta modalidade. E este regresso traduziu-se logo na época seguinte, no plano externo, na conquista internacional da Taça CERS (primeiro troféu europeu de Bruno de Carvalho como presidente) contra o Reus de Espanha e, no plano interno, na conquista da Supertaça Nacional ao campeão nacional Benfica. Mas as grandes conquistas do hóquei sportinguista encontram-se sobretudo nas décadas de 1970 e 1980, com inúmeros títulos conquistados pelos Leões, onde se destacou a vitória na Taça dos Campeões Europeus em 1977 pela então designada “Equipa Maravilha” onde brilhavam nomes como Ramalhete, Sobrinho, Chana ou o eterno António Livramento.

A "Equipa Maravilha" que reinou na Europa em 1977 Fonte: Forum SCP
A “Equipa Maravilha” que reinou na Europa em 1977
Fonte: Forum SCP

Mas não se pense que, apesar da ausência de títulos na época 2016-2017, esta equipa de hóquei não tem individualidades bastante interessantes do ponto de vista técnico-tático. Apresenta, do meu ponto de vista, jogadores capazes de jogar um hóquei maduro, frio, e outros que manifestam grande irreverência nos ringues. Do lado da experiência, talvez o hoquista espanhol Pedro Gil seja o expoente máximo desta equipa. Jogador de 36 anos, um verdadeiro veterano, com passagens pelo FC Porto, Reus, Valdagno ou até mesmo o Forte Del Marmi, equipa italiana que afastou os leões das competições europeias esta temporada. Gil revelou ser um verdadeiro maestro. Guillem Pérez, o treinador do Sporting até março de 2017, definiu-o, após a conquista da Elite Cup, como “uma referência, um talento do ringue, um jogador carregado de experiência que brilha pelo seu espírito de humildade e sacrifício” (Jornal Sporting, dia 22 de setembro de 2016, p. 16).

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Yanga de Pedro Soares Gonçalves já conhece os adversários na Champions League Africana

Yanga de Pedro Soares Gonçalves integra o Grupo B da Champions League Africana e vai defrontar Al-Ahly, FAR Rabat e JS Kabylie.

Scott McTominay pode regressar à Premier League na próxima temporada

Scott McTominay pode estar de regresso à Premier League, desta vez para representar o Tottenham. O atleta deixou o Manchester United em 2025.

Manchester United quer avançar para a contratação de internacional inglês que chegou a ser dado como certo no Liverpool

O Manchester United entrou na corrida pela contratação de Marc Guehi. O internacional inglês termina contrato com o Crystal Palace em 2026.

Ismail Yuksek compara José Mourinho ao atual treinador do Fenerbahçe: «Neste momento estou mais feliz, para ser sincero»

Ismail Yuksek comparou Domenico Tedesco, atual treinador do Fenerbahçe, com José Mourinho, que deixou o clube turco no início da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «O jogo nunca poderia ter sido muito diferente com duas equipas com esta identidade e desejo»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Braga. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Optámos pelo Pau Víctor neste jogo por essa opção tática de ter mais um jogador entrelinhas»

Carlos Vicens analisou a derrota do Braga frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting: último treino antes do jogo frente à Juventus não contou com 4 jogadores e teve 3 novidades

No treino do Sporting desta segunda-feira, o último antes da deslocação a Turim, quatro jogadores estiveram ausentes e três jovens juntaram-se.